Resenha: O Lago Negro ✶ Juliana Daglio



Editora: Arwen
Autora: Juliana Daglio
Páginas: 368
Ano: 2015


[Nota Pessoal]

Oi pessoal! Finalmente eu estou aqui pra trazer a resenha de O Lago Negro pra vocês! Eu já fiz as primeiras impressões, e quem quiser saber apenas um pouco da historia (sim, por que tem gente que não gosta de saber muito antes de ler rs) Clique Aqui para conhecer.
Nesta resenha vou me sentir mais a vontade para falar de tudo que li, me esforçando para não dar spoilers graves! Haha.
Primeiro, devo dizer incansavelmente que amo o trabalho da Juliana Daglio, e segundo, que o Lago Negro conseguiu me cativar ainda mais que Uma canção para a libélula haha. Eu ainda continuo sendo uma libélula hein Ju rs, mas neste livro o clima, os personagens, tudo me envolveu de uma forma tão profunda que me senti despida, desvendada! Sério, não sei explicar rs. Ele me tocou de maneiras diferentes e com muita intensidade. 
Logo no inicio do livro somos envolvidos pelo clima cinzento de Lagoana, uma cidade regada de mistérios, onde irá se desenrolar a história dos personagens principais, Verônica, Liam e Enzo. Também temos outros personagens muito importantes que mencionarei logo.
Verônica (a nossa heroína gótica), sofreu muito no passado com a perda do pai, mas o trauma causou um rombo na sua memória, que só vai sendo desvendando durante a leitura, sendo possível sentir a própria surpresa dela, já que descobrimos juntos. Assim como o pai, um escritor famoso fora do Brasil, Verônica nutre o amor pela escrita. Seguindo o conselho do pai, ela procura por Carlos Velásquez, um homem em que ele confiava, para ajuda-la nesta profissão. Dessa forma, ela vai parar na cidadezinha de Lagoana para sua faculdade de Jornalismo.
    

"Dizem que o passado é algo que vive dentro de você, por mais esforços que faça para esquecê-lo. Dizem que ele molda seu futuro, que influencia suas decisões e que acaba passando a fazer parte de quem você é, não importando o que escolheu fazer com ele. Gostaria que isso não fosse verdade."

Decidida a terminar seu livro " O lago Negro", Verônica começa  a desconfiar que os personagens e a trama de sua historia estão muito mais próximos da realidade, deixando ela mais uma vez duvidando de sua sanidade. Em momentos como esse ela sempre encontra apoio no seu namorado Enzo, que tem sido seu suporte desde os doze anos. Os dois vão estudar na faculdade da cidade e enfrentam o desafio de morarem juntos. Ele, a princípio é um cara que cativaria qualquer leitor, divertido, protetor, alegre e amigo. Mas a convivência pode transformar o mar de rosas em um " lago negro" profundo... rs. Por aí vocês já podem ter ideia do que que pode vir. Mas daqui a pouco falo mais dele e dessa relação.
Quando nossa "V" aceita um emprego na casa dos estranhos Caprini (onde fica o lago negro), aí as coisas começam a ficar mais sinistras. A filha do casal, Lisandra, é um bebê peculiar que incrivelmente não chora e os Caprini parecerem querer esconder a filhinha do povo da cidade.
Também temos Liam - um forasteiro que carrega alguns segredos  - com sotaque americano, jeito debochado e uma boa dose de sarcasmo, que aparece por lá tão curioso quanto Verônica a cerca dos moradores dali, mas, com um objetivo que pra mim ficou claro desde o começo. No início, ele e Verônica se estranham, mas o rapaz terá uma grande participação e ajuda para desvendar parte dessa trama intrincada.


"Pessoas que se julgam sãs, com mentes saudáveis, quando param para pensar nos loucos a correr pelas ruas, ou nos trancafiados em hospitais, sentem-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais sua própria sanidade."

