A Arma Escarlate #Resenha

Mais uma resenha da minha amiga Tatiane pra vocês! Espero que gostem...

Editora: Novo Século
Autora: Renata Ventura
Páginas: 488
Ano: 2012

Sinopse:
O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.





“Que ironia. Ter uma escola de bruxaria bem ali, debaixo do símbolo maior dos cristãos.”

[Opinião de Tatiane Durães]

Olá pessoal!! Esse é um daqueles livros: não julgue pela capa, ou melhor, pela sinopse. Quando fui apresentada ao livro eu não gostei da prévia, pouco depois conheci melhor a história e fiquei encantada com as diversidades culturais brasileiras que a autora inseriu em sua história. Foi isso que me encantou, isso que me conquistou e fez com que eu quisesse tão desesperadamente ler o livro, e não me decepcionei. Eu amei a história.
Hugo é um menino de 13 anos que vive com a mãe e a avó na favela, Dona Marta no Rio de Janeiro. Ele acaba por se envolver com o tráfico de drogas. Num dia, enquanto estava de vigia, ele recebe a carta da escola de bruxaria Nossa Senhora do Korkovado. Apesar de o dono do morro já ter apelidado ele de Bruxo, ele não acredita na carta e a rasga, achando que é algum tipo de brincadeira, mas então a carta surge novamente inteira no bolso dele.
Então na mesma noite a favela é invadida pela polícia e ele acaba dedurando um traficante para se livrar da polícia. Agora ele precisa fugir e o único lugar para onde pode ir em segurança é para a escola de bruxaria.



“Ah, então agora era culpa dele que a varinha pirata não tinha funcionado! Era inacreditável a cara de pau daquela mulher.”

Hugo é malandro, ambicioso e teme confiar nas pessoas. Logo no início ele “passa a perna” na vendedora da loja de varinhas e “fatura” a melhor varinha da loja. Também ele nasceu na favela e isso faz com que ele até aja como vilão muitas vezes. Aliás, Hugo não é o nome dele, o nome dele é Idá e como ele teme ser descoberto acaba inventando um nome.
Já na escola, ele conhece o mundo mágico, é apresentado aos Pixies (Capí, Viny, Indio e Cai), aos Anjos (Abelardo o pior deles) e ao Conselho da escola. Os Pixies são um grupo de alunos mais velhos que aprontam na escola, muitas vezes para mostrar o quanto o Brasil é melhor do que a Europa. Os Anjos são os “filinhos de papai” por assim se dizer, confesso que tive dificuldade para entendê-los. Talvez por me identificar tão de cara com os Pixies, não pela bagunça nem por serem populares, mas pelos motivos que os levam a “aprontar”. O Conselho é um grupo de bruxos já adultos que ajudam a manter a ordem.


“Tá me tirando, ‘fessora’, Viny sorriu. “Tu é massa! Tuas aulas são as mais divertidas”
“Eu n-num ensin-ei nada em ci-inco meses!”
Viny sorriu, “Mas foi divertido.”

O livro é baseado em Harry Potter e isso fica claro quando falamos em escola de magia e bruxaria, porém ele é uma história complemente à parte. Carregado com cultura nacional e problemas brasileiros. Existe sim alguma semelhança, como eu acho que não poderia deixar de existir, como o preconceito com os não bruxos, chamados inicialmente de Azemolas e posteriormente de Mequetrefes, nome dado pelo encantador Viny. Preconceito com os filhos de bruxos que nascem sem magia, Fiascos, e também os preconceitos comuns a nós, azemolas, como: classes sociais, cor da pele, incompetência de professores, migração, irmãos de pais diferentes, tráfico de drogas, criminalidade, abusos de autoridade e etc.


“O que um vampiro ia fazer fora do Brasil? Pensa bem. O Rio de Janeiro tem a melhor vida noturna do mundo! A noite carioca, cara!! É a coisa mais fantástica que existe! O que diabos a gente faria na Transilvânia?!” Seu corpo estremeceu só de pensar. “Ô, lugarzinho sombrio...”

