Book Tour - O Último Homem do Mundo



Esse foi o segundo book tour de O último homem do mundo realizado pela autora, e tive a honra de participar desse último, e foi uma experiência maravilhosa, é o segundo book tour da autora Tais Cortez em que participo, o primeiro foi Golfinhos e Tubarões (Resenha Aqui) e espero que não seja o último! Vamos a resenha?


Editora: Ler Editora
Autora: Tais Cortez
Páginas: 224 | Ano: 2014


[Nota Pessoal]

Olá pessoal!!! Finalmente chegou minha vez no book tour de OUHDM! E eu comecei a ler a história bastante empolgada, pois além de o livro ser da querida Tais Cortez (o que já torna a leitura mais especial), uma amiga me disse que o livro era minha cara, bem meu estilo rs. Pois bem, ela acertou!
Amanda, a personagem principal e narradora da história, é uma adolescente rebelde, que faz de tudo para desagradar a mãe e não se importa de fazer isso o tempo todo! Desde suas atitudes, até seu jeito de se vestir. No início eu achei aquilo muito exagerado, por que eu sempre fui uma boa filha e acho que nada justifica um comportamento desses. Embora a mãe tenha privado a filha de carinho e atenção, por causa da sua carreira de atriz, eu a considero uma mãe zelosa pelo bem estar da filha. No entanto, para a Amanda, parece que os motivos iam muito além disso. Entendo que quando se é um adolescente, tudo parece dez vezes mais intenso, e não ia ser diferente com Amanda.
Expulsa de vários colégios, a mãe de Amanda a matricula no EE (Escola de Elite) numa última tentativa de colocar a filha nos eixos, mas Amanda já entra determinada a seguir o mesmo destino que tivera nas outras escolas. 


"Será que não percebe que está sabotando a si mesma? (..) Quando vai parar de colocá-la no centro das suas decisões e começar a viver a sua vida de verdade?"

O diretor, amigo do passado da mãe dela, parece empenhado a mantê-la por ali e fazê-la compreender que seu comportamento só prova que ela está colocando a mãe em primeiro lugar, tentando chamar sua atenção de todas as formas de rebeldias possíveis, mas Amanda não enxerga isso. Ela só quer desesperadamente sair daquele colégio e frustrar as tentativas da mãe (segundo ela) de se livrar dela, já que o colégio possui dormitórios e os alunos permanecem lá durante a semana, e dessa forma a mãe ficaria livre para viver suas aventuras amorosas.
E pra piorar sua vida no EE, logo em sua chegada ao colégio, esbarra num carinha que vai complicar sua vida mais do que ela possa imaginar. Fora o fato de ele ser LINDO, Ricardo é filho de um importante homem de negócios, e super influente no colégio. E bastou apenas Amanda implicar com ele e sua namorada esnobe pra que a guerra fosse declarada.
Mas quem disse que tudo são espinhos? No EE, Amanda conhece Maíra e Paulina. E apesar de seus esforços para parecer indiferente a amizade delas, ela reconhece um sentimento bom em relação as suas colegas de quarto, que a faz sentir-se menos só e aguentar os dias de confinamento sem o tédio total. Mas como eu disse, uma batalha foi travado entre Amanda  e Ricardo e sua namorada. Ciladas são armadas, revide, e por aí vai. Vocês não imaginam do que esses adolescentes são capazes de fazer para se vingar haha. 



"Por que você faz isso? Por que é desse jeito? Está com uma garota a cada semana, mas não se preocupa com nenhuma. A penas as usa como se fossem figurinhas de um álbum que quer completar.

