Resenha O Plano é o Amor



Editora: Giz Editorial
Autor: Neiva Meriele 
Páginas: 192
Ano: 2015 

Sinopse: Giovana acabara de realizar um grande sonho: casar com Rick, o amor de sua vida, ela não poderia estar mais feliz. Mas essa nova etapa que tanto fantasiou começou a se tornar um grande pesadelo. Constantemente testada, ela vivia sem forças, sentia-se sugada e prestes a se entregar, a ponto de desistir de seu plano de felicidade. E, muitas vezes, sentindo-se abandonada, ela chegou ao ponto-limite de suas forças quando viu o caos se instalar em sua vida. Então, uma habilidade especial, algo que ela nunca deu muita atenção sobre si mesma, reapareceu, o sinal, algo que ela desejou, imediatamente aconteceu.
Pensou que tudo iria melhorar... 
Mas há um plano para ela. E Giovana sabe que ainda tem muito a aprender.
Venha se emocionar com uma história sobre o perdão, reconciliação e, sobretudo, a Fé.

Temas: Religião e Espiritualidade / Ficção / Jovem adulto / Romance / Literatura Brasileira

**Nota Pessoal**

Olá pessoal! Hoje é dia mais uma resenha nacional aqui no blog do Clube. Eu recebi esse livro ano passado, e agora que terminei ele, fico me perguntando: por que não o li antes? Como a própria autora disse que devido a demora da entrega podíamos deixar para esse ano, achei melhor passar outras leituras na frente. No entanto, se soubesse o que me aguardava, eu não teria esperado tanto.
Pra início de conversa, devo informar que esse livro é um romance cristão. Um gênero que parece que veio pra ficar. É o primeiro, puramente nesse estilo que leio, e confesso que já me apaixonei. Pra quem não sabe, sou cristã/protestante, e pra mim foi uma surpresa maravilhosa essa leitura.
Nossa protagonista é a Giovana. É uma moça comum, com uma personalidade amena, simpática... nada de mais. Bem, isso é o que aparenta. Ela na verdade possui um dom, que nem mesma ela entende, e vocês poderão confirmar isso no livro. 
Seu casamento não é perfeito, mas, Ricardo é o homem que ela ama, e com quem quer viver pelo resto se sua vida. No entanto, como sempre, a vida não é um mar de rosas, Gi e Rick, por questões financeiras, precisam morar com a tia dele, que o considera um filho. E adivinhem? Ela não vai nem um pouquinho com a cara da nossa heroína. Sim, heroína, falo sem medo que a considerei digna desse nome.
Gente, vocês não tem noção como essa mulher inferniza a vida do casal, principalmente da Giovana.   A única e melhor vantagem, é que Gi tem um relacionamento sério com Deus, apesar de andar fraca na fé. E ela é muito perceptiva e sabe que Neli, a tia de Rick, é assombrada por forças do mal, que se aproveitam do coração frio e odioso da mulher.
Eles moram no quartinho da casa de Neli, sem luxos e com muitas dívidas. Sair, quase nunca, e lazer então...



"O carro da minha avó me esperava na porta. Quando entrei nele, não agia mais com a consciência. Tudo em mim estava no modo automático. Meu coração era apenas um amontoado de pedacinhos tão minúsculos que nada na minha cabeça fazia sentido. Ele não era mais meu."

"Eu sabia que, se alguém precisava viver alguma experiência, não adianta se esconder, enquanto não cumprisse, um dia a mesma tarefa retornaria para ser cumprida."




Mas, a tia Neli já havia conseguido separar eles uma vez, será que conseguirá esse feito novamente? É em uma das vezes em que Giovana resolve orar para Deus mostrar a ela o que ela tem feito a si própria, que acende de vez a ira da mulher. Mas, essa é uma guerra que Giovana não pode combater na mesma moeda. O mal só se combate com o bem, a escuridão com a luz... e ela terá que aprender, terá que suportar em nome do amor. E é aí que ela deverá entender sua missão, e como seu dom pode ajudar nisso.

Sobre os personagens: Gostei da Giovana logo de início, ela é forte, guerreira, apesar de parecer fraca, e acima de tudo humilde. Sua fé é o que mantem ela de pé, e seu amor pelo marido é o que sustenta sua força. Ela, apesar de ser boa, se mostra totalmente verdadeira e humana, e talvez, por isso o leitor se identifique muito com ela. No início, eu achei que ela levantava quase todos os dias tarde, por preguiça mesmo, confesso. Isso sempre a atrapalhava na hora de fazer o almoço, que aliás, tinha que concluir as pressas para que a tia não começasse com seu falatório, mas, depois entendi que muito daquele isolamento em seu quarto, as horas a mais na cama, devia-se aos momentos depressivos e a falta de vontade de encarar o que a aguardava em casa. Qualquer um se trancaria no quarto e não sairia mais.
O marido, Ricardo, é um homem carinhoso, cativante, porém faltou um pouco de autoridade. Digo autoridade, em relação a tia, para mostrar que tinha domínio de sua própria vida. Ele calava ao invés de defender sua esposa, por muitas vezes. Consegui compreender também que era uma reação de quem não queria briga e discórdia dento da casa, e respeito a mulher que o criou, mesmo assim, um ponto a menos pra ele, por essa falta de atitude.
Agora, tia Neli, apesar de ser a vilã da história, nos faz querer saber o que se passa naquela mente conturbada. Apesar de dar lugar a sua mente com pensamentos maldosos e cruéis, existe um fio invisível que está ali, pronto para ser puxado, revelando muito por de trás da maldade da tia, que não poupa nas palavras malignas  em seu dia a dia.



