Resenha Agridoce



 

Autora: Simone O. Marques
Editora: Literata
Páginas: 342
Ano: 2013

[Nota Pessoal]


Olá turrrrrma! Tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar sobre VAMPIROS!! Isso mesmo, um tema que agrada bastante gente que curte fantasia. Eu confesso que não li muitos livros sobre vampiros mas também gosto muito, então quando a nossa parceira mandou esse livro, eu fiquei muito feliz e entusiasmada.
Sabemos que hoje em dia temos vampiros modernos, vampiros totalmente repaginados, entre outros.  E este livro fica no meio termo, por que mesmo que puxe para o lado clássico, a autora colocou seu próprio toque na lenda, deixando ao mesmo tempo com um ar mais atual.
Nossa protagonista se chama Anya, e essa mocinha dividiu minha opinião. Já já explico. É sugerido no livro que os vampiros possuem uma doença genética, sendo assim chamados de portadores, e Anya é um deles. Desde pequena acreditou que tinha uma doença em sua pele, que a impedia de se expor ao sol, assim como sua mãe. Mas não imaginava que era uma condição de portadora e somente por isso. Mas já adianto que nem todos vampiros são queimados no sol nesse livro.
Anya cursa faculdade de gastronomia à noite, e durante o livro temos referencia dos aromas associados aos sabores, o que achei bem interessante. A vida de Anya parece monótona e triste pelo que percebi. Mas tudo iria mudar. Exatamente numa noite, caminhando pela praia, Anya é despertada! Sim, isso foi outro ponto bacana do livro.


"Um aroma diferente chamou sua atenção naquela noite. Anya era uma apreciadora de aromas, tinha um olfato sensível e algo diferente mexeu com ela àquela hora. Seu sangue se agitou ao sentir uma mistura deliciosa de perfumes doces e azedos, um toque de açúcar e sal."

Os vampiros são despertados pelos mensageiros. Pessoas com capacidade de ativar a necessidade do portador, como um vampiro. Aliás, eles também comem comida comum, porque seu corpo é humano. E se o corpo estiver fraco, mais ele precisará de sangue. Como disse antes, o vampirismo é uma doença, o que achei a grande sacada para a originalidade do livro. 
Neste belo dia, ou melhor, noite, Anya é despertada pelo mensageiro, e experimenta o sabor que a condenará a essa sua nova condição. Mas é melhor que eu explique logo os seres existente aqui na história. Assim como o mensageiro desperta o vampiro, consequentemente seu escravo também desperta. Sim, Anya terá seu escravo, um humano que lhe servirá de "refeição" sempre que precisar. E acredite, ele tem uma vida bem longa para acompanhar seu vampiro, e produz sangue suficiente para não morrer. Somente o sangue do escravo satisfaz o vampiro por completo. Ele pode procurar outras vítimas mas a força necessária está no escravo.
O escravo de Anya é o Daniel. Ele é o oposto dela, e o tipo de pessoa que jamais abriria mão de sua vida de luxo, mas um escravo não tem vontade própria. Depende igualmente do vampiro para sobreviver. E ele se saiu melhor do que eu esperava.
E não é só isso, há uma terceira pessoa que desperta em todo esse processo, o antagonista, conhecido também como o caçador. A pessoa responsável por eliminar o vampiro. Que dedica seu tempo para encontra-lo e depois mata-lo. A não ser que o vampiro o encontre primeiro e o elimine antes, não estará seguro nunca.


"O sangue agia como um ímã, atraindo o Escravo para o portador independente de sua vontade. Um Escravo sempre sabia o que oferecer..."

