Resenha Como treinar seu dragão

Editora: Intrínseca
Autora:  Cressida Cowell
Paginas: 224

Sinopse:
Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim...
Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

  “É mais fácil ter coragem quando não há outra alternativa.”

[Nota pessoal]

Quando eu resolvi ler esse livro, fazia muito tempo que o filme havia sido lançado. Tenho que ler os outros da série para poder fazer uma comparação digna com o filme, mas vamos ao importante.
Soluço é um jovem magro que sofre constante descriminação dos outros jovens vikings pelo seu tamanho. Quando é forçado a entrar em uma caverna cheia de dragões adormecidos e capturar um filhote para treiná-lo, só o faz por que não quer ser exilado. Ele é o filho do líder da aldeia e tem muita pressão sob seus ombros.
O livro é juvenil e encantador. A estória é divertida e o fato que ele, Soluço, fala com os dragões – ele fala dragones – faz com que a estória fique ainda mais engraçada, pois o Banguela responde. Escrita em terceira pessoa, de fácil entendimento, uma leitura rápida e gostosa. Cheia de ilustrações para povoar nossa imaginação, é uma livro que indico para as crianças e pré-adolescentes ou então para pessoas que como eu, que amam dragões e não aguentam descobrir que o filme foi baseado em um livro e não lê-lo.


 “(…) – Soluço será o líder, embora ele seja, eu admito, completamente inútil, porque o garoto é o filho do CHEFE, e é assim que funciona entre nós, vikings. Onde vocês pensam que estão? Na REPÚBLICA ROMANA? (…)”

[Livro x Filme]

Como eu disse no inicio, eu tenho que ler os outros livros da coleção para fazer uma comparação digna entre livros e filme, porém algumas diferenças são gritantes desde o começo.
No filme somos apresentados a uma Berc que mata os dragões. No livro já começamos em uma Berc que treina dragões.
No filme o pai do soluço odeia os dragões. No livro ele já tem o seu próprio dragão.
No filme o soluço treina para matar dragões com todos os outros jovens vikings. No livro ele acaba ficando amigo apenas do Perna de Peixe e o treinamento é dos dragões, para fazê-los obedecer.
No filme temos a figura forte e destemida da Astrid. Nos livros ela não existe.
No filme os dragões são grandes e os vikings montam neles. No livro eles não são maiores que um falcão e ficam pousados nos ombros dos vikings.


“O primeiro dragão faria qualquer um ter pesadelos horríveis. O segundo faria até um pesadelo ter pesadelos horríveis.”

Eu sinceramente acho que os produtores do filme, pegaram os personagens e criaram outra estória. O filme é apenas inspirado nos livros, mas não é uma adaptação como tantos outros filmes que vemos. Ainda assim eu considero uma ótima leitura e um excelente filme para ver e ler com os filhos.
Agora depois de assistir ao Como treinar seu dragão 2 eu quero muito ler os outros livros e ver o que mais eles mudaram e inventaram para as telonas. Segundo os sites de entretenimento irão ser três filmes. Uma trilogia!!! Amo o Banguela, ele é o dragão mais fofo já criado!!! 



12 comentários:

  1. Eu assisti o filme e fiquei com muita vontade de ler os livros!! Já estão na minha lista! Beijos!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa que coisa, eu assisti ao filme e amei, uma pena saber que eles pegaram os personagens do livro e criaram outra história. Mas que bom que mesmo assim gostasse dos dois =) Mas também acho que não há como não gostar *-----*
    Pretendo ler o livro em breve!

    Um beijão
    Lara- Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li este livro, mas sempre vejo ele por ai e acabei me interessando por ele.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o filme e, mesmo com toda a reformulação na trama, fiquei com enorme vontade de ler os livros!
    Há também o fator de eu gostar de tudo com dragões!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti ao filme, comecei uma vez, mas tive que parar não sei porque, mas tenho muita vontade de assistir, parece ser muito fofo. Pena que eles mudaram muita coisa, mas as vezes acontece... mas que bom que gostou dos dois.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nossa eles mudaram muita coisa mesmo o.o eu amo o filme e estou louca para ver o segundo! Os livros devem ser tão legais *-* E são ilustrados *-* Eu gostei disso o/ bjs

    ResponderExcluir
  8. Nos livros tem a Camicazi, que se eu não me engano, aparece no terceiro livro, Como Falar Dragonês. Creio que a Astrid foi baseada nela, anyway I ship it xD

    ResponderExcluir
  9. Não vejo a hora de comprar os livros , quero ler pelo menos os dois primeiros. Quero ver os dois filmes também .
    Estou muito atrasada ;)

    Ameiii a resenha <3
    Beijinhos da Leeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essas diferenças gritantes de livro x filme me fizeram lembrar da adaptação de Percy Jackson e O Ladrão de Raios (a história ficou tão diferente que se não fosse pelo mesmo nome, ia ser dificil perceber que era uma adaptação)... se tem algo que me irrita é isso: pegarem um livro legal e transformarem num filme muito nada a ver - que pode até ser bom também, mas né...

    Devaneios Estrellares

    ResponderExcluir
  11. Nossa hein só havia assistido o filme
    Comprei o livro, vamos ver agora a diferença gritante!!!

    ResponderExcluir
  12. Adoro dragões, mesmo que seja literatura infanto-juvenil, está na minha lista de leitura *-*

    Beijos
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.