Resenha A Mentira do Glúten



**Resenha feita pelo blogueiro convidado Felipe Cunha Germano do Minha Pequena Estante

Autor: Alan Levinovitz
Editora: Citadel
Páginas: 280
Ano: 2015
Temas: Medicina / Nutrição
Skoob | Compre


Sinopse: Um trabalho revolucionário de jornalismo científico que acaba de vez com os mitos que dominam as dietas. O estudo mostra aos leitores como livrar-se da culpa e começar a saborear a sua comida novamente. Um livro que certamente gerará muita controvérsia sobre a obsessão que temos em saber quais alimentos são mais adequados para nossa saúde. Liberte-se da culpa e comece a saborear a sua
comida novamente. Glúten, Sal, Açúcar e Gordura. Esses são considerados os vilões das dietas – ou pelo menos é isto que alguns médicos e nutricionistas querem que você acredite. Mas a ciência está muito longe do consenso e estamos em uma busca frenética para eliminar o trigo e o xarope de milho das nossas dietas, simplesmente porque fomos enganados. A verdade é que a maioria de nós pode recolocar os seus pães de volta na mesa, juntamente com seus hambúrgueres e ainda sim, ficarmos bem. Você lembra quando a manteiga era o inimigo? Agora ela é boa. Você deve ter vivido em momentos em que a dieta Atkins era boa, depois tornou-se má, e agora é boa novamente.
Você pode estar imaginando porque todos os seus amigos cortaram o sal ou entraram para a dieta paleolítica; e você mesmo pode estar pensando em cortar o trigo de sua dieta. Para leitores que sofrem com as consequências das dietas da moda, A Mentira do Glúten, será a resposta para muitas de suas perguntas. Cientistas e médicos, por mais incrível que pareça, ainda não possuem um consenso sobre que tipo de nutrição seria a mais adequada para cada tipo de pessoa, embora, principalmente os americanos, gastem bilhões de dólares e inúmeras horas obcecados em “comer direito”. Nesse trabalho de vanguarda, Alan Levinovitz expõe os mitos por trás das crenças difundidas de porquê algumas comidas são saudáveis e outras são ruins – indicando o caminho para uma vida verdadeiramente saudável, livre de culpa e ansiedade em relação aos nossos hábitos alimentares.

**Nota Pessoal**

Com uma narrativa um tanto arrastada, A Mentira do Glúten nos apresenta mitos e verdades sobre o glúten, além de críticas a outras obras e pesquisas sobre o assunto, o que em alguns momentos tornava a leitura cansativa. O cunho científico do livro pode ser muito mais explorado por estudantes e profissionais do ramo, já que muitas vezes surgem termos e trechos de difícil entendimento.
Mas afinal, devemos nos comer alimentos com glúten? Talvez esse seja a pergunta de muitas pessoas ao ler esse livro. Isso já nos é dito logo nos primeiros capítulos.
Segundo o que nos é apresentado durante a leitura, uma dieta sem glúten é muito mais caro, e muitas vezes desnecessário. O autor também dá destaque à doença celíaca, já que quem a possui não pode consumir glúten. Isso vem acompanhado de um ponto do livro: Se nada o impede, não tem porquê de não consumir.


“Essas mentiras não são apenas enganosas. Elas são ruins para nossa cultura e nossa saúde. Na esperança de escapar da morte e da doença, bajulamos evangelistas de dietas com sorrisos brancos radiantes e abdomens tanquinho, cada um prometendo uma rota revolucionária diferente, “com base científica”, para a saúde perfeita.”

“Corporações do mal envenenando criancinhas inocentes. Grandes produtores corruptos de açúcar contra cientistas virtuosos. Esses emparelhamentos em preto-ebranco rendem grandes histórias com apelo de alta indignação. Mas lendas descomplicadas do bem e do mal pertencem aos mitos e contos de fadas, não à ciência.”



Um dos pontos interessantes do livro, e que chamam atenção, é o fato de o autor nos apresentar os erros já cometidos pela ciência em relação à alimentação, em casos como a gordura saturada, o próprio glúten, a banana entre outros. Seja ela em relação à saúde, se um alimento é bom ou não para tal doença, ou suas propriedades em si. Isso nos mostra algo claro: a ciência pode ser mais complicada do que muitas vezes imaginamos.
Apesar de ser um livro de difícil entendimento, não podemos negar que o livro nos trás muita informação sobre a alimentação, além, também, de muitas questões. Bom, talvez, ao ler esse livro, nós podemos ver que nem tudo o que vemos por aí, todas as dietas mirabolantes, é o que devemos seguir e que muitas vezes é muito mais fácil e seguro procurar alguém especializado que vai lhe dizer o que comer e o que não comer.






