Sobre Capas


Capas! 

Olá pessoal. A coluna de hoje trás um assunto muito comentado entre os admiradores de livro. As capas! Mas afinal para que servem as capas? Além, é claro, de nos encantar.


A coluna de hoje trás um assunto muito comentado entre os admiradores de livro. As capas! Mas afinal para que servem as capas? Além, é claro, de nos encantar.
Antigamente as capas dos livros serviam apenas e somente como proteção para o frágil conteúdo de dentro. Isso mesmo! Elas nem tinham desenhos, imagens e nem nada.
Depois ela passou a ser uma forma de identificação. Nome, gênero, autor e etc.. Em seguida o mercado editorial percebeu que poderia criar ali, um apelo comercial. E assim surgiram as lindas e maravilhosas capas que vemos hoje em dia.


“A capa de um livro é o primeiro contato do consumidor com a obra e é função dela atrair sua atenção e instigá-lo a adquirir (vulgo "comprar") o produto chamado "livro".”


E o capista? Aquele profissional que faz as artes que nos encantam tanto.
Basicamente o trabalho desses profissionais é traduzir visualmente na capa todas as intenções comerciais da editora em relação ao livro e ao seu público leitor.
Mas e como eles fazem isso?
Pelo o que eu li em alguns artigos sobre capistas: O designer precisa entender a obra, o autor e a editora, para então criar algo que possivelmente agrade a todos. Por que uma capa, tanto pode estimular uma compra, quanto provocar uma aversão a obra.

Eu particularmente me encanto com as capas, é uma das coisas que me atrai muito. E tenho certeza que é assim com muitos.
Quantas vezes entramos nas livrarias e apenas passamos os olhos pelas prateleiras degustando aquela imensidão de capas incríveis. A capa deixou de ser apenas uma capa, ela passou a ser parte do livro, parte da história, e nós nos lembramos dela o tempo todo enquanto lemos o livro.
E quantas vezes deixamos nos enganar por uma capa? Bem feita ou mal feita?
Às vezes a capa não é tão atrativa e acabamos deixando de comprar aquele livro e depois ficamos sabendo que a história é simplesmente maravilhosa. Ou ao contrário, quando compramos o livro pela capa, pois é linda de morrer e acabamos abandonando o livro por que a história não é tão boa.
Eu posso dizer que comprei três livros pela capa e me arrependi apenas uma – acho que tenho sorte. Dragões de Éter, A Fada e A Terra dos Vampiros. Bem... eu não consegui terminar de ler A Terra dos Vampiros, é muito sangrenta... rs..
As capas são até temas de disputa! Se você, assim como eu, acompanha páginas literárias do Facebook já deve ter visto pelo menos umas cinco vezes batalhas de capas. 


A importância da capa. 

“A primeira imagem de um livro é oferecida pela capa. Ela indicará um gênero, um estilo, uma história. Será lembrada pelos leitores durante toda a jornada pelas páginas e muito tempo depois disso.” By Marina Ávila. 

“Um livro deve despertar a curiosidade do leitor pela sua capa. Deve ganhar destaque entre tantos outros que estejam em exposição e de um consumidor que não tenha nenhum histórico do livro ou autor em questão.” By Marco Mancen.

Para entendermos melhor esse universo das capas, chamamos o capista Henrique Morais para uma conversa. Vamos conferir?

1 – Primeiro pode se apresentar. Quem é o Henrique?

Eu, Henrique, tenho 18 anos, sou do signo de gêmeos (mudo de opinião muito rápido) e sou tímido. Meu grande sonho é escrever e publicar um livro. Sou apaixonado por literatura infanto-juvenil, filmes de terror e Nova York.

2 – Para você qual a importância da capa como leitor e como profissional? 

Acho que a capa de um livro é uma fração da alma dele. Além de dar mais visibilidade comercial, que é muito necessária, um livro com uma boa capa proporciona um prazer imenso no momento da leitura. Claro, muitas pessoas não se importam com isso; se interessam mais pela sinopse, mas eu sou do tipo que compra um livro pela capa. Eu me apaixono por um livro pela capa. Não me pergunte do que se trata a história dos livros da minha estante, pois se eu ainda não tiver lido provavelmente não saberei responder, já que o adquiri pela capa!

3 – Quais cursos uma pessoa precisa fazer para começar na carreira de designer?

Acho que existem várias possibilidades, variando para qual área de designer a pessoa quer. Por exemplo, se a pessoa quer ser capista, um curso de Photoshop e bastante dedicação é de grande ajuda. Se quer ser diagramador, um curso de In Design. Mas há também coisas mais abrangentes, como Publicidade, Produção Editorial, Ilustração... etc

4 – Quais informações você costuma pedir para a editora ou autor para poder trabalhar na produção da capa? 

Além do principal, que são as medidas de orelhas que a editora costuma usar, a quantidade de páginas do livro, textos e fotos e a própria medida do livro, eu costumo perguntar se o autor tem algo em mente, características dos protagonistas, se há algum objeto de importância evidente na história... coisas que eu possa expor na capa.