Eu confesso que fiquei um pouco confusa por ir pegando pequenas informações ao longo do livro sobre o passado da V, e acho que ainda faltou um pouco para esclarecer certas coisas, mas certamente que todos os mistérios serão revelados no último livro. Liriel, a personagem principal de Verônica, (e quem vocês podem ver na capa) também tem mais coisas em comum com ela própria do que podemos imaginar. E isso é algo que percebemos aos poucos.
Dito tudo isto, podemos falar dos personagens:
Verônica: é uma personagem muito forte, com quem me identifiquei em vários traços de personalidade, e talvez, por isso, eu tenha me sentido tão conectada com ela na história. 
Enzo: me conquistou logo assim que foi mencionado no livro, mas também foi a minha maior decepção literária rs. E isso é algo de que não me conformo até agora. Eu preciso urgente de uma explicação!!! Sim, não acredito que alguém possa ser ou fazer certas coisas que ele fez (e acho que isso não é spoiler rs) ou o mundo está perdido hahaha. Espero encontrar a resposta no segundo livro. Além disso, desconfio que ele tenha a ver com um dos mistérios da história. Quanto a relação dos dois, foi evidente a amizade e companheirismo dos dois, mas notei certa dependência de Verônica em Enzo, o que dificulta o amadurecimento da relação.
Liam: Um bad boy meio mocinho por quem todo mundo se apaixonou menos eu hahaha. Não senti nenhuma ligação com ele e apesar dele ser fundamental e ter trocentas qualidades não me conquistou!! Ainda rs. Talvez por que eu esteja saturada de bad boys rs.


- Nós nunca devemos abrir o casulo - comecei.
- Se não as asas nunca aprenderão a força que tem. 

Os Caprini: Eu gostei bastante da cumplicidade do casal e da forma como a Juliana deu vida a eles (apesar de parecerem uma casal de cadáveres rs). Sem dúvida achei os personagens mais marcantes de Lagoana. Apesar de todo mundo não ir com a cara deles, em nenhum momento achei que eles fossem ruins e até cheguei a sentir simpatia por eles.  
O Ancião: Não podia deixar de mencionar a figura desse homem. Em um filme de terror ele seria aquele senhor que conhece tudo da cidade e alerta aos visitantes a irem embora, sabe? Haha. Achei muito bacana ter um personagem assim na história.
Talvez algo que eu não tenha curtido foi parte do livro ter sido narrado por Liam. Algumas delas foi necessárias, mas, senti falta de saber a versão de Verônica em momentos cruciais. Enfim... tirando esse pequeno detalhe, esse livro foi tão especial pra mim que me senti sugada para dentro da história. Tive que parar para refletir e recuperar as forças, assim que terminei de ler. Ele é intenso e insano! Estou louca para saber o que irar acontecer com Verônica no segundo livro. E se você ainda não leu, não perde tempo e vai até o site da Arwen garantir o seu! Mais do que merecido, esse livro merece não só cinco estrelas, mas uma constelação inteira! Ah, e tem uma novidade! O que uma leitora e fã louca resolve fazer para homenagear a história? Criar um perfil para o personagem é claro!! Hahah Agora você pode encontrar Verônica no Facebook.  Clique aqui e mande seu convite de amizade para V!
Beijos da Sa!


15 comentários:

  1. Oi Sa... acho que essa é a primeira resenha que leio de "O Lago Negro". Também tenho o livro, mas ainda não o li e se eu não o passar na frente, nem sei quando lerei. hahahahahaha.... Sua resenha me deixou curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sá!
    Obrigada por mais essa resenha por aqui, nesse cantinho que eu amo de coração. Fico feliz com as cinco estrelinhas ;)
    Pena que você não curtiu o Liam. Ele é meu personagem mais querido e ainda vai ter muita narração dele. hahahahah. Mas ele não é apenas um Bad Boy...

    Submersão vem aí pra trazer algumas respostas e revelar que os mistérios são ainda mais profundos do que no livro 1.
    Beijuuus!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sa... Não curti o Enzo desde o início, chatinhooo... Hahaha... Adorei o Liam. Ele tem sim um jeito bad boy, mas não o considero um. Acredito que ele tem esse jeito devido ao background criado para o personagem, devido à história passada dele. Mas enfim...

