A Invenção do Celular

Nos tempos de hoje, ninguém se imagina sem  um celular, não é? Seja para falar com alguém, se comunicar por mensagem ou para ficar ligado nas redes sociais. Há também que leia pelo celular! Uma coisa é certa, celular virou necessidade, justamente por conter praticamente tudo nele, internet, câmera fotográfica, videogame, mp3, GPS entre outros. Acho que em último caso é usado mesmo para ligar..rs.


Mas nem sempre existiu toda essa tecnologia, e os recursos que ele nos oferece hoje, e que no futuro poderá oferecer ainda mais. A história começou muito antigamente, com Heinrich Hertz, em 1889, que foi o pioneiro na transmissão de códigos pelo ar. Essa descoberta tornou-se indefectível à idealização de rádio-transmissores. Além disso, proporcionou a primeira ligação por telefonia entre continentes, ocorrida no ano de 1914.
A comunicação móvel era conhecida desde o começo do século XX. Desenvolvido inicialmente pela atriz Hollywoodiana Hedwig Kiesler (Hedy Lamaar Silva) e patenteado em 1940, o celular surge como um sistema de comunicação à distância que mudasse sempre de canal para que as frequências não fossem interceptadas. No ano de 1947, começou-se o desenvolvimento no laboratório Bell, nos Estados Unidos. No laboratório Bell, foi desenvolvido um sistema telefônico de alta capacidade interligado por diversas antenas, sendo que, cada antena, era considerada uma célula. Por isso o nome de "celular".
Curioso não? Eu mesma não sabia o porque do nome...rs.

O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson, em 1956, denominado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O Ericsson MTA, pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros. A empresa Motorola passou a desenvolver seu modelo de celular e no dia 3 de abril de 1973, em Nova York, apresentou o modelo Motorola Dynatac 8000X (esse da foto). Usando esse modelo ocorreu a histórica primeira ligação de um aparelho celular, realizada por Martin Cooper (foto), diretor de sistemas de operações da empresa Motorola. O aparelho, muito prosaico, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo.
Em 1979, no Japão e na Suécia o telefone celular entrou em operação, e em 1983 começou nos Estados Unidos.
Em 1989, existiam 4 milhões de assinantes do serviço móvel em todo o mundo. Em 2009 são 4,6 bilhões, a caminho de 6 bilhões antecipados para 2013.A União Internacional de Telecomunicações considera que "O telemóvel foi a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história". (eu condordo!)

No Brasil, o primeiro celular foi lançado em 1990, no Rio de Janeiro e, em seguida, em São Paulo.

Sobre a "mãe do telefone celular"


Lamarr inventou o sistema que serviu de base para os celulares. Durante a Segunda Guerra Mundial, criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas e o patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler.
A ideia surgiu ao lado do compositor George Antheil em frente a um piano. Eles brincavam de dueto, ela repetindo em outra escala as notas que ele tocava, experimentando o controle dos instrumentos, inclusive com a música para o Ballet Mecanique, originalmente escrita para o filme abstrato de Fernand Léger, em 1924. Ou seja, duas pessoas podem conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Basta que façam isso simultaneamente
 Para saber mais sobre como foi a vida de Lamarr, e sua inveção clique aqui .

Pois bem, é muito bom saber que uma mulher teve a ideia inicial que levou a invenção do celular!  Uhuuuuu....rs.

Mas antes de chegarmos a essa tecnologia, tivemos muitos celulares diferentes, vocês se lembram? Na época eram considerados TOPS! Deem uma olhadinha nos modelos e me digam se usariam um desses nos dias de hoje...? Rsrs...



Mas já que estamos falando de celulares, temos que falar dos mais modernos também. E então eu pesquise, fui atrás de informação pra saber qual o celular mais moderno, ou considerado o melhor nos dias de hoje, e por incrível que pareça não é da Samsung...rs. Segunda a matéria do site Curiosando, o melhor celular atualmente é o HTC One. Aliás, a 19ª edição do Global Mobile Awards, realizada em fevereiro deste ano, em Barcelona, elegeu o HTC One como o melhor smartphones do mercado. Se quiser conferir a lista dos dez melhores clique no título do site.



E então? Gostaram da matéria? Espero a opinião de vocês nos comentários. Beijos da Sa.

 Fonte para a matéria:  Wikipédia



7 comentários:

  1. Eu tive um desses grandões com antena haha que vergonha

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive um nokia-tijolo kkkkk :3 hj em dia não me imagino sem celular ! Adorei a matéria, bj ;*

    ResponderExcluir
  3. Até hoje me lembro do famoso ''tijolão'' que meus pais tinham haha, adorava aqueles joguinhos, o do Mário e da cobrinha, bom agora eu só estou trocando de celular até quatro anos pois todo dia chega um celular novo para a carteira dos meus pais estourarem HAUAAUAUAHUA. Adorei o post=)
    Beeijos
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me lembro do tijolão..rs. O jogo da cobrinha, saudades.kkkk. Mas não dá não essa concorrência de celulares de hoje, quando acabamos de comprar um moderno lança outro, é uma loucura, por isso me contento por um bom tempo..rs. Bjs.

      Excluir
  4. Jesus,era cada tijolão que parecia com telefone fixo,kkkkk
    Eu era doida com um,só Deus pai,hahahaha.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Sá, tudo bom?!

    Confesso que não ligo muito para celulares, tenho um antiguinho e sem muitas modernidades. Odeio falar ao telefone, prefiro os SMS's UHAUAHAUHA. Já tive uns tijolões também HAHAHAHHA. Adorei o post!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.