Conversando com Shirley Couto #Mostra Cultural do CSBH

Nesse dia 25 de outubro aconteceu um evento muito legal no Colégio Sérgio Buarque de Holanda, a Mostra Cultural sobre Literatura. Eu fiquei sabendo através da professora e escritora Shirley Couto que foi a organizadora do projeto junto com Marcos Amaro. Marcos introduziu o Projeto Semeando na escola com o qual ele incentiva a leitura e Shirley criou Projeto De Frente com o Autor e então os dois trabalham juntos como divulgadores e incentivadores da leitura e escrita entre os alunos da escola. Conheci a Shirley por meio das redes sociais, e eu fiz questão de ajudar da maneira que podia, passando os contatos que tinha com queridíssimos autores. É uma iniciativa muito bonita e eu parabenizo ela por isso. Depois coincidentemente nós fomos publicadas na mesma Antologia "Amor e Morte", e recentemente ela teve sua própria antologia organizada que falaremos nessa entrevista que fiz com ela. Vamos acompanhar e conhecer um pouquinho mais do colégio e de  Shirley Couto?


Entrevista com Shirley Couto

Shirley, conte-me um pouquinho sobre o CSBH e sobre a Mostra Cultural. Ela acontece todos os anos?

O Colégio Sérgio Buarque de Holanda é um colégio particular muito bem conceituado na Zona Sul de São Paulo. Temos alunos desde o Jardim até o 3º Ano do Ensino Médio. Alunos maravilhosos, por sinal! Todos os anos, em outubro, o CSBH apresenta aos pais e aos seus alunos a  Mostra Cultural. Nesse ano, o tema de nossa Mostra foi LITERATURA. Como coordenadores do oitavo ano, Marcos Amaro e eu, escolhemos falar, dentro da Literatura, sobre os autores nacionais e os internacionais, contudo, tendo foco na Literatura Nacional que ultimamente tem superado a internacional (em nossa opinião como leitores e educadores). Foi um sucesso!


Como foi a Mostra desse ano? Os alunos ficaram empolgados? Quem esteve envolvido nessa Mostra com vocês, e presente nesse dia 25?

Após muitos contatos com editoras e com vários autores nacionais, recebemos milhares de marcadores e alguns livros com os quais montamos kits e os distribuímos aos visitantes de nossa Mostra Cultural. Os visitantes, após ouvirem nossos alunos apresentarem alguns desses autores nacionais, recebiam uma ficha para o sorteio de vários kits de livros e, na saída, recebiam outro kit que continha alguns marcadores, folderes e um livro infantil doado pela Editora Globo (A bela adormecida). Os alunos amaram cada momento da apresentação, estavam empolgadíssimos. Para nos ajudar, tivemos a presença de autores maravilhosos como Felipe Colbert (Belleville) e Ricardo Valverde (Quem sou eu afinal?). Colbert e Valverde recepcionaram nossos visitantes, apresentaram seus livros e tiveram a chance de assistir as apresentações de nossos alunos. Nem preciso dizer o quanto eles amaram! Os autores, como também a Editora Casa Cultura, puderam também oferecer seus livros à venda nesse dia.


Qual a preferência de gênero literário da maioria de seus alunos? Você costuma influenciá-los com um gênero específico? Quais obras indica para jovens que estão começando a se interessar pela leitura?

Bom, nossos alunos têm um leque muito grande em se tratando de gênero literário. Temos a felicidade de contarmos com alunos apaixonados pela leitura. Em nossa escola, as crianças leem de Paula Pimenta a todas as sagas famosas que temos por aí. Não costumamos interferir no gosto de cada aluno, mas sim, incentivá-los a lerem muito. A única coisa que buscamos em nossos alunos é que todos amem ler. Quando nos pedem indicações, claro que indicamos as obras nacionais. É muito bom ver cada rostinho sorrindo e vindo falar das personagens e das tramas de seus livros. E quando eles compram um livro novo e correm para nos mostrar e nos indicar a obra descoberta por eles? Sabe o que é isso, Sabrina? É emocionante! Tomamos muito cuidado, apenas, com a idade para qual  cada livro é indicado. Não queremos que nossos alunos leiam livros com conteúdos inadequados. Fora isso, estão livres para escolherem a obra que mais os agradam.


Pra você, qual a importância de eventos como esse nas nossas escolas do Brasil?

Toda escola deveria ter um evento ligado à Literatura, anualmente. Não é plantando que colhemos? Com esse tipo de evento colheremos grandes leitores e plantaremos neles o amor pela leitura e pela escrita. Não acha?


Sei que você contou com a ajuda de doações de livros e marcadores para a Mostra. Gostaria que se pudesse, citasse os nomes dos que doaram em agradecimento.

Recebemos de algumas editoras como a Global, a Moderna, a Novo Conceito e a Novo Século e de alguns autores, livros para doação, sorteio e também para serem analisados para futura adoção com nossos alunos em aulas de Língua Portuguesa. Não citarei nomes de autores que doaram, pois poderei esquecer de alguns e me sentiria muito mal com isso. Contudo, com essa entrevista, posso agradecer a ajuda de cada um e dizer que, com certeza, foi plantada uma sementinha da Literatura Nacional em nossa escola e ela gerará grandes frutos. Somos muitos gratos a todos. Aos poucos, veremos a cada autor lido por nossos alunos e noticiaremos em nossos site e Face. Aguardem!


Você também é escritora, fale um pouco do que você já tem publicado, e dos seus projetos futuros.

Lancei, junto a Marcos Amaro (professor de Redação e Língua Inglesa do CSBH), em outubro, a antologia (Sonhos, Lembranças e Desilusões) que ficou linda. Em março, lançaremos em parceria com a Editora Casa Cultura, mais uma antologia: dessa vez com contos fantásticos. As crianças vão adorar! Em março, também, Marcos Amaro lançará seu livro de crônicas reflexivas (Crônicas Amarescas) e eu lançarei meu livro de crônicas (O mundo pelos olhos de Morgana) e meu diário (Diário de Boneca). Hoje, escrevo um livro de Literatura fantástica (Uma gata especial), participo de um livro coletivo e, em parceria com meu esposo Marcos Amaro, desenvolvo um projeto do qual prefiro manter sigilo no momento. Aguardem!


Links para contato?

Facebook de Shirley | Antologia Sonhos, lembranças e desilusões | Página de Leitura dos alunos | Página o mundo pelos olhos de Morgana  



2 comentários:

  1. Muito legal a entrevista!
    Conheço a Shirley e ela é uma excelente profissional, trabalhei com ela no projeto da antologia, Sonhos, lembranças e desilusões e ela sempre me deu muita força.
    Parabéns pela matéria!

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Foi realmente um evento muito especial. Amei a entrevista, Shirley Couto!
    Parabéns aos alunos do CSBH. Vocês são muito lindos!!! Segue ainda um voto de carinho aos meus amigos, Marcos Amaro e Shirley Couto. Sem o trabalho e o empenho de vocês nada disso teria acontecido.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.