Paralelamente, também podemos acompanhar a história do médico Dante, que recebeu Anya no dia em que foi despertada. Ela chegou no hospital com um suposto caso de afogamento, e desde que Dante atendera Anya, e ela sumira misteriosamente do hospital sem que ele lhe desse alta, sua vida vira de cabeça pra baixo. Nada nos registros apontam que Anya estivera ali, e tudo conspira para que desconfiem de sua sanidade, até ele mesmo, por isso, tenta a todo custo encontrar a moça que lhe deixou uma estranha sensação desde que olhara em seus olhos pela primeira vez. Ele só sabe que precisa encontrá-la, sente-se atraído por ela. 
Por último, mais não menos importante, temos Rafael, que será responsável por guiar Anya nessa nova vida. Ele é como um tutor, mas não entendi bem a ligação deles,  já que ele também é um portador (tirando o fato de que conhecera a mãe dela). Rafael é totalmente elegante e sedutor, o que pode perturbar sua aprendiz.
Agora, para não perder o costume, vamos aos prós e contras rs. Eu já disse muitas coisas bacanas do livro, mas uma coisa que me incomodou foi o fato da Anya ser ao mesmo tempo forte e fraca. Ela se acha forte, passa essa imagem vez ou outra, mas é tratada como um bibelô e o fato de mais de três homens quererem mimá-la e protegê-la ao mesmo tempo foi meio bléh! Essa foi a opinião dividida que tive sobre ela. Além disso ela parece boa demais o tempo todo. Praticamente uma Madre Teresa hahaha ninguém é assim né rs. Mas eu gostei dela mesmo assim. Também achei angustiante como demorava para o médico achar ela! Nossa, quase morri haha. 


"Foi impossível Anya não sorrir com o jeito dele. Ela acabara de lhe sugar muito sangue, quase o matara e ele pedia um beijo? Que homem era aquele, afinal? Aquilo era ridículo! Inclinou-se e, delicadamente, deu um beijo no rosto dele, muito próximo aos lábios sensuais. "

Por último, a falta de controle de sentimentos de Anya. Ela é muito vulnerável, e parece gostar de mais de um rapaz, sendo capaz de se sentir atraída pelos dois, conforme ficava a sós com eles, e ao mesmo tempo não se apegava a nenhum deles. 
Enfim, também gostei de muitas coisas na história. Os aromas como eu disse antes, são bem detalhados, fazendo com que possamos entender a necessidade e a sede dos portadores. Também percebi o quanto o livro frisa a natureza vampiresca. A autora fez questão de nos mostrar o quanto aquilo é arrebatador e não há sensação mais forte e incontrolável que a sede por sangue. 
O livro também possui uma atmosfera sensual, o que me lembrou antigos filmes de vampiros, e isso me agradou bastante. Outro ponto ápice é o momento em que o portador se alimenta de seu escravo. Um descrição que esbanja sensualidade, beirando ao erotismo, mas sem ser vulgar. 
Deixa eu adiantar aqui que me apaixonei pelo escravo de Anya, o Daniel hahaha. Acho o sentimento dele tão puro que me recuso a torcer para Dante, embora saiba que mais uma vez, torço para o personagem errado, da mesma autora!! Simone, por que faz isso comigo? rs. Tudo conspira para que seja errado que um escravo e seu portador se envolvam e as chances de darem certo são poucas, e por isso mesmo é que eu torço pra ele hehehe. 
Além disso tudo que falei, tem mistério, ação e perseguição nessa jornada de Anya. Estou super ansiosa para ler a continuação e espero que dessa vez não acabe me debulhando em lágrimas!
Acho que tem muita coisa que não dei detalhes sobre o livro, nas se eu fosse falar tudo, ia dar umas três páginas! Além do mais, o resto você descobre lendo esse livro que recomendo muitíssimo! 
Espero que tenham gostado,
Beijos da Sa. 



10 comentários:

  1. Oi Sa,

    Achei sua resenha muito boa. Eu tinha bastante curiosidade para conhecer esse livro, adoro a capa dele. Com certeza irei compra-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu amo vampiros e amei sua resenha, mas ainda estou em dúvida sobre o livro, gosto dos clássico e esse parece ser bem diferente, mas quero muito ler!

