Réquiem Para Um Assassino #Resenha




Autor: Paulo Levy
Editora: Bússola
Paginas : 224
Ano: 2011 
 
 
[Nota Pessoal]

Olá pessoal! Faz tempo que não lia um livro de verdadeiro suspense, e esse simplesmente me deixou super envolvida na história. O recebi em parceria com o autor e quero deixar aqui meu agradecimento.
Nesse suspense policial, temos Dornelas, o delegado da cidade de Palmyra, que vive uma vida comum, até monótona, depois que sua mulher o abandonara e ficara longe dos filhos. Até que certo dia um crime incomum acontece na cidadezinha. Dornelas, que caminhava até o trabalho, vê o alvoroço da multidão que observava o corpo atolado na lama e decide averiguar a cena do crime. Mas não há nenhuma evidencia, e a única pista é um band-aid no braço da vítima.


"Essa cadeira em que a senhora está sentada tem um nome: eu a chamo de Cadeira da Verdade, ou da Mentira, dependendo do ponto de vista. Todos que se sentam nela contam uma história mais mirabolante que a outra. A senhora não faz ideia do que eu já ouvi"

A partir daí, Dornelas resolve mergulhar nas investigações, que o ajudarão a sentir-se reavivado e produtivo. Mas essa não será uma busca simples. Tem muita coisa por trás desse crime, inclusive na política! Ele poderá se meter num beco sem saída, investigando tráfico de drogas, prostituição e até mesmo os pescadores da cidade. 
Um personagem que gostei bastante, foi o próprio protagonista, delegado Dornelas. Por ele ser um sujeito comum, simples, cheio de problemas, e ainda assim desempenhar o melhor papel possível na polícia. Ele é divertido, a simplicidade da vida dele, é gostosa de ler. O que acontece é o que aconteceria com qualquer um no cotidiano.


"Acredito que o assassino vá se misturar à multidão apenas por um desejo mórbido de saborear pela última vez o resultado do seu trabalho"
 
Outros pontos positivos da história são os diálogos bem construídos, e a leitura fácil e prazerosa. De início logo me identifiquei. Gosto de suspense policial, e ainda mais se passando em cidades pequenas onde qualquer um é suspeito. O autor nos dá as opções dos possíveis assassinos, e não complica muito, pois tem livros que é tanta gente suspeita que você até esquece os nomes...rs. Mas aqui você fica a vontade pra imaginar quais os motivos de cada suspeito, e vai conhecendo eles ao decorrer da história. Realmente recomendo, e claro, queria um pouco mais de Dornelas, um sujeito, despretensiosamente cativante.  Além disso estou mais curiosa pra ler outras obras do autor. "Uma trama muito bem escrita por Levy, que te envolve, e faz de você uma testemunha do crime"
Beijos da Sa.



4 comentários:

  1. Nossa, fiquei super curiosa! E, a sua opinião só fez aumentar a minha curiosidade!! haha
    Ótima resenha, Sa!

    Beijos
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler, tenho certeza que irá gostar. Beijos Lena.

      Excluir
  2. Adorei a resenha, nunca li um suspense policial e sua critica me deixou super curioso...... Bjs e continue assim....

    ResponderExcluir
  3. Muito boa resenha Sa!! Parabéns!! O livro parece ser ótimo!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.