    Adorei a resenha. Ficou muito boa! Parabéns!!!
    Beijos!
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  4. Oi Sa, adorei sua resenha e gostei mais ainda de poder ver uma imagem do interior do livro, que é lindo por sinal (eu li na versão PDF).

    Acredite eu fiquei muito chateada com o Enzo, sei bem como se sente, mas confesso que eu já esperava algo traiçoeiro por parte dele, quanto ao Liam, achei esse personagem mais envolvente, não sei, deve ser por todo ar de mistério que ele acaba trazendo à trama.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei este livro! <3 na versão que eu li não tinha as ilustrações. Acho que estaria ainda mais encantada! heheh. A Ju arrasa na escrita né! Nota mil!

    Adorei sua resenha!
    Beijinhos! <3

    ResponderExcluir
  6. O livro tá lindo, né?!? É a primeira resenha que vejo e me encantei... Assim que conseguir tempo ele entra na lista de leituras futuras.

    Ótima resenha.

    Bel Góes

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adorei conhecer um pouco mais do livro através da sua visão, Sabrina. Fiquei ainda mais instigada pela trama. A capa desse livro é espetacular e assim que bati o olho na sinopse fiquei super curiosa. Espero poder conferir a história em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sempre quis ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Eu fiquei encantada com a sua resenha,e fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre os personagens. Fiquei imaginando a cidade em meio a uma névoa rsrsrs E fiquei pensando no bebê, porque a família quer esconde-lo? Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiee, quero ler e conhecer um pouco mais dessa insanidade. Fiquei bem curiosa para conhecer os mistérios e sobre essa história e personagens que parecem ser tão reais. É a segunda resenha que leio do livro e nas duas as resenhistas estão super apaixonadas pela leitura, porém a sua foi a única que destacou algo que lhe incomodou. Mandou bem como sempre na resenha Sá e fico feliz que o livro mereça a constelação inteira, já me deixa mais animada para lê-lo. <3

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Tenho a impressão de já ter ouvido falar desse livro, talvez a Ananda tenha divulgado, mas com a sua resenha fiquei com vontade de ler. Parece um livro bem interessante com personagens de personalidades fortes. Gostei.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sá!
    Eu cheguei a fazer as Primeiras Impressões do livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo por completo. Realmente, parece ser uma história intrigante, misteriosa e profunda (trocadilho não proposital) de muitas formas. Gostei muito da resenha, pois você me permitiu ver mais do livro, conhecer melhor os personagens e me deixar (mais) intrigada para querer o livro, tipo, pra ontem! XD
    um beijo!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Sá!! Eu ameiiiiiiiiiiii esse livro e foi muito muito difícil falar sobre ele sem soltar spoiller.
    Eu mergulhei de cabeça no lago da Ju e me senti inebriada pela maneira que ela sabe dosar sentimento, fantasia e loucura ...
    Sou suspeita, mas eu me apaixonei tanto pelo lago quanto por UCPAL, mas o lago é mais denso, mais eletrizante.
    Parabéns pela resenha, ficou perfeita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu ganhei o livro,mas ainda não tive a oportunidade de ler. Sua resenha ficou perfeita, me deixou curiosa rs. Vou passa-lo na frente das próximas leituras agora rs.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii eu quero muito ler esse livro... primeiro pelo título... segundo pela capa maravilhosa.... e terceiro por esse enredo que apresentou completamente empolgante... é claro que quero esse nacional... quero descobrir esses mistérios... quero conhecer os personagens citados... quero tudo rs.... xero!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sabrina!!!
    Ganhei esse livro em um sorteio da Arwen, mas não fui atrás da sinopse, gosto de ler na curiosidade. Sendo assim essa é a primeira resenha que leio do livro! E gostei bastante, pelo jeito a capa realmente não me decepcionará, e em breve lerei a obra.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.