Entrevista com Keila Gon

Autora da saga "Cores" conta o que a gente quer saber...

Iniciando a entrevista para o Blog com a autora de Cores de Outono, Keila Gon, gostaria de dizer que é um imenso prazer tê-la conosco e poder tirar minhas dúvidas e curiosidades diretamente com você.

O prazer é meu :) É muito bom poder falar sobre eles ("eles": "Cores". "Sombras" e "Luz"... afinal considero os três livros uma única história, apenas grande demais para ser publicada de uma só vez kkkk) "Cores" (digo - a saga) foi criada para minha diversão. Sério, essa história é especial, tem muito de mim, do meu mundo e do que vivi... Ele me afeta quando leio, (também fico de ressaca quando termino...kkkk) é estranho isso, eu sei, mas sim, leio Cores como se não fossem meus. Por isso, falar da história e destes personagens, é como dividir com alguém minha paixão por uma história...essa história.

Keila, pra começar gostaria de saber se na sua infância você foi uma criança sonhadora que acreditava em contos de fadas assim como a pequena Alice de seu livro.

SIMMMMMMMMMM...kkkkkk.

Sério, cresci no mundo da fantasia. E minha Tata, (minha irmã mais velha) me inseriu neste mundo com muitas histórias e teatrinhos de bonecas... Oh tempo bom. Amo os contos da Disney (claro que naquela época nem sabia que a maioria eram dos irmãos Grimm) tínhamos uma coleção de livros, quase 60 que contavam TODAS elas, e foi com eles que aprendi a ler e desenhar. Claro, muitas outras histórias assombraram minha infância, os causos dos meus avós... (tanto do lado da minha mãe quanto do meu pai, e eram causos diferentes... acreditem), pelo avô materno (de origem italiana), ouvia mais coisas sobre lobisomens, feras e fantasmas que assombravam as casas da colônia. Já do avô paterno, lá nas montanhas de Minas, eu ouvia histórias de coisas inexplicáveis... o homem da capa preta veio daí... Ui.

A inspiração ou desejo de escrever começou desde quando?

Sempre gostei de ler... fantasia, aventura, ROMANCE kkkk

Depois que minha filha nasceu as emoções ficaram descontroladas e a imaginação parecia pular pelas orelhas...kkkk Uma viagem foi o estopim, a oportunidade de ver a fantasia tomar forma... E aconteceu. Sim aconteceu. Escrever nunca foi um sonho, um plano... por isso digo que essa história aconteceu. Comecei a colocar as ideias no papel por diversão e, de repente, os personagens começaram a seguir seu rumo... quase por conta própria, acredite se quiser kkkk. As linhas viraram páginas, que viraram capítulos, e percebi que precisava separar a história em livros para falar sobre eles... e com tudo aquilo em mãos, a vontade de dividir essa emoção levou a publicação.

Quanto a saga "Cores", como a ideia surgiu? Já tinha em mente uma trilogia? E quanto tempo demorou para finalizá-lo?

A história cresceu demais, e precisou ser dividida... quando comecei, não imaginava que seriam três livros... o caminho dos personagens levou a isso. O nome "Cores de Outono" era uma metáfora para o primeiro livro... Ver a esperança no que parece triste. Eu AMO o outono, nunca me conformei com as maledicências que o considera melancólico. Então quando a coisa tomou proporções sequenciais... lembrei da Teoria das Cores de Goethe... sem as sombras e luz, não poderíamos ver as cores... é bem poético. Daí a metáfora cresceu de acordo com os acontecimentos da história. "Sombras da Primavera", as dificuldades nos momentos de felicidade (ou seja, nada é perfeito) e "Luz de Inverno", o ápice que esclarece tudo no fim, (sim, para mim o inverno é aconchegante e perfeito para um fim kkkk) Se me perguntarem do verão... bom... não sou fã do verão kkkk.

A saga Cores ainda está em produção... uashuashuashu... estou escrevendo "Luz de Inverno" (e isso não quer dizer que o fim da história não está pronto, ele está... na minha cabeça... e também em zilhões de anotações kkkk mas os personagens tem vida própria como expliquei ali em cima, então... kkkk) Mas para escrever Cores de Outono, levei 4 meses... a história tinha 679 páginas em Word e precisou ser reduzida, enxugada... demorou quase dois anos entre escrevê-la e publicá-la. Já Sombras foi mais rápido, a coisa fluiu com mais velocidade, já tinha alguns capítulos quando meu editor pediu o livro em agosto... e demorei três meses para finalizar TUDO. Claro, as correções e ajustes foram infinitamente menores. O texto já está na editora Novo Século desde novembro de 2013, aguardando na fila da preparação para a produção... eles decidiram lança-lo na BIENAL SP, (embora eu preferisse antes, pois é... kkkkk), e neste momento já está na revisão deles.