5 – Como é o processo de escolha de imagens?

Eu sempre, antes de tudo, confiro minhas imagens favoritas (mantenho-as salvas) para ver se alguma delas se encaixa na história. Se não, eu vou ao banco de imagens e filtro por várias opções, como modelos com características dos personagens, objetos, etc. Quando eu vejo que a foto do modelo já vem com um plano de fundo que se encaixe, eu o mantenho. Caso não, eu vou procurar outro plano de fundo que seja perfeito tanto para a história quanto para a colocação física do modelo. Claro, eu tenho alguns processos de busca próprios, mas é coisa que só eu entendo rs

6 – Você tem um gênero favorito para trabalhar?

Fantasia. Nossa, livros de fantasia sempre pedem (quase imploram) por imagens incrivelmente lindas! Sempre fica mais fácil e me dá mais prazer de fazê-las.

7 – Qual capa você gostaria de ter criado?

Pergunta difícil. Sou apaixonado por tantas capas... fico sempre imaginando como eu queria ter feito aquela arte. Mas algumas capas que eu realmente gosto são as dos livros A Seleção, A Floresta de Mãos e Dentes e Almanova. Eu seria muito feliz se tivesse feito alguma delas!

8 – Qual a maior dificuldade dessa profissão?
Poder satisfazer tanto a si mesmo quanto ao "dono" da capa. Às vezes eu faço alguma capa e a acho bem legal, mas aí a pessoa que a solicitou não gostou tanto, então me manda modificar... realmente, é complicado

9 – Entre as capas que você criou qual é sua preferida?

Não fiz muitas capas, não sou muito conhecido... rs. Há, também, capas que eu faço e deixo guardada para mim ou para alguma necessidade, mas vou focar minha resposta em capas de livros que eu fiz para outros. Acho que a capa que eu mais gosto é a do livro Eu e a Cidade, Nuas... gosto da iluminação, a modelo, do fundo e da diagramação que fiz. Eu fiquei satisfeito e a autora (e a editora) também, então foi muito bom pra mim.

10 - Você sente no mercado literário uma procura maior de algum gênero na produção e capas?

Que tenha me afetado, não. Acho que por todos os lados os vários gêneros estão crescendo, alguns com mais poder que outros, mas nada que dê um diferencial extremamente significativo. Mas se fosse para escolher, acho que os YA estão em vantagem.

Para quem quiser conhecer melhor o Henrique e seu trabalho, vamos deixar aqui os contatos.
FanPage | Site | E-mail: c.h.germanotta@gmail.com | twitter: @RickTisdale
 E aí pessoal, curtiram nossa publicação? Beijos..


8 comentários:

  1. Muito bom seu post!
    Eu sou uma pessoa que compra muito pela capa. Compro livros bons de capas feias e as vezes livros ruins e capas lindas, nesse último caso acaba valendo a beleza da estante rs
    A capa, hoje em dia, se tornou essencial para concorrer no mercado editorial, sempre o mais belo atrairá mais, infelizmente ou felizmente!
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu concordo, sempre o mais belo atrairá, e não querendo ou não, um livro com uma capa bonita, lemos até com mais gosto..rs. Por isso acho essencial que os autores depois de finalizar a obra também pensem na estética do produto, que é o que vende né, já que ninguém garante que o livro é bom só pela sinopse. Unir o útil ao agradável. Beijos.

      Excluir
  2. Eu sou uma pessoa super chata pra capas, apesar de terem livros que eu amo e que não tem uma capa tão bonita assim
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse post! Quem nunca comprou um livro por impulso, ao ver uma capa bonita? eheheh Acredito que todos nós já fizemos isso ... Mas e os livros das capas que julgamos feias? Como ficam? Uma coisa eu digo, não sou fã de livro com capa de filme! Pode até ficar bonito e tal, mas não tem nada mais original e artístico que uma capa com desenhos, letras ou ilustrações. Parabéns pelo post e pelo blog! Já estou seguindo, se puder me siga!

    Maykon
    prasonharecontar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oláá!
    que bacana o post! A capa é sempre um fator que atrai ou repulsa o leitor logo de cara.
    Quem nunca deixou de comprar um livro pela capa? Ou SÓ comprou pela capa?!
    eu não gosto de capas com cenas do filme... mas as vezes me rendo de tanto que escuto falar do livro... também não sou a maior fã de capas com modelos mas as vezes...!
    bom Adorei o post! e a Entrevista!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/melina.ferreira.37

    ResponderExcluir
  6. Ameeeiiii o post , realmente as capas fazem a diferença <3
    Post muito bem elaborado e com um assunto bem legal , voce é d+ !!! Grande Beijo!!!
    http://www.leitoradecarteirinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ameeeiiii o post , realmente as capas fazem a diferença <3
    Post muito bem elaborado e com um assunto bem legal , voce é d+ !!! Grande Beijo!!!
    http://www.leitoradecarteirinha.blogspot.com.br/ - See more at: http://meuclubedaleitura.blogspot.com.br/2014/08/sobre-capas.html#comment-form

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.