A Ilha #Resenha


Editora: Pangorda
Autor: Joshua Rubberman
Páginas: 192
Ano: 2014


[Nota Pessoal]

Primeiramente gostaria de agradecer a Joshua Rubberman pseudônimo de Adriano de Sousa que cedeu o livro para a resenha no blog. Li tudo em um dia envolvida nessa história que mexe com nossos sentimentos.
A história começa pelo ponto de vista de um jovem que acorda no meio do nada, em uma ilha deserta, e vai nos informando quem é e onde estava através de suas lembranças. Flashes do que se lembrava, que o levara até onde se encontrava, perdido e com uma única e maior preocupação, encontrar sua noiva viva. O que acontecera foi um naufrágio da embarcação Andrômeda, estavam em uma festa em comemoração de um ano da agência de publicidade em que trabalhava, promovida por seu chefe. Infelizmente Eduardo, o jovem naufrago, encontra corpos sem vida, de conhecidos e um deles é seu chefe. Com pesar ele os enterra, e sai a procura de água e comida, e também agarrado a um fio de esperança de encontrar sua amada com vida (o que não acontece). 
Para sua felicidade no mesmo dia descobre uma sobrevivente, chamada Sara. Não está mais sozinho, sente a esperança se acender. No livro as coisas acontecem muito rápidas, o autor não enrola, é objetivo. 


"Somos dois estranhos que escaparam com vida do mesmo naufrágio, isso é tudo o que sabemos um do outro. Ela anda em minha direção também, sinto que ela quer me abraçar, chorar, rir, fazer qualquer coisa pra comemorar o fato de não estar mais completamente sozinha."
Eu no início senti falta de detalhes principalmente no lado romântico da coisa..rs, pois sou exigente quando o assunto é romance, mas como o livro vai muito além disso, eu logo me adaptei a essa narração, e percebi que assim era mais fácil. Voltando... enquanto Eduardo e Sara lutam pra sobreviver dia a dia, nem se quer imaginam, do outro lado, bem distante da ilha e seguros, o irmão de Sara, Vitor e a noiva de Eduardo, Elise, enfrentam o mundo midiático, como o "casal de sobreviventes", a história do momento. E isso os leva a uma aproximação maior, o mundo pede essa aproximação e ambos cedem, frágeis e necessitados do apoio um do outro. Enquanto semanas se passam, Eduardo sem esperança de encontrar Elise, se condena interiormente por passar a sentir um sentimento muito forte por Sara, sua companheira sobrevivente. A moça do sorriso de anjo. Até que então, os dois também se entregam a esse amor. E quando ambos aceitam seu destino, e até de uma forma se conformam de passar o resto da vida desde que seja um ao lado do outro, algo inesperado acontece. Um barco surge, uma luz do fim do túnel, o resgate. 


"Foi aqui que eu entendi o que realmente importa para nós, seres humanos, foi onde eu encontrei a nossa verdadeira essência, descobri que somos essencialmente feitos para amar"

Eduardo não muito seguro de que está pronto para encarar a vida superficial que deixou pra trás no momento que chegou a ilha, entra no barco com Sara e ambos terão de voltar a realidade.
Muitos sentimentos passam pela cabeça dos dois, Eduardo por não saber o que encontrará lá fora, Sara por medo de que Elise esteja viva, e o pior, Eduardo volte para ela e esqueça os momentos inesquecíveis que passaram.
Vocês podem estar pensando que já contei a história toda..rs, mas não, definitivamente está longe do fim. Muitas coisas acontecem, e tanto ele quanto ela terão de enfrentar seus medos, encarar novamente a realidade, e lutar para não se deixar seduzir pela fama instantânea. E mais, como será a vida dos dois de agora em diante?
Além da leitura fácil e descomplicada, notei a questões dos valores abordados na história. O que realmente importa para ser feliz? O que precisamos para ser feliz? Será que estamos realmente vivendo a vida, e não apenas fazendo parte dela? Se o autor teve intenção de despertar essas questões no leitor pelo menos em mim conseguiu. Me emocionei, derramei algumas lágrimas (ou muitas) e refleti sobre vários ocasiões em que os personagens se encontravam. 


"Eu poderia ficar o dia inteiro ali, contemplando como uma criança nasce sabendo o que é importante, o que vale a pena correr atrás e lutar. Pena que crianças crescem, os objetivos mudam, as bolas perdem a cor, e tudo que é belo deixa de ser visto."

Se eu estive ali, o que será que faria? Joshua nos leva sempre a uma situação nova, inesperada, sempre uma surpresa. E o melhor, não conta apenas a história do protagonista Eduardo, e sim de vários envolvidos de um ponto de vista diferente. Tudo isso em 192 páginas apenas. (Ah, a parte editorial é muito boa, diagramação incrível, lindíssima, o título tem uns pontinhos luminosos em volta que parecem partículas de areia ou até mesmo água)
Acho que na verdade o verdadeiro protagonista em questão é a vida. E o livro, creio eu foi escrito para cada um de nós, e tocará a cada um de uma maneira diferente. E o final... pessoal, você não imaginam, nem sonham com esse final. Meu queixo caiu, as cinco da manhã quando terminei de ler. Claro que eu desejei mais algumas páginas que justificasse o final mais ainda, talvez só por que eu queria mesmo, mas mesmo assim, consegui entender o porque de tudo. Apesar de estar ainda anestesiada com o fim, fico imaginando que esse final é o tipo daqueles que o leitor pinta o fim, cada um de uma maneira. Mas não poderia ser melhor. Definitivamente eu digo com toda certeza: "Todos deveriam ler A ilha uma vez na vida". Todos nós podemos estar em uma ilha agora, e esse livro só desperta  ainda mais o que pode estar guardado em cada um de nós, esperando para ser libertado, a essência de nós mesmos. E assim, eu deixo vocês com essa vontade de ler esse livro incrível. E eu relerei algumas vezes ainda, tenho certeza. Beijos da Sa.



4 comentários:

  1. Oii, Sa.
    Apesar de não ser um gênero literário que eu gosto, achei a sua opinião muito boa e até despertou em mim certo interesse pelo livro. Principalmente por essa parte da reflexão, gosto de livros assim. Rs.

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Sa, como nós conversamos... sentimos falta da mesma coisa, mas ao chegar no final soubemos o motivo. Também gostei do livro e da história. bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resenha Sabrina \o/ ! E fico feliz que tenha gostado (e recomendado), gostamos muito quando nossos filhos são elogiados ;) !
    Seja bem vinda A Ilha ... que agora também é sua ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela confiança no blog para resenhar! Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho. Beijos.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.