Você sabe que Vincent é adorado entre suas leitoras e fãs, e fiquei sabendo por você mesma qual foi sua maior inspiração para o personagem. Conte para nossas leitoras sobre essa inspiração.

Pois é kkkk AHHHHHHHHH Mr. Darcy.... kkkkk

Bom, tá certo que AMO a Bela e a Fera, sim o conto de Jeanne M Beaumont, se que vocês vão rir... mas amo e me apaixonei por ele simplesmente por ser real. Vou explicar... a realidade aqui está em que o príncipe encantado NUNCA é perfeito... eu acredito nisso... e claro, os olhos azuis, o desenho que tem uma interpretação Disney, acompanhou minha juventude... tá, SOU FISSURADA! Pronto, falei...kkkk A ponto do "Vincent" ser Vincent, em homenagem a um seriado (MUITO ANTIGO, JÁ DIGO AQUI coisa da década de 80... sim, sou velha kkkk), que passava na TV quando eu era criança. Tinha uma FERA, fera mesmo, com pelos e tudo mais, que vivia nos esgotos de NY e uma policial que ele salvou... o remake desse seriado está passando atualmente na TV a cabo com uma versão menos fera da Fera. E SIM.... TEM SIM outra grande influência... MUITO GRANDE... o que considero a segunda interpretação dessa crença "de que mocinhos não são perfeitos" Orgulho e Preconceito, o livro de Jane Austen, que pra mim é atemporal. Não importa os bad boys que vierem depois, o Darcy para mim sempre vai ser o original...kkk e o filme de 2005, com Matthew Macfadyen e a Keira Knightley... AHHHH ASSISTAM! É o meu filme predileto (depois do desenho da Bela e a Fera 1992, claro) e o Matthew como Darcy é perfeito!! O porte, o tamanho, a voz, ahhhh a voz é perfeita e inspiraram muito o Vincent. Os olhos azuis foi uma interferência minha, uma atração que possuo pelo cor há muito tempo. Tá, como vão ver, além do maridex (sim, meu marido tem olhos azuis, e param aí as similaridades com Vincent uashuashuashu), o ator do filme e a Fera do desenho também tem... mas a coisa dos olhos ainda é antiga... e quem ver a Fera do desenho vai entender.

Bem, confesso que no início me apaixonei por Arthur, mas conforme fui conhecendo Vincent, me rendi aos seus encantos e charme indiscutível. Algumas meninas também gostam do amigo de Melissa. Você vai estender a participação de Arthur no segundo livro? Será que rola alguma coisa com a Mel? Pode nos contar?

KKK Não me tente.. adoro SPOILER... kkkk

Sim, O Arthur tem papel importante no livro dois, kkkk MUITO, ele vai instigar a Mel, pressioná-la... fazê-la entender suas escolhas. O Arthur é minha balança, é com ele que consigo ponderar os dois lados da história, é por ele que a Melissa vê sua realidade, sempre. Mas fiquem tranquilas, apesar de algumas odiarem e outras terem peninha dele... eu também AMO o Arthur, ele é especial, e não quero vê-lo sofrendo. GENTE, EU ACREDITO EM FINAIS FELIZES!!!!! E a história dele continua até o livro três... claro.

Sabemos que os autores costumam às vezes colocar um pouquinho de si e de amigos em alguns personagens. Que características Mel tem de você? A teimosia por exemplo...rs? Ou não costuma acontecer isso em seus livros?

Acontece... MUITO KKK

Tem muito de mim nesta história, minhas paixões, meus incômodos, a forma como vejo a vida... minhas crenças... e sim, a personalidade dos personagens tem muito de mim. Mas também do que vejo a minha volta. A Melissa tem meu gosto musical... o descaso pelas roupas e o gosto pelos vestidos... e sim o lado teimoso (muito teimoso, que chega quase a ser imprudente) meu lado desatendo (que algumas amigas comprovam ser meu kkkk), mas também o lado desastrado de muitas pessoas que conheço. Acho, no fundo, que existem mais "Melissas" por aí do que "bravas heroínas confiantes" capazes de distribuir golpes e ter certeza de tudo que dizem... que lutam destemidas sem ter medo de nada. Gostaria de ser assim, mas tento controlar meu lado emotivo com racionalidade. E penso MUITTOOOO em tudo. KKK Tento vencer o medo porque sou teimosa, não porque sou corajosa e isso passei pra ela.

