Entrevista com Beatriz Cortes

Um papo com a autora de O Outro Lado da Memória.



Clube da Leitura: Primeiramente, quero começar essa entrevista, dizendo o quanto tenho prazer em recebê-la em nossa família Clube da Leitura Beatriz.  E pra iniciar, uma perguntinha básica, e que você já deve ter ouvido muito, mas todos nós queremos saber... Qual foi a sensação de ver o seu primeiro livro publicado?

Beatriz: A sensação foi única! Infelizmente a publicação no Brasil não é algo muito fácil, e quando eu consegui isso, poder ver meu sonho realizado em minhas próprias mãos, é uma felicidade inenarrável. Sempre me lembrarei disso!


Clube da Leitura: Bem Beatriz, imagino que como todo autor, a sua inspiração e vocação tenha vindo em alguma fase de sua vida. Qual foi essa época e o que a motivou a escrever?
Beatriz: Sempre escrevi. Desde criança. Mas, romance mesmo comecei a escrever dos 10, 11 anos. Escrevia textos pequenos, diálogos, até começar a conseguir prolongar mais as histórias, etc.

Clube da Leitura: Beatriz, eu amei seu livro "O Outro Lado da Memória", e imagino que todos que o leram também. Você teve alguma inspiração ou referência para compor os personagens? E de onde surgiu a ideia para essa história cheia de emoção, romance e com pitadas de suspense?
Beatriz: O outro lado da memória é uma obra de ficção. Não me inspirei em ninguém particularmente. Mas certa vez, ouvi uma outra autora falar algo que guardei para mim, que foi o seguinte: Nossos personagens sempre terão algo da gente. Então, acredito que Luíza tenha algumas características minhas, assim como os outros personagens. Quando escrevi esse livro, foi com a intenção de mostrar como o amor é importante para as mudanças necessárias em nossa vida. E como esperar a pessoa certa pode ser essencial. Frustrações todos iremos passar, porém, podemos escolher o que fazer com nossas escolhas.

Clube da Leitura: Você se identifica com alguns dos personagens? Com Luíza por exemplo?
Beatriz: Sim. Com Luíza me identifico pouco, porém gosto da forma como ela pensa nos outros antes de ela mesma, e sou muito assim. A impulsividade também é uma característica dela que tenho.

Clube da Leitura: Eu e todos os autores iniciantes estamos curiosos pra saber quanto tempo você levou para escrever seu livro. Houve algum tipo de crise se criatividade que muitos autores sofrem em seu primeiro livro?

Beatriz: Escrevi em 6 meses (mais ou menos). Tem momentos que realmente não sai nada. Porém, quando engatei na história, fui até o final

Clube da Leitura: Você ficou contente com o resultado final do livro?  Já esperava todo esse carinho dos leitores?

Beatriz: Fiquei e estou muito contente com tudo que tem acontecido. Com todo o apoio, o carinho, a atenção dos leitores. Eu realmente não esperava que isso pudesse repercutir tanto, e agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade que Ele tem me dado. Fico muito feliz em saber que pessoas de todo o Brasil estão lendo algo que eu escrevi. É muito gratificante!

Clube da Leitura: Conte-nos um pouco sobre você Beatriz, como leitora, o que costuma ler? Você se inspirou em algum autor? Tem autores favoritos?

Beatriz: Eu gosto de ler tudo. Mas nada me atrai tanto como um bom romance. Gosto de livros de aventura também, biografias. Sempre tive o Gustave Flaubert (autor de Madame Bovary) como inspiração. Gosto da forma verdadeira e sincera que ele escrevia. Meus autores favoritos, além dele, são Nicholas Sparks, Emily Giffin, Machado de Assis, Clarice Lispector, Samanta Holtz. 

Clube da Leitura: Qual gênero você ainda pretende abordar além do romance? Ou o romance é o seu ponto forte?
Beatriz: Romance é meu ponto forte sim, mas gosto de drama (que estou escrevendo atualmente) e textos que abordam temas psicológicos.

Clube da Leitura: Finalmente vou poder perguntar diretamente à autora... Beatriz o que pode nos adiantar de seu novo livro "Por Uma Questão de Amor"?
Beatriz: Por uma questão de amor é meu segundo livro, interligado com o primeiro. Nesse livro, vocês conhecerão Lorena, a filha de Luíza e Arthur (O outro lado da memória). Ainda não tem data de publicação, mas com certeza será esse ano *-* Está em análise com a Editora. Segue abaixo a sinopse, espero que gostem!
Após presenciar a morte de seu irmão mais velho em um trágico acidente, Lorena vive um luto que parece nunca ter fim. Com o incentivo de seu melhor amigo, Daniel, resolve fazer o vestibular para algumas faculdades como uma oportunidade de sair de Angra dos Reis. Ao passar para a faculdade de medicina da UFRJ, Lorena encontra uma realidade bem diferente da que vivia em Angra, o que animada para seguir com sua vida. No campus da UFRJ, conhece Nicholas, colega de quarto de Daniel, visto como um Dom Juan por toda a Universidade. Uma paixão avassaladora a faz descobrir que para viver esse romance, terá de passar por um abismo muito profundo e que não envolve apenas os dois. Descobrirão que também existem consequências para quem escolhe amar. Por uma questão de amor é um romance cheio de aventuras, suspense e que te levará a conhecer os extremos do amor verdadeiro que nos leva a lugares inimagináveis.

Clube da Leitura: Para finalizar, quero agradecer a você pela atenção, carinho e parceria. E principalmente por me proporcionar uma leitura deliciosa e construtiva. Fique a vontade para deixar um recado aos fãs do seu trabalho. Beijos, e até a próxima Bhya.

Beatriz: Obrigada a vocês do blog, pelo carinho e apoio. Obrigada pela oportunidade de estar falando sobre mim e sobre meus livros. Quero agradecer a todos os meus leitores queridos, e pedir que jamais desistam dos seus sonhos, porque, para eles acontecerem, primeiramente, precisam se tornar reais em nós mesmos.
Um grande beijo!

Clube da Leitura: Pessoal, podem deixar seus comentários sobre nossa querida autora. Beijos e até a próxima.

8 comentários:

  1. Deu muita vontade de ler os dois livros. Adorei a resenha.

    eueminhapequenaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaah que linda! Obrigada pela entrevista e pelo carinho <3

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que linda!!! Adoro a Bhya, mas ainda não tive oportunidade de ler seus livros, quero muito O Outro Lado da Memória! Parabéns pela entrevista =)
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie :)
    Já conhecia a autora , seu livro parece ser bem interessante e já ouvi falar muito bem de sua escrita ;)
    Espero ler em breve seu livro *--*
    Beijos !

    ResponderExcluir
  5. Oi Sa! A Bea é muito simpática, eu ainda não li "O outro lado da memória" mas morro de vontade, já li trechos e a narração que cativou! Não vejo a hora de conhecer a Luiz e o ARTUR!!!! Hahahaha Parabéns pela entrevista e mais sucesso para a Bea!

    Dani
    www.1000-vidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sá.
    Que ótima entrevista.
    Fico feliz em ver o trabalho da Bhya por aqui, pois gosto muito do que ela escreve.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.