Entrevista com Tatiane Durães



A criadora de Arcantatys em uma conversa imperdível sobre sua trilogia.


Quero começar a entrevista agradecendo a autora Tatiane Durães por ceder seu tempo ao nosso Clube para essa entrevista em que vou tirar todas minhas dúvidas sobre a história de Arcantatys..rs.

Obrigada Sabrina, estou muito feliz de estar aqui.

Tatiane, como toda história tem um início, imagino que a sua com a leitura tenha sido especial. Pode nos contar como isso aconteceu? E como esse hábito virou a vontade de escrever?


De tanto imaginar finais diferentes para filmes e livros que eu assistia, sem notar uma história se formava em minha mente. Eu ficava imaginando e se a protagonista não tomasse aquela atitude e se isso não acontecesse.... e então comecei a criar uma história para mim, com personagens que tomariam a atitude que eu imaginava. Quando a história estava pronta na minha cabeça, eu comecei a coloca-la no papel.

Quais são suas referencias literárias, tanto como autor, e também como obra?

Não posso deixar de citar o Paulo Coelho que foi o responsável por eu me apaixonar por esse mundo, assim como tantos outros que foram me encantando ao passar do tempo, com seus mundos e personagens incríveis. Nessa lista podemos incluir Leonel Caldela, Trudi Canavan, JK Rowling, Sarah J Maas.

Quem te conhece, como eu, sabe que seu gênero é a literatura fantástica, ou seja a fantasia, e você criou um mundo novo em Arcantatys, diga-se de passagem. Como foi esse processo de criação, e da onde surgiu a ideia para a trilogia Arcantatys. Já era uma trilogia desde o início?

Não era uma trilogia, era para ser um livro único, mas nem sempre a história segue como imaginávamos. Quando comecei a escrever me dei conta de quão complexo é criar um mundo novo e da diversidade que poderia ser colocado ali dentro. Ideias novas são surgindo o tempo todo, personagens novos vão aparecendo em sua mente, é meio como se eles tivessem vontade própria. Por mais que você queira que não seja tão grande, as vezes foge do seu controle, a história se cria sozinha. Arcantatys para mim é um lugar mágico onde todas as criaturas dos contos de fadas vivem, então ela sempre esteve criada em minha imaginação, só precisava ser colocada no papel

Eu confesso que eu demorei muito pra decorar todos os nomes devido ao grande número de personagens, mas então, foi fácil criar tantas personalidades diferentes? E quanto tempo demorou para finalizar As Faces da Luz?

O livro demorou dois anos para ser finalizado, para dizer, agora não mexo mais... rs...Os personagens veem na mente de uma forma muito espontânea, por exemplo, Aodh era para ser turrão e sério, mas na hora de escrever ele, não acho que tenha ficado tão sério. Eles criam vida e nem sempre o que você imaginou se encaixa quando você está escrevendo. Quando fui criar o personagens eu tentei ao máximo descreve-los como pessoas que realmente existem. Existe pessoas sérias, engraçadas, amorosas, românticas, tentei ao máximo aproximar os personagens da realidade, mesmo sendo elfos e bruxas.

Qual o mensagem que você acredita que Tayara passará ao leitor? Ou pelo menos o que você gostaria de transmitir.

Sempre que eu lia um livro onde a personagem tomava uma atitude boba, ou "burra" eu ficava muito brava... rsrs... Quando escrevi a Tayara, eu a imaginei sendo forte diante de uma loucura, sendo ela mesma diante de um mundo completamente diferente, ficando sã diante de problemas tão maiores que ela. Eu a imaginei guerreira, decidida e real. Tomando decisões que nós mesma tomaríamos diante das situações.

Claro, não vou negar e não é segredo pra ninguém que meu personagem favorito é o Edwin...rs. Acredito que todo autor tenha o seu também. Além de Tayara, há um personagem mais do que especial pra você?

Todos são de alguma forma especial, foi eu quem os criou.. rsrsrs.. mas sempre tem aqueles por quem nos apaixonamos. Ariosto, Edwin, Aodh e Reagan são meus prediletos, passei muito tempo com eles.. rsrsrssrs...

Uma dúvida cruel, como conseguiu escrever mais de 400 páginas no primeiro livro da trilogia???? Sim, por que a novidade não para, num capítulo após o outro, e isso não deixa o leitor se sentir enjoado, e esse livro sempre parece que queremos mais e mais... acredite, depois de quatrocentas e poucas páginas eu ainda achei que era pouco..rs. Não teve momentos de crises, em que dá aquele apagão no autor por alguns dias?

