Nacionais VS. Internacionais



 A quantidade de pessoas que leem é bem maior do que as que TAMBÉM leem os nacionais. Isso é fato. Em um país onde a leitura não faz parte do cotidiano da maioria, da massa, os leitores renegam o livro nacional com inúmeras desculpas. Uma delas é o preço.
Vejo muito leitor reclamando do preço dos nacionais, eles sempre são mais caros do que os importados. Mas por quê?
Por que os internacionais veem para o nosso país com o marketing feito e com isso a venda é garantida, assim são impressos muitos mais exemplares do que os nacionais.
Os nacionais por sua vez são impressos em uma quantidade muito menor, assim o preço por unidade é maior. Também demandam mais tempo para divulgação, o leitor não conhece a obra e só através de marketing, seja virtual, físico na livraria, vídeos ou recomendações é que o leitor vai conhecer a obra.
Outra desculpa é a qualidade, em minha opinião, é absurda. Eles falam que o nacional não tem a mesma qualidade do que o internacional.

Eu confesso que não li muitos nacionais até hoje, mas não tive nenhuma experiência ruim com os que li. São histórias diferentes, assim como tantos livros estrangeiros que existem.
Algumas pessoas falam que “pegam” certo preconceito por causa dos clássicos. Como a linguagem é diferente da usada atualmente, fica difícil entender sem um dicionário ao lado.
Perguntando para alguns leitores, a maioria respondeu que não conhecia, não tinha noção da quantidade de autores e livros nacionais que temos em nosso país, por isso não liam. E para piorar alguns começaram pelos livros “errados” ou não indicados para aquela pessoa, como: infantojuvenis ou juvenis. Não são todos que gostam de histórias mais leves, menos complicadas e menos profundas, e começar por esses livros acaba que dificultando para que esse leitor tenha vontade de conhecer outras histórias e autores.
Também penso que se nosso mercado literário fosse divulgado e disseminando como o internacional, o leitor leria mais o nacional, o que acabaria acarretando em preços menores.

(Alguns clássicos nacionais da série Vaga-lume que marcaram a infância de muitos leitores e que talvez você nem soubesse que eram nacionais)


Quando você chega a uma livraria, quais são os primeiros livros que você vê? Os mais vendidos.
E quais são os mais vendidos? Os internacionais.
O que você acha que aconteceria se você entrasse em uma livraria grande e no lugar de destaque estivessem os nacionais? Mesmo não conhecendo aquela capa, aquele autor, aquela história você se interessaria por algum daqueles livros, mas infelizmente as livrarias visam o lucro, visam a venda, afinal elas são uma empresa que precisa vender para sobreviver.

Assim também acontece com as editoras, elas investem muito pouco no autor nacional, por que não dão o lucro que um internacional dá, pois as vendas são bem menores, já que os leitores leem mais o estrangeiro.

(Alguns títulos de autores nacionais atuais. Mas existem muito mais, para todos os gostos literários!)


Como podemos mudar esse cenário?
Ele vem mudando muito de uns anos para cá. Vejo muitos autores comentando isso, autores que já estão na estrada há mais tempo que eu. Sei que ainda temos, eu como autora, nós como leitores, muitos preconceitos para superar ainda.
Mas eu creio que um dia a literatura nacional será apreciada da mesma forma que a internacional.



9 comentários:

  1. Como eu já disse inúmeras vezes, a nossa literatura (infelizmente) é muito desvalorizada. E esse é um dos motivos pelo qual nossos livros possuem um mkt muito menor, com menos divulgação, ocasionando em um preço mais alto.
    Os livros internacionais chegam com todo esse planejamento de comunicação já executado ou em execução. Ou seja, não há nenhum trabalho (e quanto há, é pouquíssimo) que precise ser feito para que eles vendam.
    Outra coisa que também contribui para essa venda do avesso (falo do avesso porque os nossos livros deveriam ser a prioridade) é que somos constantemente bombardeados pela cultura norte-americana. Não pensem que me tiro do alvo, pelo contrário. Assumo que adoro a cultura deles (não só a literária, mas toda ela) e que é muito visível a influência dela na minha vida, mas isso não me impediu/impede de ler nacionais. Cada vez que descubro um novo autor ou um novo livro de um autor já existente, fico encantada e esperançosa pelo nosso país. Temos autores maravilhosos, tão bons (ou até melhores) quanto os internacionais. Eu, particularmente, acho essa desvalorização uma vergonha e uma falta de respeito com nossos autores. (Parei... do contrário, vou escrever um livro aqui rsrs)

