Contos e Crônicas do Absurdo #Resenha


Editora: Scortecci
Autora: Rô Mierling
Páginas: 172
Ano: 2014 | 1° edição



"Os livros e a literatura são como comida: existe ovos e existe caviar. É como roupa: existe calça jeans e camiseta e existe o vestido Prada - O nascimento de um fantasma - o início de tudo."

[Nota Pessoal]

Há quem torça o nariz quando se fala de contos e crônicas, eu era (não totalmente) uma delas. Achava que para um livro ser sólido o bastante tinha que ter a história central, única, mocinha, mocinho, vilão e felizes para sempre. Mas e se o protagonista formos eu e você? Todos nós, a sociedade, o sentimento, o acaso? O destino? Esta obra é definitivamente um daqueles casos em que o livro te pega, te prende, do início ao fim. Não sabemos quem é vilão, quem é mocinho, mas reconhecemos o absurdo da realidade em que vivemos através dele. 
De início a autora conta numa introdução, ou como alguns chamam de prefácio um pouquinho da sua história, e acredite, aí já me fez chorar, porque quem me conhece sabe que gosto de chorar..rs. Esse pequeno pedacinho da vida dela, me fez lembrar de um dos meus livros favoritos: A menina que roubava livros. E dali em diante foi só surpresas.


"Ela sorri como que em delírios e a paz toma conta de todo o seu ser. Suavemente ela se deita na cama, sorrindo adormece, sentindo-se curada. - O remédio"

Começamos pelos contos: [Destaque para]:

Nos braços do pai (um filho que luta pela atenção do pai e tem um fim surpreendente)
Anormalidade (a moça que não se encaixa nesse mundo torto e tenta se encontrar na sua própria realidade)
Amizade colorida (A sociedade preconceituosa e com princípios religiosos errados que separa um casal com um futuro promissor)
Cega (uma mulher que prefere estar alheia à verdadeira personalidade do cruel homem que ama, trazendo consequências irreparáveis pela sua escolha)
O remédio (a moça atormentada por seus medos e vazios que não consegue encontrar a solução para sua paz mental e espiritual)

E vou confessar à vocês, meu conto favorito foi: O bilhete:(uma menina que por não saber ler, já que sua mãe não quer que ela aprenda, é enganada por um homem com segundas intenções, alegando que sua mãe lhe deixou um recado para que seguisse com ele). Pode ser que você não goste tanto quanto eu, mas eu adorei o final..rs.
Claro que todos os outros são incríveis também, mas esses me tocaram muito.


"Na espreita, vendo a menina ir sozinha ao mercado uma vez por semana, um homem de aparência estranha, a seguia com o olhar, cobiçando seu corpo de menina. - O bilhete"

Logo vem as Crônicas. Sinto até dificuldade de citar as melhores pois foram incríveis, mas mesmo assim... [Destaque para]:

Fidelidade desprezada (o caso típico do descaso com o consumidor - e eu já passei por isso!!!!)
Marcas de caráter (mais um caso de uma sociedade hipócrita que "julga o livro pela capa")
Big Brother (a invasão que sofremos através do Facebook, e a nossa vida exposta na rede social)
Necessidades e desejos (duas questões que parecem ser a mesma coisa dependendo da situação, mas na verdade não é, definitivamente não é)


"AH! O beijo. E que beijo! Ainda hoje Chil lembra e sente o gosto do beijo proibido, guardado, e nunca mais repetido. - Amizade colorida"

Minha crônica favorita foi Vaga livre (fala sobre o desrespeito, o livre arbítrio e no poder que a mídia exerce para inverter os papéis entre o vilão e mocinho)

A autora escreve e descreve os fatos com maestria e excelência, de quem já tem muita experiência na bagagem. Faz de mim, de você, do leitor, uma observador da história, uma testemunha ou até um cúmplice dos absurdos narrados. Obra digna de 5 estrelas.

Mais Quotes AQUI 

Se quiser conferir a entrevista da autora clique [aqui]

Perfil da autora * Fan page do Livro * Wattpad * Skoob * Sobre a autora


13 comentários:

  1. Ah cara, que inveja. Não vejo a hora de ler o livro, estou muito ansioso. Eu também tinha isso que você falou com os contos e crônicas, pra mim tem que ser uma só história, mas passei a mudar isso assim que comecei a ler algumas crônicas. Eu tenho certeza de que o livro é ótimo *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela maravilhosa resenha Sa!!! Gostei muito!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Desculpa, eu não li.... Eu quero tirar minha próprias conclusões. Mas, como eu sei que suas resenhas são o bicho, digo que está deve ser a melhor.... Parabéns! E estou com muita inveja sua.....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, queria ter descrito mais, só que não ia caber aqui, mas eu estou encantada com tudo, claro, na medida no possível, pois são casos ABSURDOS!! Mas é tão envolvente que só podemos ficar encantados com a obra.

      Excluir
  5. Olá!! Muita inveja de já poder ter lido!! Eu estou muito ansioso para a leitura!! Parece ser um livro bem gostoso de ser lido mesmo!
    Gostei da resenha e dos quotes!!
    Estou te seguindo!
    Beijos!
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina, muito boa sua resenha!! Gostei bastante de você ter dado sua opinião sobre os contos e as crônicas em separadamente, dá para saber mais ou menos do que podemos esperar ao ler o livro.

    Confesso que não sou muito acostumada a ler contos e crônicas, mas eu gosto, é uma leitura relativamente rápida e que sempre traz assuntos no nosso cotidiano e nos faz se sentir inserido na história de uma forma incrível.

    Já tinha visto o book trailer do livro e já tinha gostado bastante, e agora com a sua resenha quero muito ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que coincidência, faz uns quinze minutos que entrei pro BT desse livro hahaha

    Adorei sua resenha, sinceramente tenho um pouco de preconceito com contos/crônicas porque sempre fico pedindo mais :( mas é bom arriscar, né? Fora que essas pareceram bem interessantes. Concordo com a Rafa quando ela diz que a forma que tu fez falando separadamente ficou bem legal. Parabéns

    Beijos,
    Devaneios Estrelares

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei de contos e crônicas, podemos aprender tanto com eles, né? Adorei a sua resenha, e principalmente essa frase da sinopse: "A vida é um conjunto de acontecimentos e alguns deles não podemos evitar." Faz todo o sentido, né?
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá =)
    Ontem fiquei conhecendo o livro e estou participando do BT dele, que incrível.

    Adorei a sua resenha, de verdade. Eu me lembro de ler muitos contos e crônicas quando era mais nova, mas faz tempo que não me aventuro por eles. Pela sua resenha, acho que irei amar o livro.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Uau, que resenha ótima, adorei haha.
    Sou bem curiosa para ler este livro, pois já tinha ouvido falar, parece ser super interessante e bem escrito, espero ter oportunidade em breve para lê-lo e gostar haha. Que bom que gostou e aproveitou a leitura viu?

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-despertar-do-vampiro-alma-e.html

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Mesmo eu escrevendo alguns contos, nunca fui fã de pegar um livro de contos para ler. Também sempre achei isso que os livros deveriam ter uma história central e etc, mas acho que vou começar a dar mais espaço para contos também. Achei esse livro bem interessante.

    André Luiz
    Viajando Nos Livros

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.