Resenha: Pílulas Azuis




Editora: Nemo
Autor:  Frederik Peeters
Páginas: 208
Ano: 2015


[Nota Pessoal] 

Esta foi a primeira HQ adulta que li e terminei o livro... muito encantada! A editora  Nemo caprichou.
A obra é uma autobiografia do próprio desenhista da HQ, onde ele conta um pouco da sua história e de como se apaixonou por uma mulher com o vírus HIV. Não é nenhum conto de fadas, um romance meloso, nada disso. Aqui ele fala de uma forma direta e clara sobre a realidade de quem vive com essa doença e expressa seus sentimentos de uma forma muito simples, singela e pura. Vemos como o amor é mais simples do que imaginamos e que ele não necessita de declarações excessivas. Os atos o fazem. E é assim que senti nessa HQ. 


"Apesar de tudo, penso muito nisso... Que todo mundo deveria ter direito a uma segunda chance."

O Fredrik conhece Cati numa festa e os dois tem uma noite maravilhosa, no entanto, eles se desencontram e Frederik segue sua vida, mas ainda pensa como seria se a reencontrasse. E preserva em sua memória a lembrança dos grandes e bonitos olhos de Cati. Anos mais tarde, totalmente ao acaso, ele a reencontra...  totalmente diferente, e agora com um filho e divorciada. Logo eles se reaproximam e Frederik deseja ficar cada vez mais perto dela. Cati tem uma atitude maravilhosa e logo revela sua condição, mas pra sua surpresa, ele só quer ficar ao lado dela, cuidar dela e do bebê (que passa a ser um grande desafio, pois ele também tem o vírus). 

“Sempre gostei da Cati. Desde há muito tempo. Desde sempre… E a gente se entende perfeitamente em todos os aspectos. É o que a maioria das pessoas busca, não? Então, não vejo a mínima razão para me privar de tudo isso só porque volta e meia tenho que vestir meu pau com um vigésimo de milímetro de borracha.” 

É interessante observar como o ser humano possui inúmeras formas de expressar sentimentos e demonstrar os mesmos. Nessa emocionante HQ você vai sorrir, chorar, refletir e viajar em um mundo nada colorido. A realidade enxugando as cores.
Foi muito interessante saber das informações e instruções de como devemos proceder em caso de ser um portador e também de conviver com um portador da doença. Claro que isso não é nenhum guia de instruções, devemos ir ao médico para esclarecer essas coisas, mas aqui, não deixa de ser interessante essas informações (e muitas delas eu não sabia). Ele fala abertamente do assunto na HQ. Quais precauções devemos tomar, o que devemos nos preocupar... o que é mito ou realidade. O que ele também ficou sabendo através de sua relação com Cati.
 
"Talvez ela seja seu pior azar e sua melhor sorte..."

Nós vamos descobrindo mais sobre a doença junto com ele durante a HQ. É realmente interessante. Há momentos de agonia, em que me coloquei no lugar dele. Não deve ser nada fácil, mas Frederik encontrou um jeito. O amor, a amizade, o companheirismo encontrou um jeito.
Sobre a doença, caso alguém ainda pense dessa maneira... Não é o fim. Definitivamente não é o fim. 
Dá para viver "quase" normalmente se tiver acompanhamento médico e tomar alguns cuidados. E principalmente, é possível ter um(a) parceiro (a) saudável.
Enfim... uma história reflexiva, com toques de drama e humor que vai fazer você repensar a vida. Se você ainda não leu Pílulas Azuis, coloque na sua lista. Não irá se arrepender. 
Então, galerinha, é isso. Espero que tenham gostado, e até a próxima. Beijos da Sa! 



1 comentários:

  1. Oi, Sabrina
    Primeiramente, que mini carrinho de compras fofo.
    Eu já li algumas resenhas dessa HQ e sempre aumenta minha curiosidade. Não sou muito de ler HQs mas, essa eu quero na minha estante.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.