Elevador 16 #Resenha

 

Editora: Faro Editorial
Autor: Rodrigo de Oliveira
Ano: 2014 / Páginas: 70


[Nota Pessoal]
Olá pessoal!
Estou aqui para falar de um livro que gostei bastante. Vocês devem ter percebido por causa das cinco estrelinhas que dei né? rs... Pois é, eu o comprei com uma expectativa muito grande, pois já tinha os dois primeiros volumes da série As Crônicas dos Mortos e ele veio num kit com o terceiro da série. Ele é um livro à parte, um conto que pode ser lido depois dos dois primeiros, mas antes do terceiro por ter um personagem que aparecerá por lá. Tecnicamente ele seria o primeiro, pois também conta exatamente o momento em que tudo aconteceu em toda Terra, então eu recomendo que o leia primeiro logo rs. Foi o que eu fiz.
Bem, a história se passa basicamente num prédio onde Mariana trabalha. O livro já começa num momento tenso, ainda mais que nós leitores sabemos que as cosias vão piorar, a cena acaba tendo mais importancia. Marina está grávida de seu colega de trabalho e "meio namorado" Raul. 



"Ironicamente, ela havia acertado em cheio. Eles nunca mais voltariam a conversar. Dali a algumas horas, a vida como eles conheciam deixaria de existir."

Na verdade as coisas entre eles não estava nada bem e só parecia declinar o relacionamento, por isso uma notícia dessas abalou o mundo de Mariana. Ela não consegue esconder por muito tempo, e mesmo estando no trabalho, tem uma briga com o amado por conta dessa notícia.
O bacana, é que o autor vai informando de certa forma o fim de uma cena ou outra... com comentários nada positivos... pode parecer spoiler, mas numa história de zumbi fica mais tenso, acredite.
Daí, o pessoal resolve fazer uma parada para almoço, já que estão em pleno sábado fazendo um trabalho extra. E é aí que o nome do livro faz sentido rs. Dezesseis pessoas entram no elevador, e pode ter certeza que a coisa vai esquentar. Literalmente, pois o elevador para, as luzes acabam e o clima fica claustrofóbico. E como se não bastasse, dez pessoas simplesmente desmaiam  no elevador, tornando o lugar menor ainda, amontoados uns em cima dos outros. 
 

"O fato era que não havia cor nenhuma. Os olhos dele estavam brancos como algodão. Um branco espectral, fantasmagórico. Era impossível ter certeza da direção exata para a qual ele olhava; era uma visão perturbadora."

Os seis restantes ficam sem saber o que fazer, desesperados e sem entender por que não há mais sinal nenhum de celular.
Mariana fica mais aflita e o seu dia que começara mal, só pode piorar. Um dos colegas de trabalho acorda, mas isso não será motivo de alegria, já que seus olhos não são mais os mesmos. Eles não tem cor, não tem vida... e só querem uma coisa... atacá-los!
Então, pessoal, como o livro é curtinho, não posso revelar muito, mas já deu pra perceber o desespero da situação né? Eu sou uma fã assumida de zumbis, e já assisti muuuuuuuitos filmes de zumbis, entre os meus preferidos, os de George A. Romero. Mas na literatura nunca fiz questão de ler, achava que não teria a mesma emoção da ação, mas estava enganada. Esse foi o meu primeiro livro lido inteiramente sobre zumbis, e fiquei muito empolgada, ainda mais por ser nacional. 
 

"Sinceramente, eu duvido. Hoje é um daqueles dias em que nada vai dar certo."

O Rodrigo escreve com perfeição os momentos tensos e domina com maestria o tema do livro. Fiquei admirada com a sua criatividade para uma situação tão diferente no apocalipse zumbi, dentro de um elevador! Outra coisa que quero observar é que gostei muito da forma física descrita dos mortos vivos, principalmente os olhos sem cor, totalmente brancos, que ainda não tinha visto, ou pelo menos não me recordo em outra história. Já vi vermelhos, parcialmente brancos, mas todo branco é a primeira vez. Dá um ar mais macabro ainda, quase como uma assombração. O final foi satisfatório, mas sei que ainda tem muita coisa pra rolar nessa série, e estou louca pra ler o resto. Só fico triste de saber que o próximo está longe de ser lançado, mas vou esperar pacientemente. 
É isso pessoal, espero que tenham se interessado pelo livro, e se você já leu, deixe seu comentário dizendo o que achou. Se você gostou da resenha, compartilhe, nos ajude a divulgar o livro.
PS: desculpe a qualidade das fotos, ficaram escuras, depois tiro outras.
Um beijão pra vocês, amores! 






3 comentários:

  1. Oi Sa, não achei que as fotos ficaram escuras... rs... Gostei muito da sua resenha e o livro parece ser ótimo, para quem gosta desse tipo de leitura. hahaha... eu como não gosto de terror, prefiro me manter longe.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, SA!
    Adorei a sua resenha, acredita que nunca li um livro inteiramente sobre zumbi! Já li alguns que certos zumbis fazem uma participação, mas nunca só sobre zumbis, fiquei curioso em conhecer esse mundo apocalíptico! Rsrs

    Adorei a resenha, soube escrever-la muito bem! Parabéns!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. adorei a resenha , tbm gosto muito de livros e zumbis, queria muio ler este p/ saber como vai terminar c/ todas as pessoas presas no elevador com zumbis.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.