Resenha Diário de Santee - Universos Paralelos

Editora: Beca
Autor:
Roque Fernando
Páginas:
179
Ano: 2009

Sinopse: O dia amanhece. Edward Santee segue em direção à Universidade onde trabalha. O professor percebe que algo está em desacordo com a normalidade de seu dia-a-dia. Para a maioria de nós, esta é uma rotina comum em nossas manhãs, mas isto não se aplica quando falamos de Edward Santee.
Acordar foi apenas o princípio de seus problemas. Enfrentando o medo e o desespero, Santee tem que aceitar uma dura realidade: ele está sozinho. As pessoas não o reconhecem mais, nem mesmo sua esposa e seus filhos. Nesta nova ordem, cenário caótico para o cientista, Edward Santee descobre que alguém ocupa seu lugar. Como num pesadelo terrível, a vida de Santee foi sequestrada: sua identidade, sua família, sua vontade de viver, tudo deixou de existir inesperadamente.

De cidadão respeitado, Santee passou a ser um fugitivo. Não havia mais sentido em viver; a insanidade parecia ser maior que a razão. O que fazer numa situação como esta? Como lutar contra o destino? Santee estaria louco, ou seria apenas um sonho tão intenso a ponto de se parecer com a realidade? Este é apenas o início da trajetória de Edward Santee, um homem preso a uma realidade alternativa que busca resgatar sua vida.

"Pedi a Deus para me tirar daquele inferno. Minha mente buscava uma explicação. Afinal, o que estava acontecendo comigo? Num estalar de dedos, num piscar de olhos, numa distração, fui lançado num tipo de armadilha, num pesadelo insano.Acordar parecia ser impossível."

[Nota Pessoal]

Primeiro quero agradecer ao autor por ceder o livro como cortesia ao blog, e me proporcionar uma leitura maravilhosa com essa história. É verdade que fiquei confusa diversas vezes durante a leitura, mas mesmo assim, achei uma história bem construída.
Já aviso que vou ter que contar um pouquinho da história, detalhes importantes mas que fazem a diferença para a compreensão do livro, e para que vocês não fiquem confusos... ou fiquem...rs.

Edward Santee é um homem comum, professor e pai de família, que sai de férias com a esposa e filhos. Lá ele parece aproveitar cada momento, refletindo o quanto de tempo as pessoas perdem sem dar valor ao que realmente importa.
Na volta para casa, a família sofre um acidente de carro. Mas incrivelmente ninguém se fere, e então seguem normalmente para casa.


"- Que situação: ficar em pé, algo tão comum para a maioria de nós, para mim era uma prova. Não paramos sequer um minuto para perceber o quanto ser dono de nossas próprias pernas é literalmente maravilhoso." 

Antes disso, Santee tem a impressão de ver alguém o encarando na estrada, um tipo de indígena (o que é sinistro). Até aí tudo bem, pode ser a pancada que o fez ver coisas. Mas então ele volta pra casa, e ao acordar normalmente pela manhã, percebe que todos já haviam saído (senti um clima estranho já aí). E o único fato realmente fora do normal é que seu cachorro rosna pra ele e tenta o atacar, como se fosse um desconhecido.
Depois disso ele segue pra sua Universidade onde dá aulas, mas é a partir daí que as coisas começam a ficar esquisitas. A Universidade não está lá! Não existe mais, e foi substituída meses atrás. O que seria impossível no curto espaço de tempo em que ficara de férias.
Aí eu comecei a ficar tensa..rs.
Em seguida, ainda confuso, vai buscar os filhos, mas a situação é pior ainda, eles passam por ele como se fosse um estranho! (Pirei! Fiquei desesperada pra saber o que aconteceria). Eles entram no carro de uma outra pessoa e vão embora.


"- As vezes me sinto um tolo fazendo tais perguntas
- Tolo é aquele que não conhece seus próprios medos,que ignora o inimigo. Confie em si mesmo e conseguirá o que tanto busca."


