Resenha O enigma da Adormecida (Crônicas do Reino do Portal)

Editora: Literata
Autora: Simone O Marques
Páginas: 296
Ano: 2013


Sinopse: 
Oito jovens desconhecidos em um mundo estranho. Magia, feitiços, desafios e sombras irão acompanhá-los numa aventura de descobertas e conflitos...







“ – Há incontáveis luas o Cosmo impões um desafio a diferentes criaturas através dos deuses… – ela começou a falar e andar lentamente entre eles, observando-os. – Poderiam os frágeis seres, como os humanos, por exemplo, superarem obstáculos fora do seu alcance de compreensão? Seriam mesmo tão inteligentes como apregoam? – olhou de forma penetrante para Eduardo, que sentiu o estômago se contrair. – Como fariam se lhe tirássemos o conhecido e lhes déssemos o desconhecido e inexplicável?”
[Nota Pessoal]

Tudo começa no celeiro, onde oito jovens, Marcelo, Eric, Edu, André, Mônica, Fernanda, Adriana e uma misteriosa jovem adormecida acordam. Nenhum deles se conhecem e de cara encaram um incêndio ali. No início, confesso, que com vários personagens juntos, me esforcei pra memorizar todos, mas a autora frisa bem os traças físicos, na aparência e personalidade antes de revelar os nomes dos personagens, o que nos faz assimilar bem quem é quem.

Bem, depois do acontecido, e de escaparem, chegam à um castelo e descobrem que não estão em um mundo normal e que aquele lugar encantado reservou muitos surpresas e mistérios para eles. Um deles é escolhido o Rei pelo Cosmo, e o restante, seus súditos e guerreiros, com armas de guerra e tudo! E então descobrem que só poderão voltar para casa, se quebrarem o feitiço que paira sobre Bela - nome que seus colegas lhe dão, em referencia à adormecida. Mas durante a jornada é que eles descobrirão mais de si próprios e do que realmente deveriam ser. Acho que não posso contar mais que isso..rs.


"O cansaço dominou a todos e, diferente da noite anterior, estavam aquecidos, alimentados e protegidos dentro do castelo. O som que ouviam era apenas o do estalar da lenha nas lareiras. Do lado de fora a neblina parecia encerrá-los dentro daqueles muros, aprisionando-os, forçando-os a dividirem o espaço, a lutarem com seus egos, limites e monstros internos..."

Agora, falando dos personagens. Eu não sei se é só comigo, mas ultimamente tenho me identificado com personagens secundários...rs. Eu vi muitos traços meus em Mônica... Calma gente! Pra quem leu sabe...rs. São só alguns traços, nada mais...rs. Mas alguns como teimosia, determinação, sarcasmo e também tenho tendência a não torcer para mocinhas frágeis e indefesas...rs.O que ela abomina. Me envolvi muito no livro, embora tenha me decepcionado com o rumo das coisas. Haha, não sou como a maioria que espera pelo óbvio e clichê.' Não posso dizer mais por causa dos spoilers.


 “ – Os seres das sombras. – ela respondeu agitando os pés com força. – Eles gostam dos sonhos, senhor… atacam ali, mas o bosque é onde vivem e são perigosos… eu não posso sonhar, senhor. – ela falou e segurou na mão dele. Estava fria. – Mas a senhora sonha… todos vocês sonham"

Espero poder estar certa nas próximas continuações. E ver um pouco do improvável acontecer...rs. No mais, gostei muito do livro. Minha crítica só vai para o clichê mesmo, que segue um pouco na história, e a mudança nos diálogos que acontece de uma hora pra outra, sem dar sinal de que estamos entrando em outra parte da história.


8 comentários:

  1. Que lindo Sa!!! Parabéns pela resenha!! Gostei. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ahuhauhauah Claro que uma fã de Mônica ia achar algumas coisas clichês... mas tenho certeza de que vai se surpreender conforme a aventura for se desenvolvendo... e garanto que já há muita aventura pronta. =)
    Obrigada pela resenha e fiquei feliz que tenha gostado.
    (depois em off me passe o que achou clichê, tá? rsrsrsr)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, obrigada pela oportunidade de ler seu livro. Eu realmente adorei, ah, e se me chamou, já estou indo... Conversar de livros, ainda mais com a própria autora? É comigo mesmo... Eu adooorooooo...rs. Excelente trabalho o seu, parabéns.

      Excluir
  3. Oi Sa!!!
    Parece um livro muito bom, não tenho problemas com clichês hehe, por isso leria o livro com certeza, parece uma ótima aventura.
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah o clichê não é um defeito, tem muita gente que gosta, eu só gostaria de outras coisas também que não posso contar...rsrs. Mas leia sim, é um livro muito bom!

      Excluir
  4. Não tenho opinião sobre sua resenha, ah... Minto, não tenho palavras... Simplesmente ÓTIMA!!

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Parece ser um livro bem legal! Eu leria com certeza
    Também não torço muito para mocinhas frágeis e indefesas

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina !
    O livro parece ser bom, sua critica é sempre muito linda ! O Clube da Leitura é maravilhoso ! [

    Beijoos !

    www.livrosmitologiaeromance.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.