    Seguindo o blog e adorei conhecer!

    Hey! Da uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy


    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu também li poucos livros de vampiro e gosto, sempre são histórias emocionantes e eletrizantes. Pelo o que vc falou, também ficaria encantada com o Daniel rsrsrs
    Vou anotar na minha listinha e procurar o livro.
    Obrigada pela dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amo livros de vampiros, mas vampiros tradicionais sabe, com sede de sangue rsrsrs Achei interessante a premissa do livro, principalmente ela tratar o vampirismo como vírus, bem diferente mesmo. Gostei de saber que há a sensualidade na obra, porque os clássicos sempre abordam esse lado dos vampiros. Fiquei curiosa para ler, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Faz tempo que esse livro entrou na minha lista de leitura. Amo histórias de vampiros e fiquei curiosa com esse livro. Não sabia que tinha continuação (sim, sou desligada para essas coisas, kkkkkkk). Mas adorei saber que o a Simone inovou no mito dos vampiros. Adoro quando o autor acrescenta algo novo ao velho mito do vampirismo. Mas vamos falar a verdade: é muito homem para pouca vampira nessa história, né??? kkkkkkk Dá para fazermos um bolão para descobrir com quem a Anya vai fica,kkkkk Aliás, pelo que você contou, achei ela parecida com a Bella (sou forte, mas preciso de alguém para evitar que eu morra tropeçando nos próprios pés). Mas ainda assim quero ler esse livro. Sua resenha me ajudou muito!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Sá! Que resenha maravilhosa, fiquei curiosa para conhecer, gostei da autora ter mudado um pouco essas questões clássicas e ter transformado em algo mais plausível de se acontecer de verdade, como sendo uma doença, ou o fato de não precisar matar para se alimentar, comer normalmente por ter corpo humano, etc.
    Acho que eu também torceria para o Daniel, pelo que disse ele parece ser muito fofo 😍.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que sou uma apaixonada por histórias de vampiros, por boas histórias, no caso.

    Não conhecia essa autora, mas já tinha visto sobre esse livro por aí. Achei que a premissa tem uma proposta que busca ser um pouco diferente. Confesso também que gosto de alguns vampiros romantizados, mas ainda assim, gosto mais dos vampiros vistos de forma mais "original" - como os seres amaldiçoados que são.

    Anya é o nome de uma personagem da Gena que gosto muito, da série dos Senhores. Saber que a Anya desse livro é uma criatura meui indevida me deixa no muro quando a desejar ou não ler o livro, enfim, se um dia rolar uma oportunidade, quem sabe...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oieee, amo livros e filmes cm vampiros, sempre me atraem,hahaha. Não conhecia esse livro e gostei muito da capa. Quanto a história senti que faltou alguma coisa para me prender e me fazer querer correr e ler o livro. Mas gostei da sua resenha e da sua sinceridade, torcendo para que a continuação seja melhor e que essa garota amadureça um pouquinho e que deixe de ser o bibelô desses três, e claro, que se decida e acabe com esse amor quádruplo,hahaha.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Como eu não sou fã de livros fantásticos com seres sobrenaturais, esse foi um livro que eu nunca tive curiosidade de ler, mesmo tendo visto algumas resenhas positivas dele. E o nome também é atraente ♥ Não gostei muito dessa Anya, pelo o que você me falou...hehe' esse livro ainda não é prioridade, mas eu fiquei um tanto curiosa.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Como eu não sou fã de livros fantásticos com seres sobrenaturais, esse foi um livro que eu nunca tive curiosidade de ler, mesmo tendo visto algumas resenhas positivas dele. E o nome também é atraente ♥ Não gostei muito dessa Anya, pelo o que você me falou...hehe' esse livro ainda não é prioridade, mas eu fiquei um tanto curiosa.
    MilkMilks

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.