Percebi que em "Cores de Outono" conta além da fantasia e o romance, uma história de união familiar e seus valores. Você também é muito família?

A família é o que somos. São nossas raízes, nossa alma, nosso poder. Seja a família onde nascemos ou a que escolhemos conviver. Considero os amigos uma família, nós nos ligamos a eles pelo coração e muitas vezes esse laço é ainda mais forte que o de sangue.

O que você pode adiantar sobre "Sombras da Primavera", a continuação de Cores?

Uhhhhhh SPOILER... amo SPOILER... kkkkk

Sombras vai estar recheado de ação, emoções, vai ser uma montanha russa kkkk... e não me matem... por favor... juro que todos os acontecimentos tem um propósito e que acredito sim em finais felizes! Bom... o romance entre Vincent e Melissa vai ser testado pelas escolhas mais uma vez, por expectativas de um futuro que nunca vai ser "normal" para eles. A discussão entre realidade e fantasia continua a conciliar as duas coisas em sua vida vai ser o desafio de Melissa. Mas ela vai passar por muitas outras provações... huuuuu.... Para Vincent chega a hora da decisão. Em Cores ele se deixa dominar pelo medo, mas agora ele chega ao seu limite... huuuuu; Arthur volta a ficar próximo e cabe a ele ser o ponto divisor da história. Alice, ahhhhh Alice, ela interage mais. .. e estou ansiosa por sua chegada em Luz de Inverno. Novos laços se firmam, novos personagens aparecem para desestabilizar ainda mais o que já é muito confuso para esses personagens... AHHHHH gente, é tanta coisa, quero falar, mas não posso e vocês não sabem como isso tortura... aiaiaiai O que posso dizer é que Sombras vai ter momentos de pura alegria primaveril, onde tudo é fresco e cheio de novidades, mas vai ter sombras profundas e frias, que vai trazer tristeza, mas também esperança. E essa é a imagem da saga... lembrem-se disso!

Keila muito obrigada por ceder seu tempo ao nosso Blog e desejamos muito sucesso na sua carreira. como já vem se revelando nessa saga fantástica. Espero ansiosamente por mais de Vincent e Mel. E as "Vincentets" também...rs. Um grande beijo de todas nós do Clube da Leitura, até a próxima.

UAU... eu que adorei falar aqui... perceberam que adoro falar kkkk. Beijos agradecidos pelo carinho, pelo apoio e meu sorriso aqui fica enorme, pode ter certeza, por saber que esses personagens chegaram tão longe :) OBRIGADA!


16 comentários:

  1. Sou eu que agradeço Sabrina! Adorei as perguntas, foi um prazer participar : )
    Sucesso sempre e obrigada pelo apoio!
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também agradeço, muito deliciosa a entrevista, fico aguardando ansiosamente pela continuação.. bjs.

      Excluir
  2. Gente agora me deu muita vontade de ler...kkk adorei mesmo. Assim que eu puder com certeza vou comprar o livro já fiquei super curiosa em conhecer mais o Vincent e Mel....sonhando acordada aqui kkk Muito legal adorei, sucesso, aliás muito mais sucesso pra vc Keila! ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o livro!!! Ganhei!!! né Sabrina?? rs... eu tive o prazes de conhecer um pouquinho a Keila Gon no trilhando páginas em Campinas, e já tinha me encantado com o livro pela sinopse... agora quero muito conhecer o Vincent... já conheço o da regravação que ela disse!! rs...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista ~Sabrina você devia ser jornalista.... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Você acha? Obrigada pelo elogio, mas eu gosto mesmo só de escrever livros..rs

      Excluir
  5. A entrevista está muito legal, e como sempre, deu vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu também gostei muito da entrevista, a Keila é muito simpática, como já disse à ela, parece que estamos batendo um papo e tomando um chocolate quente, enquanto falamos de Vincent e Mel...rs.

      Excluir
  6. Poxa o livro parece incrível!! Só o fato do personagem principal (O Vincent é o personagem principail néh? rsrsrs) Se parecer um pouco com Mr. Darcy, já sou apaixonada por ele rsrs Tbm amo A Bela e fera, tenho certeza de que vou amar essa saga!!! Já a encontro em livrarias, pelo menos o cores??? Ass:Jéssica

    ResponderExcluir
  7. fala a verdade, essa mulher é maravilhosa neh? Gente, como ela consegue ser tão espontânea, simples e carismática? kkkkkkk Amo demais, fim!

    Parabéns pela entrevista, adorei!

    bjo bjo^^

    http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sabrina.


    Ficou linda a entrevista e a Keila é sempre uma fofa.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fê, eu também adorei entrevista-la. Beijos.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.