Moda Literária

O que é moda Literária? 

Pessoal, pensei nessa coluna enquanto passeava pelo shopping e vi alguns sapatos com franjas nas vitrines das lojas. Então eu pensei: Você paga mais de R$100,00 reais em um sapato que depois vai ter vergonha de usar. Por que depois que passar a moda da franja, onde é que você vai usar um sapato de salto fino com franjas?
Segundo o dicionário moda é: Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc.
Fantasia, gosto, maneira ou modo segundo o qual cada um faz as coisas.
Cantiga, ária, modinha.
Estatística. Valor do argumento central da classe de frequência máxima.

Isso fez com que eu pensasse nas modas literárias que vem pegando tantos leitores. Eu pedi opiniões de algumas pessoas para não expor somente a minha, e segundo o que me disseram, eles acreditam, e eu também, que a moda literária é aquele livro que fica extremamente famoso e faz com que até quem não goste de ler, o leia. Isso é ruim? Teoricamente não. Por que os brasileiros leem pouco segundo as estatísticas. Então quanto mais modas literárias melhor não?
Humm... difícil hein.
Tudo nessa vida tem o lado positivo e o lado negativo e eu também acredito nisso quando se trata das modas literárias como: A Culpa é das Estrelas, Cinquenta Tons de Cinza – foram os dois nomes de livros mais citados pelo pessoal – entre outros que firam febre entre os jovens.
O que é ruim disso tudo afinal, já que eles acabam agregando mais jovens ou adultos ao mundo literário? A propaganda! A internet fica tão cheia dessas “modas” que chega a enjoar. Todo mundo compartilha as mesmas frases, todos postam fotos com o livro, todos dizem que aquele autor é o melhor dentre todos. As frases e fotos dos atores que vão interpretar os personagens no cinema chegam a aparecer várias e várias vezes na time line das pessoas no Facebook. Sem contar a quantidade imensa de blogs querendo resenhar o livro.
Algumas pessoas chegaram a citar até a falta de qualidade das modinhas literárias, mas como eu não li a maioria não posso comentar, nem defender aquele que li.


Então as modas literárias são aqueles livros passageiros, certo? Teoricamente sim. Pois imaginamos que essa histeria pelo livro irá passar. Existem livros que são mais que modas literárias, pois permaneceram no mercado literário e ainda se fala neles. Como Harry Potter. Os jovens de hoje vão descobrindo o mundo mágico de Harry e se apaixonando pela saga. Assim como nós que crescemos com Harry, Hermione e Ron, continuamos apaixonados pela estória. Imagino que tenha sagas que também se perpetuaram como Harry Potter. Que encantarão os jovens daqui a dez anos. O que podemos concluir disso tudo? Que a moda literária é boa para agregar mais e mais pessoas ao mundo dos leitores apaixonados, desde que essas pessoas entendam que o mundo dos livros não se resume a aquilo. E que se permitam conhecer tantas outras maravilhosas estórias.

Depoimento de membros do nosso grupo:
"...essa história de moda literária tem seus pros e contras (na minha opinião), o pró é que as vezes, mesmo que seja por curiosidade a pessoa passa a ter um gosto a mais pela leitura só por causa de um livro muito vendido e comentado, o contra (na minha opinião) é que as vezes enche a paciência pq vc só escuta falar sobre isso e A Culpa É Das Estrelas é um bom exemplo, porque a história é linda, mas ficou tããããooo maçante escutar sobre que perdi a vontade de ver o filme de tanto que falaram e postaram e contaram os dias... Sei lá né... rsrsrs" - Fernanda dos Santos
"Interessante é que se fala de modinha e na verdade nada mais é do que curiosidade se muitos estão lendo e porque e bom,eu adoro encontrar leitores com o mesmo livro que eu estou lendo no metro ou em qualquer lugar as surge até uma conversa, uma nova amizade e confesso que e bom conversar sobre o livro com quem leu de verdade e não só com quem ouviu falar,para criticar nada melhor do que você mesmo ler e assim poder tomar sua própria decisão sendo moda ou não vamos continuar lendo e cada vez mais curiosos".  - Rosilda Martins
"Pra mim, o livro modinha é aquele que atinge não só os leitores verdadeiros, os que realmente leem, mas sim os "posers" que só veem o filme e saem falando pra lá e pra cá dos personagens, e aí é que e ruim, pois a obra que pode ser muito boa acaba sendo julgada por quem não leu, por causa dos que fazem dele... uma moda!" - Sabrina Oliveira
Matéria feita por Tatiane Durães

12 comentários:

  1. Eu concordo com isso ai que você disse , muita coisa esta na moda e só dura uma estação :(
    Agora livros em modinha isso me incomoda bastante, algumas pessoas só porque lêem um livro que todo mundo já leu ou falou acha que sabe tudo do mundo literário como isso me incomoda :(
    Enfim, ameiii a coluna otima discussão.
    Beijinhos da Leeh

    ( blogs amigos <3)