Nota:




11 comentários:

  1. Que livro fantástico, contestador. A diferença entre a Ciências e as religiões é que "A ciência não tem medo de assumir a sua ignorância, de assumir os limites do que podemos explicar e com isso avançar.
    Quem se contenta com explicações fechadas e definitivas fica com elas.
    Nós, ficamos com eventos cósmicos capazes de mudar o universo." e essa obra é um bom exemplo disso.

    Parabéns pela ótima indicação e bela resenha, amei.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que livros desse gênero devem ser lidos com a consciência que não será leituras emocionantes, cheias de aventuras e tal, a proposta do livro é bem diferente disso e por isso tendem a ter a leitura mais arrastada e com muitos detalhes para o profissional da área. Mas também acho que para quem busca esse tipo de informação o livro cumpre o seu papel, eu mesma gosto de ler não-ficção e estou sempre com algum. O último que li foi Mulheres em Ebulição (editora sextante) e descobri muita coisa lendo. Mentira do Glutén eu não conhecia e já fiquei interessada nele, porque as indústrias alimentícias falam tantas besteiras para venderem seus produtos que um livro assim, pode abrir os olhos e me mostrar as verdades por trás dos rótulos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sá, achei a obra até interessante, mas não costumo ler nada do gênero. A resenha ficou muito boa, Parabéns!

    Super beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Sá!
    Nem de longe seria um livro que eu leria hahhahaha me jogo no mundo da literatura para me desligar dos problemas do mundo real, e levando em conta que estou de regime, glúten com certeza é um dos deles hahhaha

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. O livro não chamou nem um pouco a minha atenção, principalmente por ter esse caráter bem científico e por vezes se tornar cansativo. Já pesquisei muito principalmente sobre o assunto de consumir ou não glúten, e a conclusão a que cheguei é essa mesma, não tenho porque cortá-lo se não tenho a doença celíaca. É muito mais caro e complicado viver sem glúten, sei disso por experiência própria.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sá, então sobre o glúten eu sei que para determinados tipos de pessoas ele é muito nocivo, eu tenho exemplo disso em casa, meu filho fica super agitado e precisa ter uma dieta 100% sem glúten para ter uma vida normal, já comigo além do excesso de peso não me faz mal, meu marido é meio alérgico e quando come fica com crise de rinite, estranho, né? Mas é por causa do glúten comprovadamente, ou seja, acho que esse livro tenta desmistificar ainda baseado em teorias, pois a prática é bem mais complexa.
    Beijocas, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Sério, acho muito legal essas pessoas que de propõem a fazer pesquisar e escrever livros com orientações referentes a um distema de alimentação melhor.
    O meu grande problema com eles é que não importa o que eu aprenda, raramente mudo meus hábitos nada saidaveis de alimentação por um período prolongado de tempo. Então optei por nem ler mais.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Acho esse mundo de dietas muito maluco, mas em cada época estão condenando um vilão diferente e elegendo um novo queridinho "emagrecedor". Sinceramente, eu nem me importo mais com isso, só me preocupo mesmo em me manter saudável, e já que esse livro está dizendo que não é glúten que vai me matar, vou continuar comendo sem culpa, kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar Parabéns pela resenha, ficou muito bem feita. O livro tem o publico alvo e é para essas pessoas a quem ele se dirige. Muitas pessoas gostam de ler sobre saúde e alimentação e esse tema é algo muito importante de ser do discutido e levado a sério. Por isso gostei da resenha e tenho certeza que ela será util para várias pessoas.
    Beijos
    Amanda Bonatti

    ResponderExcluir
  10. Bacana a resenha, eu não sei se leria o livro porque ninguém aqui tem intolerância ao gluten e nem seguimos dietas loucas, comemos de tudo e sei lá, não sou de ficar alienada com nada na alimentação, só o essencial quanto a gordura e excessos no sal e doce.De resto sou de boa.Para quem estuda como você disse e ou tem intolerância a alimentos com gluten, ou tem curiosidade , a leitura é uma ótima pedida.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Gostei bastante da sua resenha, e apesar do livro ser uma graça e bastante revelador, não sei se faria a leitura dela. Mas quem sabe...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.