Não tive falta de criatividade, ou esses apagões durante o primeiro livro, o que eu tive foi... decidir o rumo da história e por isso deixei-a parada por alguns dias. Me desapegar de algo e mudar o rumo das coisas... isso sempre foi e ainda é muito difícil para mim. Eu mesma não sei como a história ficou tão grande, fui escrevendo o que vinha na minha mente e quando parei para ver já tinha mais de cem páginas, ai eu percebi que seria maior do que eu imaginava.

Bem, a história de As Faces da Luz tem um triangulo amoroso. Você não ficou com medo das leitoras te odiarem por causa da escolha de Tayara, que aliás, ainda falta muito pra escolher né...rs. Independentemente de quem ela ficar, sempre tem uns que torcem para outros. Você já decidiu com quem Tayara termina, ou muita coisa pode acontecer até o terceiro livro?

É claro que a vida nem sempre é como nós planejamos, e por mais que nos apaixonemos por alguém, as vezes essa pessoa não é a melhor para nós. Assim também é nos livros, assim é na história de Tayara.
Sempre tem aquele leitor que se apaixona por um outro personagem, como você gosta do Edwin, por exemplo. Isso é fato e para isso não acontecer teria que ser criado uma historia com apenas o casal.
Não tenho medo dos leitores não gostarem, acho que eles vão entender. Assim como eu tive que entender quando estava escrevendo.

Tatiane, o que você pode adiantar de As Faces das Sombras, o segundo livro da trilogia?

Bem... um passo foi dado em As Faces da Luz e no segundo livro, As Faces das Sombras, a Tayara terá que ser ainda mais forte para enfrentar o que está por vir. Mas ela terá surpresas boas, muito boas que vão ajuda-la a enfrentar as dúvidas sobre ela mesma.


Tatiane, obrigada pela entrevista, e espero tê-la mais vezes aqui, só que da próxima vez espero falarmos já sobre o segundo livro. Um beijo enorme, e conte com o Clube para o que precisar. Torcemos pelo seu sucesso.

Obrigada Sabrina, pela linda entrevista. Espero que todos gostem.

13 comentários:

  1. Uma menina de futuro..Um novo talento que desponta na literatura brasileira..MUITO SUCESSO..PARABÉNS, excelente entrevista. Rô Mierling

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista!! Desejo todo sucesso do mundo para as duas!! Vcs merecem o melhor!!!

    Beijos.
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai quem tudo!!! Realmente a historia não só parece como tenho certeza de que é incrível, estou louca para poder conhecer todos os personagens!!
    Tati, nas faces da sombras terma muitos m ais personagens novos??
    E qual o nome do 3° livro???
    Tô me adiantando muito??? rsrsrs Curiosidade devia ser meu sobrenome!
    Muuuiiittooooo sucesso Tati! ♥

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista, Sabrina! E estou louca pra ler As Faces da Luz... A matéria acima só me deixou mais curiosa.

    Beijo.
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Eu que agradeço, Tati. Desejo muito sucesso pra você. Beijos

      Excluir
  6. Tati sua entrevista está ótimo! Eu desejo tudo de bom para você e sua carreira. Afinal,
    você merece.

    Sa, parabéns pela entrevista, e devo dizer que ficou incrível.

    Beijos,
    Ane.

    ResponderExcluir
  7. Estou doida para ler, parece muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Oieee.

    Olha, ela citou o Ariosto primeirooooo. Ponto para mim!! kkkkkkkk
    Ótima entrevista Sa. Parabéns pelas perguntas bem elaboradas e por apoiar tanto a Tati.
    Fico feliz em ver que ela esta conquistando o espaço dela e devo dizer que já conquistou o espço que lhe cadê em meu Core rs.

    Sucesso para ambas e conte comigo sempre!!

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista! Que o sucesso venha rapidamente, afinal além do merecimento, a Tati fez o favor de me deixar ardendo de curiosidade... Que venha rapidamente As Faces da Sombra. Parabéns, Tati. Parabéns, Sabrina. Abraços, Vivianne.

    ResponderExcluir
  10. Gente eu publiquei um livro recentemente se poderem fazer a leitura eu agradeço fala sobre fantasia o nome é S.H.I.N.E. está vendendo na editora Bookess

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.