No entanto, os dias de rebeldia de Amanda podem estar contados quando a jovem dá uma de suas escapadas noturnas, e sai do colégio em plena detenção. Lá fora, no perigo das ruas, ela encontra um grupo cristão, e se depara com uma triste realidade. Este grupo de jovens, que não são ricos como ela, e até possuem pouco, dividem o que tem com os necessitados que eles abrigam em uma casa. Lá, eles recebem alimentos, e a palavra de Deus que os consola. Nesse momento Amanda reflete sobre sua realidade, tão contrastante da deles. Sua vida tão superficial e confortável agora parecia egoísta. Mesmo tendo tudo, ela percebeu que na verdade não tinha nada, e aqueles pobres coitados, sem ter certeza do dia de amanhã, mantinham um sorriso no rosto, gratos pelo pouco que recebiam.
Confesso que gostei muito dessa parte do livro. É sempre bom sabermos dessa dura realidade para agradecermos o que temos. Quando eu disse que os dias de rebeldia estavam contados, foi por que desde esse dia, Amanda decide que irá fazer algo para ajudá-los, e isso toma todo seu tempo, e acho que ela acaba "sossegando" um pouco rs. Os planos de ser expulsa, vai sendo adiado. E é aí que ela tem a ideia de arrecadar fundos no baile que acontece no colégio, para ajudar os necessitados que o grupo cristão acolhe, e para isso, ela precisará deixar o orgulho e desavenças de lado e tentar fazer seu aliado nessa missão, seu "inimigo" pessoal. E para sua surpresa, ele topa. Só posso dizer que o que está por vir através desse gesto nobre, é um turbilhão de sentimentos, reviravoltas e aprendizagem. A proximidade desses dois são como polos que se repelem e que ao mesmo tempo se atraem.


"Afinal, eu o considerava um mulherengo infiel e mentiroso que havia traído a ex-namorada. Ricardo era o último homem do mundo que a minha consciência escolheria."

Vamos aos prós e contras! Contras não tenho praticamente nenhum. Para dizer que não, gostaria que a parte do projeto para ajudar o grupo cristão tivesse mais destaque, não só no colégio, e sim com o próprio grupo. Mas mesmo assim foi perfeito do jeito que foi rs.
Gostaria de ressaltar que esse livro merece ser lido por todos jovens, cristãos ou não. Ele passa uma bonita mensagem, que é exatamente o que está nos prós da minha resenha. Além de falar da desigualdade, do mundo consumista que vive de olhos fechados para realidade, ele também fala sobre o medo. Sim, não sei qual a mensagem que a autora quis passar, mas pra mim, teve um significado especial, e foi sobre o medo. O medo que nos impede de ser feliz, de amar, de pedir perdão, de arriscar e sermos melhores. Quando somos tomados por esse medo, essa incerteza, deixamos de viver o que há de melhor num futuro, e só saberemos se vai dar certo ou não se dermos mais um passo. Tanto para a vitória quanto para o fracasso, mas temos que tentar, não é mesmo?
Por isso deixo essas cinco estrelinhas bem brilhantes para esse livro que te conquista de várias formas, pelo modo simples e objetivo de falar sobre o amor!
Obrigada por essa oportunidade de ler seu livro Tais, e espero ganhar ele no sorteio final! Torçam por mim leitores! Uhuuuul. Espero que tenham gostado. Beijos da Sa.



4 comentários:

  1. Oi Sa,

    Eu tenho esse livro, mas ainda não o li. Infelizmente acumulei alguns livros para ler e estou atrasada em minhas leituras. Pretendo lê-lo em breve.
    Gostei bastante da sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii, Saaaaa
    Obrigada pela maravilhosa resenha!!!
    Fico muito feliz q tenha gostado tanto e adorei entender melhor o "significado especial" q vc havia mencionado!
    Realmente faz muito sentido o q vc falou sobre o medo, e a Amanda foi um exemplo de como esse medo pode atrapalhar a nossa felicidade.
    Estarei torcendo por vc tb, pois adoro qnd alguém q gostou muito da história eh sorteada rssss
    Q venha agora meu terceiro bb para vc ler hehe
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain que bom que gostou da resenha!! Sim, eu tinha dito que me identifiquei rs. Alguns podem não perceber, mas pra mim foi bem claro, e acho que a Amanda vai inspirar muitas pessoas ainda a tomar suas decisões.. opa, vou parar por aqui pra não dar nenhum tipo de spoiler rs. Eu tbm estou na torcida haha e aguardo ansiosamente o próximo livro, conta comigo! Beijos!

      Excluir
  3. Oiiiii, Saaaaa
    Obrigada pela maravilhosa resenha!!!
    Fico muito feliz q tenha gostado tanto e adorei entender melhor o "significado especial" q vc havia mencionado!
    Realmente faz muito sentido o q vc falou sobre o medo, e a Amanda foi um exemplo de como esse medo pode atrapalhar a nossa felicidade.
    Estarei torcendo por vc tb, pois adoro qnd alguém q gostou muito da história eh sorteada rssss
    Q venha agora meu terceiro bb para vc ler hehe
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.