Ressaca Literária

Você já sofreu disso? 

 


Mas enfim o que é a terrível ressaca literária?
Dizem que é quando você termina um livro e não consegue começar a ler outro. Por que aquele livro que você terminou é tão bom que te deixa querendo mais, e você fica vivendo a estória por dias. Não que o próximo livro não seja bom, muitas vezes pode ser até melhor, mas naquele momento você não quer saber disso.

Por definição, segundo o dicionário online, "ressaca" é uma indisposição sentida por quem para subitamente de consumir uma droga da qual é dependente.

Têm pessoas que ficam dias sofrendo com isso, outras apenas um dia, e outras simplesmente não sabem o que é isso!!

Eu já sofri com isso várias vezes, o mais recente foi Híbrida da autora nacional Mari Scotti. Terminei há dias e ainda não consegui pegar outro para ler. Fico pensando na estória, nas partes que me irritaram, nas partes que amei, nas partes que gostaria que fosse diferente e principalmente na continuação ainda não lançada. Acho que esses casos são os piores, as continuações não lançadas.



O mais importante como “sarar” disso?

Eu não acho que exista uma receita, mas como qualquer ressaca essa também tende a passar com os dias.
Se forçar a começar a ler um novo livro? Eu não consigo, e sinceramente não acho que ajuda, pelo menos comigo não funciona. Eu fico irritada no começo da nova estória, não presto atenção e quando finalmente a nova estória me pega eu perdi muito do livro.

Acho que o melhor conselho é... descanse uns dias, e decida por ler um livro que te chame muito a atenção, pela capa, pela sinopse ou por indicação de amigos.
Assim que sua cabeça descansar, ela se “abrirá” a novas estórias e novos personagens e talvez você sofra novamente..rs...



16 comentários:

  1. Muito em em vários livros. Sofri com a Bela qdo o Edward a deixa, Sofri com a Pegui qdo ela se apaixona pelo Jared e ele a despreza, Sofri com a Lizzy qdo ela da um fora no Sr. Darcy e se ve apaixonada, foram tantos sofrimentos, porem nem por um minutos eu deixaria de viver nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Quantas vezes já me peguei numa ressaca literária?! Eu acho que o que mais me ajuda é ler um livro mais bobinho sabe?! Que tem uma premissa razoável mas que você
    Sabe que não vai te exigir. :)
    um beijo Lara.
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa Tatiana sinto isso quase todos os dias quando termino um livro.... Mas minha pior ressaca foi quando terminei 50 tons de Cinza e Como eu Era antes de Voce... tanto que terminei e reiniciei a leitura de todos ..rrss

    Abçs
    Ana Paula
    http://paixaoporleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já tive "ressaca" muitas vezes, e acabo ficando dias sem ler, o que atrasa as minhas leituras. Já tentei começar outras leituras, mas não funciona, não presto atenção na história e tenho que começar a ler tudo do começo.

    eueminhapequenaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Odeio ter "ressaca" e eu ultimamente estou tendo isso com uma certa frequência, o que é chato e me faz querer quebrar tudo kkkk Mas todo mundo tem isso, é normal, às vezes o livro nos pega de um jeito que depois a gente não consegue mais parar de pensar nele, né? Só que eu tenho meu "remédio" que é pegar outro livro e ler, só que eu tenho que estar decidida que irei sair da "ressaca" e tem que ser um livro bom, caso contrário, eu acabo desistindo dele :C

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Verdade Tati a ressaca passa sim.
    Não gosto muito de ter elas porque fico semanas sem ler rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati! Nossa, isso acontece com frequência, e realmente não adianta forçar a pegar um novo livro, muito já tentei, mas pegava um livro para ler e não conseguia, ai pegava outro e a mesma coisa acontecia, não adianta, acho que temos que descansar um pouco mesmo, hehehe.

    Beijooos
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Simplesmente odeio ficar de ressaca :/
    Há uns dois dias atrás, eu tive, e tive que ficar um dia sem ler nada, ainda bem que passou :)
    Adorei o texto

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu estou passando por isso, a duas semanas estou garrada em um livro depois de ter participado de uma maratona literária,espero que passe logo,pois tenho muitos livros para ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina!
    Nem chamo de ressaca não... já que não passa. Na verdade, algumas personagens acabam virando minhas amigas pessoais. Então, já me conformei em ficar relendo os livros quando a saudade aperta! kkkk Além de ficar imaginando o que esta ou aquela faria, toda a vez que leio um livro novo! kkkk
    Beijocas!
    Carla Montebeler (comentando com a conta google do meu marido!)

    ResponderExcluir
  11. Legal seu post tambem ja sofri dessa ressaca só que só por minutos kk não aguento ficar sem ler, abraços.!!! ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tatiane!
    Eu acho que tenho ressaca literária sempre! rss
    Mas estou começando a aprender a sobreviver após o término das leituras. ;)
    Beijo.
    Karina
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a postagem. Não costumo ficar com resseca literária, quando acontece, dura apenas um dia, e logo já estou em outro livro. Mas já tive ressaca com séries, tinha terminado de ver uma série incrível e não conseguia ver mais nenhuma outra.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
  14. Caraca, eu ouço muitos leitores falando sobre isso e, sinceramente, como escritora, adoraria que meus leitores sentissem a tal "ressaca" kkkkkk. Mas confesso que nunca senti isso, quando o livro é muito bom termino com aquela sensação de alegria. E também não sou muito fã de continuação.
    Acho que sou doida mesmo rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Tati,
    Nossa as vezes tenho ressacas terríveis e cheguei a ficar 15 dias sem ler nenhum livro. Também não posso forçar, pois não vejo graça em outra história quando estou assim. Me identifiquei muito com seu post.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  16. Eu também sou muito assim , não adianta me forçar a ler algo que eu não presto atenção e chego até a dormir.
    Mas consigo superar e começar a ler depois que conto a estória para alguém, assim me recomponho mas quando isso acontece geralmente leio outro livro do mesmo gênero rs ||!
    beijinhos <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.