Resenha Jack, O Estripador em Nova York





*Resenha feia pelo blogueiro convidado Felipe Cunha Germano do blog Minha Pequena Estante

Editora: Vestígio
Autor: Stefan Petrucha
Páginas: 288
Ano: 2015

Sinopse: Carver Young sonha ser um detetive, apesar de ter crescido num orfanato, tendo apenas romances policiais e a habilidade de abrir fechaduras para estimulá-lo. Entretanto, ao ser adotado pelo detetive Hawking, da mundialmente famosa Agência Pinkerton, Carver não só tem a chance de
encontrar seu pai biológico como também se vê bem no meio de uma investigação de verdade, no encalço do cruel serial killer que está deixando Nova York em pânico total. Mas quando o caso começa a ser desvendado, a situação fica pior do que ele poderia imaginar, e sua relação com o senhor Hawking e com os detetives da Nova Pinkerton entra em risco. À medida que mais corpos aparecem e a investigação ganha contornos inquietantes, Carver precisa decidir: de que lado realmente está? Com diálogos brilhantes, engenhocas retrofuturistas e a participação de Teddy Roosevelt, comissário da polícia de Nova York que viria a ser presidente dos Estados Unidos, Jack, o Estripador em Nova York desafiará tudo o que você pensava saber sobre o assassino mais famoso do mundo. E o deixará sem fôlego!

Temas: Literatura Policial / YA /

**Nota Pessoal**

Quem nunca ouviu falar de Jack, o Estripador, que atire a primeira pedra. Narrado em 3º pessoa, o livro nos leva a uma Nova York do ano de 1895, onde, ao mesmo tempo em que nosso protagonista procura por seu pai, a cidade é aterrorizada pelos atos do serial killer.
Um dos principais pontos de toda a trama é o convívio de Carver e seu mentor, o detetive Hawking. Uma relação com alguns altos e baixos, mas que o leitor nota a relação de afeto, principalmente pela parte de Hawking, que não demonstra isso com tanta facilidade.




“Contudo, apesar de toda a rabugice, enquanto coxeavam rua abaixo, pela primeira vez era Hawking quem ajudava Carver a ficar em pé.”

“Carver lutou contra a vontade de revirar os olhos. Temendo dizer algo que os fizesse voltar a brigar, ele levantou os olhos, pousando-os sobre a estranha chaminé. Ela não era apenas um pouco esquisita... suas bordas adejavam ao vento, como se não fosse chaminé coisa nenhuma.
Então, ela desapareceu.”



Ao mesmo tempo em que Carver, com uma pequena, bem pequena mesmo, ajuda de seu mentor, procura por seu pai biológico, ele vai aprendendo sobre as artes da profissão que pretende seguir, e ele aprende da melhor maneira possível, investigando. Os ensinamentos de Hawking são geniais e insanos!
Personagens: Carver é um personagem forte e determinado, por muitas vezes quando pensava em desistir, uma pequena pista surgia e ele já voltava à ação. Mas ainda possui pequena infantilidade em seu modo de agir, e por vezes isso chateia um pouco a leitura. Delia e Finn são amigos do protagonista, no caso, Finn e Carver tornam-se amigos mais para o final, e a relação entre os três é mostrada de forma bastante clara. Hawking pode parecer um velho louco no inicio, mas ao decorrer da leitura, vamos descobrindo a genialidade por trás de tanta insanidade.



O autor nos apresenta muitas engenhocas durante a história, e são itens que nem mesmo existiam naquela época, mas tudo é explicado ao final do livro, onde existe um glossário. Outra coisa que notei durante a leitura, é a forma como cada jornal de Nova York apresenta aos seus leitores as notícias, sendo alguns mais sensacionalistas que outros. Além de tudo isso, alguns fatos realmente aconteceram, já que Jack realmente existiu.
Um livro instigante e cheio de mistérios, com um final já previsível e com personagens geniais, é como poderíamos descrever Jack, o Estripador em Nova York.                                                        

Nota:



14 comentários:

  1. Adorei a resenha e nunca tinha ouvido falar dessa versão do livro, mas ele chamou-me muita a minha atenção.
    bjus.
    Arthur K.

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas adorei a capa dele ♥ achei muito linda! Não gosto muito desse gênero, mas achei a obra interessante, e ver que você gostou, mesmo que o final tenha sido previsível :/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia esse livro... Apesar de não gostar muito desse tal de Jack, o Estripador o livro parece ser super legal!

    Adorei o "jornal de Nova York" apresentando as noticias.. rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é maravilhoso em todos os aspectos, mistura ficção com não ficção, apresenta muitas coisas verdadeiras, por exemplo algumas engenhocas, e no final aquele menu de engenhocas e de algumas coisas verídicas é fenomenal. E a diagramação está linda. Quero muito ler mais livros do Petrucha, manda benzaço.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Sá, tenho muita vontade de ler essa obra, parece ser bem interessante. nunca li nada falando sobre a vida do personagem, e como gosto bastante do gênero acho que vou começar por esse. Já anotei a dica, parabéns pela resenha!

    Super beijo :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sá!!!
    Sou uma fã terrível de livros de terror e suspense policial. Jack e Hannibal são meus psicopatas no topo da lista!! Não conhecia este livro apresentado, apesar de conhecer a história do Jack. Achei interessante o autor montar uma trama policial de ficção em cima de um caso verídico. O texto do seu convidado está bacana! ;)
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu gostei bastante da premissa do livro.Deu para perceber a inteligência de como a história foi escrita, e claro o suspense em si. Um livro que vai entrar na lista sim! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Quem não conhece que atire o primeiro membro estripado... Kkkk
    Eu amo histórias assim, acho que iria amar esse livro, tenho curiosidade meio mórbida com histórias reais, tentar entender o que não se pode... (me julgue) kkkkk
    Eu li o do Truman Capote que se chama A sangue frio sobre um assassinato real de uma família no interior do EUA que acho que iria curtir...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Eu terminei a leitura de O Diário de Jack, de Shirley Harrison a poucas semanas por isso estou evitando qualquer história que envolva o Jack rs. Acho que o Diário me bastou rs,mas vou anotar o nome desse, para quem, saber ler em um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  10. Eu terminei a leitura de O Diário de Jack, de Shirley Harrison a poucas semanas por isso estou evitando qualquer história que envolva o Jack rs. Acho que o Diário me bastou rs, mas vou anotar o nome desse para ler em um futuro próximo.

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!
    Gosto muito de romances policiais ou suspenses do gênero.
    Fiquei interessada nessa história, vou procurar saber mais sobre o livro.

    Beijos
    www.sugestoesdelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Achei o perfil da resenha bem bacana e diferente, já ouvi falar de Jack, mas não sabia da existência do livro até esse momento. Achei o enredo bem bacana, e como estou saindo da minha zona de conforto acho que vou me arriscar!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. Olá... achei essa versão bem diferente da que eu conheço, mas achei super legal... adorei a premissa e fiquei bem curiosa com toda a história.... eu achei a capa super colorida e a mesclagem de cores vivas chamou a minha atenção... adorei a sua empolgação na resenha... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    É verdade, quem nunca ouviu falar em Jack, o Estripador?! O nome já me dá calafrios rs, não consigo evitar. Curti muito sua resenha, e conseguir enxergar a história de outra forma. Percebe-se o quanto gostou do livro, devido a empolgação que colocou nas suas palavras. Achei a capa estrá super linda. Eu daria uma chance se tivesse a oportunidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.