Primeiras Impressões: O Lago Negro




Informações: Autora: Juliana Daglio | Editora: Arwen | Ano: 2015 | Páginas: 368 | Skoob

Olá pessoal!! 

Finalmente, aos 45 minutos do segundo tempo eu venho falar das primeiras impressões que tive do livro de Juliana Daglio, O Lago Negro!!
Eu já tinha lido o começo do livro no Wattpad, e foi um pouco mais do que as vinte páginas que a autora cedeu para os blogueiros darem sua primeira impressão nessa campanha de divulgação, mas vou me limitar a falar só do li nessas vinte páginas, porque quero deixar o resto para a resenha, que espero ser em breve.
Um pouco antes de escrever essa publicação, eu dei uma lida rapidinha, para relembrar e saber até onde eu poderia falar sobre a história, e incrivelmente, foi como "reler" algo "novo". Não sei se consegui me expressar rs. Mas pude sentir muito mais da história do que quando li da primeira vez. Entrei por inteiro em cada pedaço das frases, sentindo tudo de uma forma diferente. E eu confesso que adoro quando isso acontece em um releitura. E adianto que não ocorre com frequência, é exclusividade da escrita de certos autores, que tem essa propriedade. 
 
"Quando ficou a poucos centímetros de mim pude sentir o cheiro de sua pele; era perfeito como uma flor do campo, uma tarde na beira da praia calma, uma fruta madura tirada da árvore no momento exato. Então estendeu a mão como se fosse acariciar meu rosto, mas gesticulou no ar para não me tocar. Minha barriga gelou só de imaginar como seria a textura de sua pele."
 
Pra começar temos um prólogo que usou todos os pincéis da minha mente haha. Eu consegui colorir  em minha cabeça, todo aquele cenário incrível e descrição que a Juliana forneceu no começo da história. É quase como um conto de fadas dark. Estamos na mente de um personagem masculino (que não sei quem é, mas, imagino), e nela, V, é quem protagoniza ou melhor, conduz aquele "sonho". Ela tem incríveis olhos roxos, e é descrita com muita sutileza e detalhes, além disso, o que percebi é que possui uma forte ligação com o rapaz. Foi como mergulhar em uma sonho. 
No primeiro capítulo, somos jogados para a realidade (ou não rs), da nossa protagonista Verônica, em um momento onde não sabemos onde ela está e nem o que aconteceu, só temos conhecimento de sua angústia e medo, o que torna o leitor mais complacente com o drama de nossa heroína (sim, quero chamá-la assim!!) E quando tudo parece o fim para nossa Verônica, adivinhem??? Voltamos meses atrás na história, com a chegada de Verônica e seu namorado Enzo a estranha e misteriosa cidadezinha de Lagoana. Aí acredito que tudo se esclareça e que uma hora chegaremos ao ponto alto da história, que foi o início né rs. 
   
"Pessoas que se julgam sãs, com mentes saudáveis, quando param para pensar nos loucos a correr pelas ruas, ou nos trancafiados em hospitais, sentem-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais sua própria sanidade."

Lagoana, é uma cidade digna dos melhores filmes de terror. Um povo pacato e arredio mora por ali, e não são nada amigáveis com os universitários da Universidade Federal Interiorana de Lagoana (UFI), que parecem ser as únicas coisas que trazem um ar moderno para aquela cidade remota e antiquada.  Confesso que gostei demais da Lagoana hahaha. Eu queria morar lá!!! Frio, névoa, cenários cinzentos... perfeito pra mim!! As descrições do local me deixaram apaixonada pelo ar sombrio que cerca o lugar, e isso instiga todo o mistério que certamente cerca aquela cidade.
Como era de se imaginar, eles não são recebidos com hospitalidade, pelo ancião da cidade, um velho que aparenta carregar muitos segredos. Mas, em contrapartida, encontram na Vila dos Universitários recepções calorosas e amigáveis, que carece no resto da cidade.
Quando ao casal, eles são completamente o oposto, mas, apaixonados. Ele, é alegre e simpático. Faz o estilo "nerd sexy" como a própria Verônica o descreveu no livro, já ela é reservada, usa roupas escuras, cabelos tingidos de pretos, e olhos carregados de maquiagem. 
Eu gostei bastante da personalidade de Enzo nas primeiras páginas. Ele parece muito atencioso, e uma pessoa com quem Verônica sempre poderá contar. Já Verônica, no meu ponto de vista, é o tipo de personagem que apesar de provavelmente carregar muitos mistérios, deixa transparecer suas fraquezas para o leitor, e isso sempre causa uma comoção em mim, e me apego demais a personagens assim. 

"Você sabe que eu odeio quando você me diz como me sentir, que devo ligar para a Anna, que devo deixar meu cabelo como era. É como se quisesse me consertar... Me sinto quebrada, de novo."
Senti uma ligação com ela, e me identifiquei com vários traços de sua personalidade, principalmente sua insegurança rs. Apesar de serem completamente diferentes em personalidade e estilo, está claro que a relação dos dois, além de tudo, possui um nível alto de amizade, e que Enzo foi seu porto seguro em momentos importantes para ela, estava ao seu lado quando passou por sérios problemas (o que não ficou esclarecido nessas primeiras páginas).
Além de sua personalidade forte, Verônica parece em constante análise, tentando afirmar para si mesma de sua sanidade.  Outro fato interessante é que nossa personagem também é escritora, e algo me diz que seus personagens parecem mais reais do que simplesmente escritos no papel. Muitas surpresas virão por aí com certeza!
Enfim, eu, particularmente, adoro a escrita da Ju, e cada vez me encanto mais com sua criatividade e destreza para histórias tão tocantes e comoventes tecidas em frases líricas que me deixam com o coração suspirando. Eu estou ansiosa pra ler todo o livro e também a continuação!! 
Eu espero que você mergulhe fundo no Lago e deixe-se levar pelas águas...

Beijos da Sa!



2 comentários:

  1. Oi Sa,

    Adorei suas primeiras impressões. A história parece ser ótima. bjs

    ResponderExcluir
  2. Saaa!!!
    Você sabe que é minha docinha, não sabe??
    Estar aqui no seu blog é sempre muito especial. Muito mesmo.
    Obrigada pelo apoio de sempre, e pelo carinho com que lê meus textos e fala sobre eles. Espero que possa ler o livro todo em breve, e espero que continue gostando da leitura.

    Amooooooooo! <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.