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo viu...
    Também li livros que odiei e que normalmente não me interessariam, apenas pela propagação na rede.
    Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Acho muito chato esta coisa de livro "modinha"isto acaba afastando o leitor que tem realmente o gosto por literatura destes livros que podem ser até interessantes mais ficam tão massificados que a gente toma uma aversão a eles,quanto a quantidade de resenhas em blogs eu como blogueira inciante tenho a dizer que vc não faz resenhas destas modinhas seu blog simplesmente não é visitado por ninguém

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente não me importo com modinhas, muito pelo contrário, amo ver todo mundo lendo o mesmo livro que eu,e quando é um livro que eu não li, me passa uma boa impressão, pois sei que várias pessoas estão gostando,então o livro pode ser bom. Claro que tem aquelas pessoas que leem só por ler e dizer que leu,ou seja posers, mas em geral no me incomodo com modinhas e fico até feliz que um livro vire "modinha".Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ta certo Tati.
    Acho paia isso de modismo, pois as pessoas leem somente um livro na vida e pensa que sabe tudo de literatura. Eu raramente leio os livros modinhas.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da postagem. Concordo com a opinião do Fernando, a modinha literária tem seus prós e contras, o bom é que realmente mais pessoas vão ler. Nossa, já vi tantas e tantas pessoas que nunca leem com o livro A Culpa é das Estrelas na mão que perdi a conta. O contra é que fica muito maçante mesmo e até mesmo chato, perdi a conta de quantas vezes no último vi resenha de A Culpa é das Estrelas, tanto do livro quanto do filme, e as vezes a pessoa acaba perdendo a opinião e dizendo que aquilo é maravilhoso, só porque todo mundo tá lendo.

    Não me incomodo que um livro vire modinha, e até bom, para as pessoas lerem mais, mas sei lá, acaba ficando chato. E o pior é que depois as pessoas acabam não lendo mais nada até aparecer outra modinha. Eu mesma já li vários livros modinhas, mas não por ser modinha, mas porque eu realmente gosto de ler.

    Enfim, adorei a postagem.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Fernanda Cipriano..tb não me incomodo com modinha..o que importa é que com modinha ou não a leitura tá crescendo no Brasil e mais e mais pessoas estão pegando o gosto pela leitura..o que importa é ler!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente é assim, tem que falar do que o povo gosta, agora eu não vou na onde do povo, disseram que ACEDE era modinha, e vi o livro de um perspectiva totalmente diferente do que muitos fãs veem, eu gostei muito. Aliás, tentei ver o que o autor queria nos passar com a obra. Pra mim, o livro é ótimo e quem não quer ler só por prejulgamento, por que tomou nojo de tanto que fala, não sabem o que estão perdendo. Tirem suas próprias conclusões, leiam o livro. Aí se não gostarem tudo bem oras. Mas sair falando mal sem ao menos ler, ou tomar aversão por causa da popularidade do livro. O gosto é de cada um. Deixem que todos leiam as modinhas, o importante é ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi Taty !
    A modinha tá uma coisa muito séria , ninguém conhece realmente todos os livros do Tio John ! Ficam postando nas redes as frases do livro e acham que sabem de tudo ! Isso que me mata !
    Mas mesmo assim o gosto é de cada pessoa como a Sabrina disse . Pode postar mas antes leia outros livros , porque se não a coisa fica feia na nossa leitura :) Adorei o post !
    Beijos !
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu concorco com oque vc disse e já vi muita gente comprar coisas só por modinha mesmo, por exemplo aqui na minha casa mesmo minha irmã nunca gostou de ler e depois que o livro a culpa e das estrelas ficou famoso ela comprou o livro só pra falar que tem, e isso chega até da raiva mesmo!!
    Adorei o post e beijinhos!!

    ResponderExcluir
  11. Realmente incomoda essa coisa de "modinha literária", eu me sinto "traída" porque é como se um desconhecido roubasse momentos com algo que eu tenho uma relação de longa data. Mas eu não acho certo quando um leitor fica crucificando um "não leitor" porque leu algo por "modinha", eu fico feliz e esperançosa que aquilo ali mude realmente o ponto de vista dela. Eu me canso e me chateio com a avalanche que aparece nas minhas redes por vezes, quando isso acontece eu evito o ambiente por um tempo, para não "corromper meus próprios valores". O que me deixa passada é quando uma pessoa ler algo por causa da modinha e depois vem desmerecendo, isso me enfurece! Porque é preciso ler algo porque se tem afinidade ou por vontade experimentar e conhecer, e não porque todos leram. Espero que não tenha sido muito confuso o que acabei de tentar dizer! kkkkk

    Beijo, Sa!
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  12. Esse é um assunto bem polêmico mesmo.
    Eu costumo não me interessar por livros que viram "modinha", que todo mundo lê, todo mundo comenta, todo mundo resenha... Como os livros da Kiera Cass
    No começo, eu gostei muito de ACEDE, mas depois que todo mundo passou a gostar, eu perdi o interesse, tanto que nem fui assistir ao filme ainda, nem sei se vou.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.