*Book Tour* Resenha Sombras do Medo





Editora: Arwen
Autor: Camila Pelegrini
Páginas: 291
Ano: 2015

 [Nota Pessoal]


Olá galerinha linda!! Hoje, a resenha é especial de um Book Tour. Eu escolhi ser a última na fila de leitura pois complicaria minhas outras leituras e acabou que eu comprei o livro antes da antiga edição viajar até mim, e li nele mesmo. E agora, estou ansiosa para contar a minha opinião do livro. Vamos ao que interessa?
Antes de mais nada, vocês tem que saber que o mundo aqui no livro, não é mais o mesmo. Após guerras e desastres naturais, a Terra foi dividida por grandes muralhas. Os mais poderosos, que concentram o poder, são chamados de singulares, e o restante que vive fora das muralhas da capital, são os ordinários, que trabalham arduamente dia após dia para sobreviver debaixo de um sol intensamente forte por um pouco de água. Onde os ordinários vivem, com suas casas e roupas muito humildes (sem contar a alimentação escassa), faz calor o tempo todo, a não ser quando um estranho acontecimento vem para deixa-los mais preocupados do que já vivem. São tempos de sonhos ruins, um presságio aterrador. 


O medo, como bem sabia ela, era capaz de fazer uma pessoa reagir, lutar. Mas em uma diferente intensidade era também capaz de tornar alguém tão inerte quanto um poste.


O estranho acontecimento de que estou falando, é o repentino frio, seguido de o desaparecimento de algum ordinário. E depois, só resta pedacinhos de vidro congelado, onde seria o lugar do corpo morto. Muito estranho, não? Antes desses acontecimentos, Anabele vinha tendo pesadelos, que a deixava ainda mais com medo. Ela e sua mãe são ordinárias, e vivem como todos os outros, em uma casa muito simples. Ane também conta com o apoio do amigo Vincent, um "gigante" muito carinhoso e preocupado com ela. Mas, essa preocupação, não é aparentemente só pela amizade. E eu confesso, que no início fiquei torcendo pra eles se acertarem, Mas, parece que Anabele só tem olhos para o forasteiro, Henry, um sujeitinho com estilo bad boy, carregado de sarcasmo e não é nem um pouco modesto.
Quem lê minhas resenhas, sabe que não gosto muito de personagens que apenas pareçam bad boys, mas no fundo não são rs. Então, posso dizer que ele não foi meu personagem favorito haha. Principalmente por que ele é extremamente convencido e isso me dá certo cansaço. Tentei pensar nele como um personagem de humor mesmo, pois é o que acontecia, eu dava boas risadas pra não ficar com ódio dele. Ele também esconde um segredo que logo pesquei antes de ser revelado.


Pessoas amedrontadas e sem esperança não reagem.

Voltando ao medo na história, existe uma criatura, que vocês podem confirmar na capa do livro, que provavelmente é a responsável por esses desaparecimentos dos ordinários. E é aí que a fantasia entre nessa distopia.  Mas por que apenas ordinários? Isso tem um motivo, é claro, mas só descobrimos um pouco depois. O que será que os ordinários podem fazer para se defender, se nada tem em suas mãos para ajudá-los? A capital, egoísta e segura por suas muralhas seria capaz de olhar para esses pobres infelizes? Seria alguém capaz de arriscar a vida para entrar na capital atrás de ajuda? Hummm... são perguntas que nos fazemos antes mesmo de ler!
Agora, vamos falar de pontos específicos da historia, Misturar fantasia e distopia, deu certo? Deu sim, Mas, ainda assim, eu achei que uma coisa meio que apagou a outra, Minha opinião, claro. O lado fantástico foi ganhando certo destaque, e acho que o lado da distopia, poderia ter sido mais explorado. Claro, é um distopia sim, mas só o fato de escolherem esse tema em um livro, ou filme, criamos uma certa expectativa sobre os assuntos que podem ser abordados na história  (não que aqui não tenha, mas senti falta de algo mais aprofundado nesse tema). Vemos a desigualdade do povo, o poder concentrado na capital... mas, faltou algo mais impactante, além da fantasia. Algo que não sei explicar, mas que senti. Quanto a parte de fantasia, também gostaria que houvesse uma explicação mais ampla da origem das criaturas. Sobre a própria protagonista, achei ela sem vontade própria, às vezes, embora ela fosse um amor de pessoa, tentando sempre ajudar os outros.
Enfim, pra terminar, o final me pareceu muito "Conto de fadas", daqueles que se resolvem muito facilmente (acredito que isso não seja spoiler) mas nem por isso, eu deixei de curtir o livro. Foi uma história que me agradou, e até me divertiu (o Henry deu conta da diversão, é claro rs).