Eu, sinceramente, achei que a leitura não ia me prender tanto assim, mas tudo indicava que eu estava errada. Neiva, fala com propriedade sobre amor e fé através de seus personagens. Com diálogos fortes e passagens bíblicas durante o livro, ela eleva a leitura a um nível realmente espiritual. Me emocionei a cada página, varei a madrugada lendo, e refletindo sobre as ações que nos levam para dois caminhos distintos. O bem e o mal. Reforça também, a certeza que todo sentimento ruim pode ser vencido com amor. E que nada nessa vida é possível sem um toque de fé. Até a fé em si mesma! 
Agora, minhas palavras são para a autora, e eu poderia dizer mil coisas, contudo, acredito que só uma palavra é capaz de transmitir todas as outras implícitas: Obrigada! 
Obrigada Neiva, por ter escrito esse livro e por ter possibilitado que ele fosse parar em minhas mãos. Me sinto honrada e abençoada de poder absorver essa mensagem e guardar ela no meu coração. Um grande beijo!
Para você que é cristão, esse é um livro muito prazeroso que alimenta ainda mais as convicções da fé, e para você que não é, e tem uma mente aberta ao sobrenatural, buscando uma leitura diferenciada e reflexiva, Neiva preparou algo muito especial para todos nós.

Beijos da Sa!

 Nota: 


13 comentários:

  1. Já li todo tipo de resenha sobre O Plano é o Amor, das mais contidas às mais emotivas. Mas nunca havia lido uma tão completa, tocante e emocionante. Sá, eu posso afirmar que você foi a leitora que mais trouxe á tona a essência de cada personagem até hoje, até mesmo as fraquezas deles. Estou encantada, apaixonada, surtando com sua resenha. Terminei de lê-la com lágrimas nos olhos.
    Eu que agradeço por me proporcionar esse momento. E, se depender de mim, sim, o gênero romance cristão veio para ficar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua lindaaaa! Nossa, demorei tanto pra responder, me desculpe haha. Foi até bom rever essa resenha pois me deu vontade novamente de ler e é o que pretendo fazer em breve. Fico contente que eu tenha captado a mensagem do livro, que tenha tido essa oportunidade, foi de verdade, uma honra. Confesso que o li em um momento muito delicado da minha relação conjugal tbm. Foi como se Deus reservasse esse momento em específico para que eu lesse. E me ajudou muito! Que Deus continue usando suas mãos para transformar vidas através de suas palavras! Beijos no coração.

      Excluir
  2. Oi Sa,

    Bem, você sabe que romances puros não são meu gênero favorito, e é raras as vezes em que me arisco lendo alguma coisa assim. Sua resenha foi linda, pareceu mesmo que você ficou tocada com a leitura. Parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sa!

    Adorei sua resenha. Fiquei com vontade de ler o livro também.
    Em janeiro eu li um livro chamado "Quando o amor acontece".
    Ele fala sobre religião e romance. É muito fofa a história você vai gostar de ler também.
    Beijos

    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Sabrina,
    Gosto muito de livros que falam sobre fé e achei a premissa desse livro bastante interessante.
    A sua resenha está incrível e fiquei bem curiosa para conhecer o amor dos personagens, acho que devorarei o livro. Acho que o amor transpassa muitos obstaculos, mas alguns são intransponíveis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu escuto ótimos comentários sobre esse livro e tenho muita curiosidade em lê-lo. Recentemente eu li um romance cristão chamado Acima de Nós (autora nacional Tais Cortez) e me encantei com o livro. Esse também parece ser muito bom e pelas suas impressões eu acredito que gostaria muito do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!! Esse é outro livro que espero ler em breve haha. A Tais é uma autora ótima tbm! Beijos.

      Excluir
  6. Tenho que ler esse livro, só vejo resenha positiva, e autores nacionais devem ser incentivados e lidos. Grato pela indicação

    ResponderExcluir
  7. Oii Sá linda!!
    A Vandinha leu esse livro é se apaixonou pela escrita da autora que além de tudo é uma querida, acho que livros que despertem a Fé é algo muito bom para momentos que nossa vida pede uma reflexão ou um conselho. Adorei seu entusiasmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiie, adorei a resenha. Confesso que esse não é um dos meus gêneros favoritos, mas a sua resenha conseguiu despertar o meu interesse. Adicionei o livro aos meus desejados. Espero poder ler em breve.
    Parabéns mais uma vez pela resenha, ficou show.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sa!!
    Que leitura incrivel! Digo isso pois pude passar pela mesma experiência com Acima de Nós, acredito que você vai gostar Tb.
    A capa do livro está incrível, amei de primeira, e a sua resenha demonstra tanto sentimento que fica impossível não querer ler!
    Parabéns

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sá...sua resenha ficou ótima. Estou com um exemplar pra ler também, queria começar logo, mas tenho muitos outros livros de parceria na frente. Agora depois dessa resenha fiquei ainda mais ansiosa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Taí, gostei da resenha. Romances não são lá os meus favoritos, mas gosto de ler de vez em quando e o fato de ser autor nacional só aumenta o interesse. Além disso, essa não é a primeira resenha que elogia tanto assim essa obra e começo a ficar curiosa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.