    Ótimo texto!! Parabéns!!
    Beijos
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Opinião de uma leitora que começou a ler nacionais há pouco tempo: os nacionais te entendem muito melhor, porque o escritor viveu imerso a uma cultura que nem a sua, ou até mesmo viveu uma vida parecida,enquanto o gringo viveu em outra cultura.
    E livros "ruins" você achar em qualquer língua/origem.
    Para mim não tem essa: "prefiro internacionais do que nacionais", para mim o importante é a obra por si só, li mais livros internacionais devido a facilidade/preço mas isso não quer dizer que desvalorizo.

    beijão
    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii. muito legal essa postagem e concordo em varios pontos. O problema eh a divulgação q eh pequena , mas o cenario esta mudando. Eu morro de amores pelos nacionais. tenho um blog soh para eles. Pq a gnt precisa valorizar a nossa cultura, a nossa literatura. Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Você tem muita razão com os pontos elencados acima.
    O que me deixa triste e saber que a maioria dos livros internacionais que fazem sucesso por aqui tem mais a ver com marketing do que com qualidade literária.

    Eu tento variar entre nacionais e os livros "da moda" internacionais. Acho que como "profissionais" blogueiras temos que fazer leitura de todos, pois como vamos falar se não conhecemos, não é mesmo?!

    Beijos!
    http://www.osnosdarede.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Tatiane. O seu post foi maravilhoso, descreveu a situação exatamente como ela é mas muitos desconhecem.
    Também sou escritora e recentemente estive em um bate-papo com alunos onde conversamos sobre o crescimento da literatura nacional no Brasil. Hoje temos gêneros para todos os gostos e nossos escritores não ficam devendo nada aos estrangeiros. Infelizmente o problema é que muitos leitores nem fazem ideia disso.
    O melhor de tudo é que aos poucos estamos mudando esse cenário.
    Não sabia que você era escritora. Desejo muito sucesso em sua carreira.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei sua postagem, você soube expor exatamente o que acontece com essa disputa entre Nacionais x Internacionais, no qual o internacionais saem ganhando indiscutivelmente. Tomara que esse cenário mude, pois os livros brasileiro são excelentes tanto quanto os estrangeiros. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem ?
    Nossa adorei seu texto muito bom e muito verdadeiro. Eu sempre gostei dos nacionais porem dos clássicos por conta de uma professora de literatura. Os nacionais eu comecei mesmo a conhecer depois do blog e confesso que em 2014 os meus favoritos foram nacionais e de autores que são pouco conhecidos. Felizmente hoje no Brasil os autores nacionais estão conseguindo mais visualização pelo trabalho em parceria com os blogueiros e com responsabilidade e boa vontade nos blogueiros acabamos passando um para o outro nossa esperiencia com o livro e assim formamos um ciclo de vendas para ajudar . Porem ainda somos poucos e o Brasil precisa mudar esta visão e também focar bem mais na educação. Beijinhos !!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tatiane, gostei bastante do seu texto... realmente é uma realidade que, apesar de estar mudando, muitas pessoas ainda não leem os livros nacionais. E muitas sequer tentaram ler, falam que não gostam e pronto. Também concordo que devia haver uma maior divulgação, assim mais pessoas conheceriam, e consequentemente seria mais acessível.

    Espero que em breve os autores nacionais consigam a valorização que vocês merecem, pois nossos livros são tão bom quanto quaisquer outros. Ultimamente tenho lido bem mais livros nacionais do que costumava ler, e definitivamente não me arrependo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Falou tudo Tati! Acho que os internacionais são bons, mas os nacionais também, porém há uma grande dificuldade em obter-los de uma forma mais agradável ao bolso e os internacionais são mais fácil... Concordo totalmente com você ~Tati...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.