E aí, algum de vocês já leram esse livro, ou, estão a fim de ler? Conta pra mim nos comentários. Beijos da Sa!

11 comentários:

  1. Oi, Sa!
    Obrigada por ter participado do BK e pela resenha!
    O principal do livro não é a questão distópica em si mesma, realmente, é o poder que os seres humanos têm sobre o mundo e as consequências disso :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sa!
    Gostei muito da sua resenha. Estava namorando esse livro a algum tempo.
    Como eu amo distopia e você diz que o foco é mais para o lado da fantasia, não sei se vou gostar 100%, mas vou arriscar ler.
    Beijos
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  3. A criatura só ataca os ordinários? Como sempre os mais pobres se lascam, rsrs.

    Confesso que esse não é meu tipo de literatura, mas sua resenha ficou tão boa e você falou tão bem do livro que me deu curiosidade para lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    A primeira vista o livro naão me chamou muito a atenção não, mas ao decorrer da sua resenha, confesso que fiquei bastante curiosa para conferir a a leitura. Já anotei a dica, e assim que tiver uma oportunidade, irei fazer a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiee! Esta capa é interessante hein! Gostei deste enredo e da sua resenha também. A história parece que nos envolve, salvo algumas questões como vc mencionou, mas acho que curtiria também. Adorei o jeito que vc conduziu o texto, ficou muito suave e direto. ;)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sá, amo sua sinceridade em suas resenhas, isso é essencial né? Amei a capa do livro, mas quando vi que é uma distopia fiquei com o pé meio atrás, e vendo fantasia no meio mais ainda. Distopias não são muito meu forte e a mistura dela me deixa meio preocupada. Lendo sobre a história fiquei bem curiosa, mas lendo o final da sua resenha, fiquei com o pé atrás novamente. Não direi que nunca irei lê-lo, mas por agora ainda não. Parabéns pela resenha e por sua sinceridade sempre.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiii Sá! Que resenha maravilhosa!
    Vou confessar que sou muito malvada com a Camila e to com a resenha pronta faz um tempinho..hahahaha vou postar no projeto turma do livro, eu amei o livro, deixa muita angústia e reflexão rodeando nossas cabeças...
    Será que pode ser um possível futuro de nosso planeta?
    Parabéns pela resenha lindona, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Sá, sua linda!
    Como sempre suas resenhas carregadas em análise crítica verídica! Adoro! Conheço a Camila faz um tempinho e estou doida pra ler esta obra dela. Como eu curto distopia e fantasia, acho que o livro vai me agradar bastante. A capa da Arwen está bem condizente com o enredo. Que bm que , mesmo com tantos poréns, você curtiu a leitura!... um beijo!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Adorei sua resenha, mas fiquei sem saber se leria o livro ou não. rrrs
    Eu sempre fico em dúvida quando se trata de fantasia.
    Acho que por enquanto vou deixar passar, quem sabe numa próxima oportunidade. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina!
    Eu gosto muito de distopias e já vi vários exemplos em que o estilo se misturou com outros, especialmente com fantasia, e concordo com você, um estilo acaba suplantando o outro. Mas gostei do livro no geral e leria sim, mesmo com o mocinho falso bad boy, kkkkk.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oiie, eu amo de paixão a capa desse livro, e pelo que tenho lido em resenhas não é só a capa que arrasa, a história parece bem interessante. Vou adiciona-lo aos favoritos e ler assim que sobrar um tempinho.
    Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.