Santee segue a pé até sua casa, disposto a descobrir que mal entendido era aquele, e para sua surpresa sua família, filhos e esposa não o reconhecem mais.Depois desse turbilhão de emoções, muita coisas acontece, ele acaba parando no INC- Instituto de Neurociência e comportamento, ou seja, é tratado com louco. Mas conhece a doutora Vanessa que pode ser sua única chave pra sair daquele lugar e encontrar as respostas que precisa para ter sua família e vida novamente
Mas além disso, tem muitas pessoas envolvidas nessa trama, e ele ainda terá que achar um homem chamado Nicholas Ruffos, com a ajuda da policial Samantha, que não consegue acreditar nessa história louca dele, mas quer encontrar o tal Nicholas.


"- Isso é demais para mim. Eu sou apenas um professor. de Universidade. 
- Professor que consegue até viajar para outra realidade."

Ruffos terá um papel importantíssimo para a libertação de Edward. Aparentemente ele também passou pelo mesmo que Santee, só que bem pior. E cita a figura misteriosa de Burak (o indígena que Edward teria visto na estrada) nas cartas que supostamente Ruffos manda para a policial.  O que será que esse Burak tem de tão especial? E porque ele parece saber todas respostas? Essas foram umas das minhas perguntas durante a leitura. Mas Ruffos acredita que pode mudar o passado. É muita informação eu sei, imagine para Edward? Teremos também um vilão na história, que não vou dizer o nome só pra vocês imaginarem quem será...
Será Edward capaz de desvendar os mistérios que de certa forma, parecem estar ligados à ele? E se recuperar sua vida de volta, como ficarão as amizades que construiu depois disso?
Não posso contar mais, aliás acho que contei demais..rs. Mas se não explicasse um pouco vocês não entenderiam que o livro é composto de muito mistérios e quebra-cabeças que nos confundem, mas depois faz todo o sentido. Só que se contar mais perde toda a graça e surpresa que terão lendo o livro. Eu adorei a leitura, é um livro com uma atmosfera de suspense do início ao fim. Você se sente parte da história, e quer desesperadamente descobrir junto com Edward Santee as repostas para todas as perguntas. E como o livro deixa uma brecha para outro, aguardo ansiosa pela continuação.

Espero que tenham gostado. Beijos da Sa.




6 comentários:

  1. Lembrei da aquele filme "Desconhecido" ("Unknown" original), com Liam Neeson, que também tem essa questão das pessoas não o reconhecerem, até mesma a esposa.
    É uma premissa interessante. Fiquei, realmente, com vontade de ler, para saber com se resolve todos os mistérios.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilda, você citou aí o Desconhecido, que por coincidência eu gosto muito. Aliás adoro histórias que mexem com o psicológico do ser humano. Espero que tenha a oportunidade de ler. Beijos.

      Excluir
  2. SABRINA COMO SEMPRE , TUAS RESENHAS DEIXAM AS PESSOAS COM VONTADE DE QUERO MAIS (DEZ), O LIVRO MUITO BOM, PARABÉNS AO AUTOR , ROQUE FERNANDO, UM LIVRO Q PRENDE MUITO A GENTE, NO COMEÇO DA RESENHA , ACHEI MEIO ESTRANHO, NÃO TINHA ENTENDIDO PORQUE EDWARD ESTAVA ESTRANHO ,MAS COMO VC SABRINA NOS DEU UMA MAS UM POUCO DE LEITURA , COMECEI A ENTENDER + UM POUCO, DEPOIS ELE FOI P/ "INC" Q COMEÇOU REALMENTE A HISTÓRIA , COMO SEMPRE VC NOS DEIXA COM GOSTO DE QUERO MAIS, PARABÉNS SABRINA BOA DE + TUA RESENHA,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leci, é sempre um prazer te receber aqui no blog! Que bom que se interessou, garanto que é um livro muito bom, você vai gostar! Beijos.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.