Resenha As Vantagens de Ser Invisível

Editora: Rocco Jovens Leitores
Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 224
Ano: 2007
   
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

[Nota Pessoal]

Bem, pra começar, devo dizer que quando comecei a ler "As Vantagens de ser invisível", não achei que gostaria da história. Mas como gosto dos pequenos detalhes da vida, e esse livro conta exatamente isso, os pequenos e bobos detalhes da vida que fazem toda a diferença... eu me apaixonei pela "saga"..rs de Charlie. Essa busca inconsciente pela identidade dele, é o que me chamou atenção. Então, Charlie é um jovem um pouco solitário, quieto, e comum, até que um dia ele conhece melhor o casal de irmãos Patrick e Sam e desenvolvem uma amizade sincera. Não que não deixe de ser comum depois disso, mas a partir daí, começa uma fase diferente pra ele. Inevitavelmente, como todo jovem descobrindo a vida, e por estar muito próximo a ela, ele nutre um sentimento por Sam, que é a referencia de uma verdadeira garota pra ele, legal extrovertida, inteligente e bonita. Mas ela o considera apenas amigo. E então suas aventuras e descobertas começam a se intensificar com a companhia dos dois. Faz outros amigos através deles, descobre sobre os sentimentos e escolhas de cada um, e tudo isso, enquanto também que lidar com a família, estudos e etc. Realmente um retrato da adolescência. A história é narrada por Charlie e contada em cartas, para alguém que não sabemos quem é. Mas também há um drama na vida de Charlie. Atenção, pode conter spoiler! Apesar de eu não considerar..rs. Bem, foi um trauma por que passou, e não se lembra direito. Eu acredito que no fundo ele tenta entender quem ele é, ou pelo menos tenta se aceitar. Isso é natural na adolescência. Entendo que o trauma tenha o afetado de algum modo, e tenho bloqueado as memórias negativas, e com elas também foram bloqueadas traços da personalidade dele, que ele busca encontrar. Acho que o fato dele ser considerado invisível é o silêncio dele consigo mesmo, e o que aquilo proporciona pra ele. Mas ainda acho que isso era uma forma de se esconder, de não se magoar, de não enfrentar os problemas. Foi a forma que ele encontrou. Acho que Charlie deveria ter mais coragem para expor sua opinião, e não deixasse que os outros e seus amigos fosse mais importantes ao ponto de influenciarem nas suas atitudes. Muitas coisas acontecem nesse livro de poucas páginas, mas o suficiente pra prender o leitor, e colocá-lo no lugar de Charlie. Que poderia ser qualquer um de nós, vivendo aquela história, se parar pra pensar. Muitos adolescentes se identificarão. Eu recomendo, um ótimo livro, com uma leitura fácil e rápida.

QUOTES:
"Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece"
“Não há nada como a respiração profunda depois de dar uma gargalhada. Nada no mundo se compara à barriga dolorida pelas razões certas.”
"Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias um dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro. Nós somos infinitos"



7 comentários:

  1. Já li e reli de tanto que amei! É também um dos livros que mais tenho ódio que peguem, não deixo nem tocar u_u
    A resenha está bem madura, adorei! E realmente deu pra entender o real conceito do livro♥
    Abraços
    http://cupcakeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro recentemente, foi ele que me tirou de uma ressaca literária horrível, mas eu já sabia mais ou menos da história, pois tinha assistido ao filme, então não estava esperando me surpreender muito com o livro, mas acontece que eu comecei a ler e não parei mais kkkk A história é linda e lendo fica mais emocionante ainda, mas eu não chorei :c
    Enfim, adorei a sua resenha, ficou ótima e logo pretendo fazer uma desse livro no blog também :3

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Excelente resenha!!
    ameiii
    xero
    http://meucasamentoperfeito1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro para ser muito bom principalmente que conta sobre tramas que nos e outras pessoas já passaram ou vão passar, eu indicaria esse livro para todos os adolescentes (em especial ao meu sobrinho de 17 anos kkkk).
    Excelente resenha.
    http://amomuitolivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já li e gostei muito do livro. O Charlie foi um personagem, que pra mim, cativa sem precisar mostrar grandes coisas...sksks

    Abraços!!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu estava bem curiosa para saber um pouco mais do livro e igualmente com medo de não gostar, no entanto sua resenha me esclareceu bastante coisa e não vejo a hora de lê-lo.
    Beijos.
    http://penacomtinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse livro e a sua resenha Sabrina... realmente abordou tudo que passa na história e os conflitos que o Charlie sofre na adolescência.
    O final foi surpreendente, na verdade até que imaginei algo daquele tipo, mas quando foi confirmado, me deu um pouco de revolta quando acabei de ler.
    Acho que acabei sentindo isso, pois li este livro logo após ter terminado "O lado bom da vida", que também aborda um trauma vivido pelo personagem principal.

    Acredito que o destinatário das cartas de Charlie somos nós leitores...kkkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.