Resenha Atemporal



Editora: Novo Século
Autor: Rodrigo Mendes
Páginas: 235
Ano: 2014
Skoob | Comprar

Sinopse
Ano de 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, e que foi cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Paralelo a isso, ele acaba tendo acesso a uma poderosa descoberta científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor.

"Mas certo dia ele leu em algum lugar, não se recordava, agora aonde tinha sido, que os paranoicos sobrevivem. Os desligados não. Provavelmente uma frase dita por um paranoico, mas que fazia todo sentido.

[Nota Pessoal]

No começo do livro somos apresentados ao André, um bom policial que, ao lado do seu parceiro Rico, está tentando desvendar quem está por trás do tráfico de drogas no país. Mas tudo dá errado e André acaba morto. Isso acontece em 1983.
E então somos jogados para 2023, onde Lucas, um jovem policial e filho do aposentado Rico, descobre novas evidencia do crime que ocorreu em 1983. Tudo estaria ligado a uma placa de metal encontrada na cena do homicídio, que até então não tinha ajudado em nada. Tudo muda quando “boatos” de que o mercado negro e o crime organizado estariam fabricando uma máquina do tempo, e um informante secreto começa ajudar Lucas a solucionar esse caso.


"Os telefone fixos quase não existiam mais. Tudo era celular, ou como chamavam, hoje em dia, mobstation, pois eram verdadeiras estações móveis, com as quais era possível fazer de tudo, desde ligações, acesso à internet, até quase controlar tudo remotamente, utilizando-o como ferramentas de alta tecnologia."

A tal placa, na verdade, tem informações inseridas em seu DNA, e no meio dessas informações está a data de fabricação, 2023. Então, teoricamente, essa placa teria viajado no tempo. Mesmo com toda a tecnologia que ronda os personagens, eles têm dificuldade de acreditar que uma máquina dessas possa existir. E uma corrida contra o tempo começa.
No meio dessa confusão toda de tecnologias, Lucas se apaixona pela bela Daniela e ela por ele. Os dois são fofos juntos, mas como o romance não é o foco desse livro, ele acaba sendo deixado em segundo plano e não poderia ser diferente. Também conhecemos um pouco mais do Rico, pai do Lucas e ex-parceiro do André, policial morto em 1983.
 

 "- Impossível - murmurou ele, e sorriu pensando que hoje em dia, dificilmente, algo se encaixaria na definição de impossível.

Rico é rabugento e engraçado, ao contrário do filho ele odeia a tecnologia e a usa somente em último caso. Lucas também tem duas irmãs, as supermodelos gêmeas, Nathaly e Stephany.
O mistério que envolve o crime e a viagem do tempo é tão grande que você quer que ele resolva logo para ver no que vai dar.
Ao mesmo tempo dá uma angustia, pois você teme por todos os envolvidos.


"Depois , viu o vulto se aproximar por cima, olhando diretamente para ele. E foi essa a última coisa que André viu. Após, só a escuridão"

A narrativa em terceira pessoa é detalhada e descritiva e ao mesmo tempo é uma leitura rápida e fluida. Apesar de se passar no futuro o autor não nos enche de invenções mirabolantes com explicações loucas. Achei interessante o fato de ele ter pensando em alguns detalhes, como o consumo de energia elétrica ao ligar a máquina do tempo, e até mesmo a funcionalidade da placa metálica.

Não posso deixar de falar sobre o final, que foi perfeito se vermos pelo lado profissional da coisa.... Sinceramente eu não esperava aquilo. Mas para mim, que amo finais felizes da Disney, foi triste...rs...
Enfim... me ignorem e leiam o livro, é muito bom. 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.