A história é ambientada no Rio de Janeiro, na maior escola de magia brasileira, a Nossa Senhora do Korkovado. Sim, uma das escolas, porque o Brasil é grande demais pra ter apenas uma escola, então, tem cinco, uma para cada região do país: As escolas do Rio (lar dos Corcundas), de Salvador (escola dos Caramurus), de Brasília (onde estão os Candangos), da Amazônia (lugar onde estudam os Curumins) e a do Sul (que eu não me lembro de onde era exatamente, mas que é o lar dos Cupinchas. Ah, sim! Lá também tem uma escola de centauros, a Chiron).
Os sotaques descritos pela autora são tão perfeitos que se é capaz de ouvir o personagem falando daquela forma. As diferenças culturais e regionais também são muito citadas e valorizadas na história, assim como a valorização do folclore brasileiro, ao invés de vampiros e lobisomens, mas temos vampiros. Eu adorei o fato dos feitiços terem nomes brasileiros, o jeito de voar na vassoura ser completamente diferente e os jogos serem complemente autênticos.


“Nem tudo que se quer, se precisa. Nem tudo que se precisa, se quer.”

A escrita da autora, Renata Ventura, é fácil e faz com que a rica história flua com muita facilidade.
Meu personagem favorito é o Italo, vulgo Capí. Ele é carismático, ama os animais e odeia as injustiças. Não tem como não se apaixonar por ele. Viny tem lá seus encantos, mas não gosto de garotos populares... rsrs... Virgilio ou Índio, como é chamado pelos amigos, é fechado e mal humorado, mas também é o único que desconfia desde o inicio do Hugo e Caimana que é uma loira adorável e surfista, namorada do Viny.

Bem pessoal, só posso dizer que se você ama Harry Potter você vai amar A Arma Escarlate. A história é rica, muito bem escrita e apaixonante. Tire esse preconceito bobo da cabeça e entre de corpo e alma na Nossa Senhora do Korkovado.

*Resenha de Tatiane Durães


21 comentários:

  1. Olá! Por duas ou três vezes quase comprei esse livro, mas a capa e a sinopse fizeram com que eu desistisse e o tirasse de minha lista.
    Sua resenha mudou isso completamente! Ele já está de volta na minha lista de próximas compras. É incrível como uma sinopse ruim e uma capa sem atrativos conseguem estragar um bom livro :(
    Uma excelente resenha =D
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ileana!! Eu também não tinha gostado da sinopse, isso fez com que eu demorasse muito para lê-lo, mas me arrependi tanto... a história é muito boa!!! Vale a pena!!! Espero que goste tanto como eu!!! bjs

      Excluir
  2. Eu nem notava muito esse livro, mas depois de você falar tanto, e depois dessa resenha, me convenceu..rs. Quero logo o meu, e o segundo que lançou também. Adoro informação e cultura. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. gostei mto da resenha, gosto mto de livros q falam sobre bruxos (as)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati!

    Sabe... Esse livro nunca tinha me chamado a atenção... Acho que a capa e o título não me cativaram... Tanto que nem tinha lido a sinopse!!!
    Não sabia que fala de bruxas e muito menos que se passa aqui no Brasil!

    Vai entrar para os desejados!

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.... bruxos!! rs... a história é muito divertida, eu gostei muito e super indico!!! bjs

      Excluir
  6. Nossa eu tenho uma BAITA vontade de ler esse livro também Tati! Muito mesmo! Quero poder fazê-lo logo. Comecei a ler o e-book no dia em que fui fazer meu teste de direção e fiquei tão fisgada logo de início que mal percebi o avaliador dizendo que era a minha vez! :p

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati, tudo bom?! A autora me mando o e-book desse livro, mas ainda não tive a chance de ler. Espero que consiga ler esse ano! Adorei!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha a oportunidade de ler, é muito boa!! bjs

