Resenha Esmeralda

Editora: Arwen
Autora: Cida Santos
Páginas: 134
Ano: 2014

Sinopse:

Quando a lua surge no céu estrelado e o fogo crepita na fogueira como as chamas de uma fênix, um dueto se inicia. Convidada pelo imperador cigano, Esmeralda responde ao seu canto com histórias em forma de prosa enquanto dança ao som da viola. Um dueto poético que mistura, fé, magia e história. Assim a natureza surge em cada palavra da cigana, nos ensinando sobre as belezas deste mundo.




"Oh, rosa que és tão bela,
Que nasces verde como esmeralda,
Dance mais uma vez,
Conte mais uma história
Como muitas vezes já fez."

 [Nota Pessoal]

Esse livro foi cedido pela Editora Arwen em parceria com o blog. Fiquei muito feliz quando chegou, é muito lindo o box da autora. A diagramação também é um encanto.
Pra quem curte poesias, esse livro é perfeito. O livro é curto e pode ser livro bem rápido.

Esmeralda é uma cigana encantadora e misteriosa.  Numa noite à luz da fogueira ela é convidada pelo cigano que toca sua viola, a contar suas histórias.
O livro é contado em forma de prosas, e Esmeralda declama de forma poética suas experiências e pensamentos sobre a vida, fé, amor e magia.



"Quando ela terminou, o cigano aumentou o ritmo do dedilhado de seu violão, parecia que as cordas iriam estourar! No ritmo, Esmeralda pegou uma moeda de ouro e jogou dentro do caldeirão, após o tributo iniciou a sua história que partia de dentro de seu coração."

A autora soube muito bem traduzir o universo cigano nesse livro. O modo como descreve a conversa, os cenários, as crenças. Ela menciona sempre a filha da Rosa, como alguém muito especial, com quem aprendera muitas coisas sobre a vida.
Achei que ia ter algo a mais entre ela e o cigano chamado de imperador, pois a atmosfera mesmo que implícita, em alguns momentos esbanja sensualidade, romance e outros sentimentos. É só notar bem, é que eu sou muito detalhista...rs. Mas mesmo sendo contada na maioria em versos rimados, consegui me imaginar naquela noite iluminada pela Lua e pela fogueira onde os ciganos se divertiam e esperavam ouvir histórias fascinantes de Esmeralda como se fosse uma história narrada mesmo.


"Ninguém entendeu o por que do caldeirão e muito menos do tributo de ouro, mas para
Esmeralda tinha uma explicação. Tudo se resume a energia, mentalização, uma pitadinha de magia
e principalmente de nossas mãos."

Enfim, é um livro cheio de sentimentos e lembranças vivas de uma cultura pouco abordada em livros, e por isso achei muito interessante, apesar de não ser meu gênero favorito Eu recomendo! Espero que tenham gostado da resenha, e tenham a oportunidade de ler o livro. 
Beijos da Sa. 



3 comentários:

  1. Oi Sá!

    Tenho um pouco de medo dos ciganos...
    Meu tio me traumatizou dizendo que ia me vender pra eles e que eu ia morar naquelas tendas de plástico na estação da cidade... =/
    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Lembrando disso da vontade de rir! XD

    Nos livros, eles são tão mágicos! *---*
    Com aquelas danças e costumes!
    Em forma de poesia então! O livro deve ser muito bom! s2
    Adorei o box! Muito lindo mesmo!

    Beijokinhas da Giii! s2

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina, que livro lindo! A capa é super atraente e pelo que li na resenha, o conteúdo também! Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha lido está resenha, mas esqueci de comenta... Bom, adoro a narrativa desse livro, e eu conheço um pouco desse tipo, poética, adorei... E deve ser histórias muito legais que são contadas.... Acho os ciganos muito misteriosos... u.u

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.