Quando as Luzes se Apagam #Resenha


Editora: Incógnita - Portugal
Autor: Rô Mierling
Páginas: 200
Ano: 2014


[Nota Pessoal]


Este livro eu comprei junto com segunda edição de Contos e Crônicas do Absurdo, da mesma autora, a capa é muito bonita e a minha escolhi fosca que vem com uma textura aveludada muito gostosa.
Bem, eu estava curiosa pra ler o livro,  ouvi falar muito bem dele e finalmente pude saciar essa vontade.  Li em dois dias e terminei ele no quase escuro do meu quarto rs. O livro é composto por várias histórias diferentes e em todas elas temos um personagem em comum. Lux Fero. Pra começar,  a história de Lux é muito antiga,  ele habita na Terra há milhões de anos. Seu intuito é semear a discórdia,  espalhar o caos,  promover o ódio entre outras ações tentadoras para os de mente suscetíveis.


 "Afinal,  de dia tudo é mais fácil"

Ele vive em constante guerra com o Pai, que o expulsou da Cidade em que vivia pois queria ser grande,  ou maior do que Ele, disputando o destino dos seres humanos,  com quem ele brinca como marionetes. Mas o livro vai além de uma recontagem da historia da humanidade ou uma versão fictícia de divindades opostas. O livro aborda duas forças inegavelmente existentes dentro de cada um de nós: o bem e o mal. E nos lembrando de que ninguém é 100% bom e nem 100% mau. O que define o quanto podemos ser confiáveis ou não é a que lado alimentamos mais.
Todos nós temos um lado escuro esperando ser libertado em algum momento. E é  nesse pedaço de cada um de nós que Lux Fero atua.


"Eram sermões de mais de uma hora falando do diabo e cinco minutos falando de Deus e quando o assunto era Deus,  era um Deus vingativo,  que castigava e não aceitava pessoas que não faziam tudo estritamente certo."

Em cada história, um drama diferente,  uma nova porta aberta para Lux entrar e habitar ali. E é quase impossível fugir de Lux,  ele é sedutor,  atraente,  persuasivo...
Eu me identifiquei em vários momentos. Principalmente com as crianças atormentados por seus medos,  lutando para acreditar que o mal que as atormentava não passava de um delírio infantil. Mas Lux é a personificação do mal. Ele existe de alguma forma. Só que para cada um ele tem um rosto, uma identidade diferente.
Minha crítica vai para a capa que não tem orelhas hahaha. E alguns erros de revisão. Outra coisa é quanto aos contos. Imaginei que fossem seguir uma linha muito macabra, totalmente sobrenatural,  mas eles me pareceram bem reais...  o que de certa forma foi bom, o que levantou a questão de muitos deles serem baseados em fatos verídicos. (e eu tenho a certeza que sim! rs)


"Lux trabalhava de forma ardente em mentes psicóticas e em cima de desejos e pensamentos obscuros,  formados na escuridão da mente humana,  ele  se deleitava."

No fim dá aquela sensação de que estamos sendo vigiados,  invadidos pela presença de Lux,  na verdade a todo instante do livro. Parece que terá uma continuação relacionada ao último conto que é inclusive o mais longo e mais intenso. Enfim, gostei bastante do livro.
Eu acredito que recebi a mensagem do livro,  e não quer dizer que seja a mesma para todos nós. Cada um interpretará a sua maneira. Mas diante dessa experiência literária,  possivelmente real... não custa ficarmos atentos quando as luzes se apagam. Por que na escuridão...  Lux está a espreita.


4 comentários:

  1. Como sempre, a Sá é mestre em suas resenhas! Já conhecia o livro d Rô, mas nunca li. Espero algum dia poder ter esse privilégio. A capa foi uma das melhores, atraiu muito a minha atenção. Parabéns pela resenha e pelo blog, e parabéns a autora pela obra instigante que ainda irá conquistar muitos leitores! Abraços

    Tony

    ResponderExcluir
  2. Como não ama suas resenhas?

    Cara, gostei muito do modo que você descreveu o que sentiu com a leitura, conheço a autora(como você sabe, rsrs), e sei que tem um grande talento e espero não encontra esse tal de Lux Fero.... kkkk :/

    Parabéns pela resenha!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii *.* estou ansiosa para ler esse livro! A Rô é muito talentosa, e esse livro deve ser muito bom, as opiniões que escuto só me fazem ter mais vontade de ler haha adorei sua resenha, bem objetiva e com uma ótima argumentação :)
    Beijos!

    http://resenhandoaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sá..muito obrigada, amei..suas resenhas são sempre perfeitas..uma honra ter um livro resenhado por vocês.. Bjs..Rô Mierling

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.