      Excluir
  8. Nunca julgue um livro pela capa né? A capa é linda sim, mas pela sinopse já deu pra ver que o livro foi feito pelas coxas. Cacete que dizer que apesar de desse livro ser um tipo de harry potter que vive em favela, vende droga, mal caráter, sem carisma, com um péssimo roteiro vc vem dizer que gostou?! Porque vc não fala de uma vez a verdade pô, que está sentindo saudade do harry potter e não há outro livro melhor do tipo, e quando tem são péssimos livros, AAE não só apresenta referências toscas a outros livros e a cultura brasileira como possui diálogos bestas estilo sotaque paraíba e caipira, ilegível, assim como os seus feitiços, com os nomes mais feios do mundo. Pessoal não deixem esse livro toscão fazer vc pensar que o Brasil só tem isso pra oferecer como drogas, miséria, atraso, e sub-desenvolvimento. Podemos ser mais que isso, só precisamos escrever como um estrangeiro.
    Odeio A Arma escarlate QUERO COMÊ-LO NO CAFÉ DA MANHÃ!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, lamento sua opinião, mas principalmente sua forma desrespeitosa de se expressar. Vejo que você sai comentando em várias resenhas desse livro, mas nunca se identifica. Eu gosto de ser clara com minhas palavras e procuro não me esconder, você devia fazer o mesmo. Agora, a minha dúvida é se você não gostou mesmo do livro ou se é só uma idolatria à HP, que te impede de admirar outros títulos do gênero. Eu acredito que leitores de verdade, mas só os de verdade, inclusive Potterheads, respeitam acima de tudo o gosto literário de cada um. E como você pode saber se gostamos ou não? É muita falta de educação a sua, ir julgando os outros, e se achar no direito de responder por nós. Se você considera isso, ok, respeito sua opinião, mas respeite a nossa também. Ou se não, você vai viver falando mais de AAE do que HP. Quem não gosta de algo simplesmente ignora. Ao invés de ficar preocupado com o sucesso do livro, devia incentivar a literatura nacional. Muito preconceito seu achar que pra ser uma boa história precisa escrever como um estrangeiro. Lamentável.

      Excluir
    2. Olá anônimo!
      Não acho que o livro foi feito pelas coxas, acho-o muito bem feito. Sou autora e sei do que estou falando.
      Sou muito fã da diversidade cultural que temos no Brasil e acho que foi muito bem representada do livro. A questão da favela, infelizmente, faz parte da vida do brasileiro, as favelas são enormes e tem em todos os estados brasileiros.
      Minha resenha só retrata a verdade, não tenho por que mentir... assim como não minto quando digo que não gosto de modinhas estrangeiras e dou preferencia para a literatura nacional. O Brasil não tem apenas isso para oferecer, o Brasil tem uma diversidade muito grande de autores e lindas histórias e essa com certeza faz parte.
      Só precisamos escrever como os estrangeiros? Sério? Então é melhor você estudar inglês, por que eles só escrevem em inglês. O que você lê é uma tradução feita por um brasileiro que adaptou a história para nossa língua e que muito se perdeu da essência verdadeira. Infelizmente ainda existem pessoas como você no mundo, que preferem o preconceito com algo do próprio país e exaltam o que vem de fora. Ingênuo!!!

      Excluir
    3. Obrigado! Vocês me amam, e dão até boas dicas de como escrever um livro, ainda assim eu prefiro escrever como um estrangeiro, e olha que nem preciso escrever em inglês

      Excluir
  9. Oi, Tati.

    Sinceramente eu ainda não sei se lerei este livro, pois acho que não vou me agradar tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você mude de opinião Fer, assim como eu mudei. O livro é muito bem escrito e a história é muito legal!!!! bjs

      Excluir
  10. Ai caramba Tati! Mais um para a lista dos desejados, sério! Amo HP, e tenho certeza que irei gostar muito desse livro *----------*
    A sinopse realmente não atrai, mas tua resenha me deixou super interessada =)

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da sinopse é que ela não mostra a magia por detrás da cruel realidade da favela e só quando a gente pega uma resenha do livro é que entende do que realmente se trata a história. Foi assim comigo também, só quando eu conheci a história por uma fanfiction é que passei a me interessar!!!! Espero que você possa lê-lo e goste assim como eu!!!! bjs

      Excluir
  11. Oi Tati, tudo bem ?
    Adorei sobre o que livro narra, eu moro no Rio de Janeiro e as aventuras que começam por aqui andam me fazendo amar bastante :)
    Eu juro que assim como você a sinopse não me conquistou, mas a sua resenha me fez querer lê-lo.
    Ameiiiiiiiiiiiiiii, vou add no meu skoob.
    Beijinhos da Lêeh

    ResponderExcluir
  12. Estou namorando esse livro há tempos, todo mundo fala bem, mas quem disse que encontro em livrarias? E nunca tem uma promoção legal na internet :/
    Mas a Renata é um amor de pessoa, já falei com ela no skoob.
    Um dia eu compro haha
    Abraços.
    armadaescrita.com.br

    ResponderExcluir
  13. Vi uma reportagem sobre jovens de Manaus (se não me engano) que estavam lendo e tipo, viciados nesse livro. Eu fiquei extremamente interessada! Apesar disso, não sabia que o personagem principal seria um tipo de Harry "Zé Pequeno" Potter, rs. Ficou mais claro agora...
    Muito interessante mesmo! Você sabe dizer se vai ser uma série? Ou é só esse livro mesmo?
    Beijos, ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.