O Diário dos Trinta Anos #Resenha




Autora: Joyce Xavier
Editora: Lampejos
Páginas: 116
Ano: 2015


 [Nota Pessoal]

Olá galerinha linda!! Tudo tranquilo?
Adivinha quem leu um livro maravilhoso nos últimos dias??? EUUUUUUU!!
Pois é minha gente, quem acompanha o blog, viu que recentemente fechei parceria com a linda da Joyce Xavier, e tive o privilégio de conhecer um pouco do trabalho dela. E logo por qual comecei? Esse Diário que conquistou meu core de vez!
O livro que é exatamente como um diário, as páginas estão com a data que a Malu escreveu neles, por isso dá a sensação que somos confidenciados com as histórias malucas de Malu. As primeiras páginas já começam deliciosas com um prefácio da libélula mais linda, Juliana Daglio. Ela nos apresenta a preciosa Joy. Aquela que ganha o coração de cada um de nós só de abrir um sorriso. Essa é a Joy que colocou toda sua experiência e talento na Malu. Confesso que fazia tempo que eu não lia um livro tão gostoso assim! *-*


"Nunca consigo ver um homem somente como sexo, envolvo-me nas relações sexuais e tenho que aprender que sexo se faz no motel, na minha cama eu falo amor."

Vamos então, falar um pouco da nossa Malu. Como não solidarizar com essa moça? Ela perdeu as contas de quanto já foi chifrada em seus relacionamentos, não encontra um homem decente nessa Terra e ainda não consegue esquecer do idiota cretino do seu ex! 
Os personagens parecem velhos conhecidos que encontramos por aí na esquina, e a protagonista é tão real que senti como se nos conhecêssemos há anos. Também aconteceu uma coisa curiosa durante minha leitura que nunca me ocorreu antes. Sabe quando vamos formar a aparência física de um personagem em nossa cabeça? Então, não consegui pensar em ninguém mais além da própria Joy. A Malu foi descrita de uma forma tão descarada e sincera, que pude enxergar a cada linha a própria autora ali. Sem medir as palavras, verdadeira, forte e guerreira. Essa é a Joy. Mais um ponto pra eu amar a Malu.

*Malu em carne e osso... ou melhor, papel e tinta!

"Foda-se! Eu sei onde dói, e eu sei como dói e cada um sente a sua dor."

Além de achar a narrativa dramaticamente divertida, consegui me emocionar em muitos momentos, e em outros me debulhar em lágrimas junto com nossa querida protagonista. Com uma linguagem muito objetiva e uma personagem que rouba a cena por onde passa, O Diário dos Trinta Anos é leitura obrigatória para toda mulher que já viveu as desventuras do amor. Simplesmente bateu uma nostalgia, e coloquei aquela playlist anos 1990 e 2000 para acompanhar a leitura. Eu entendo, e acho que a maioria das mulheres também entendem como é difícil tirar um amor da cabeça, e o período que tentamos tirar o dito cujo do coração, é uma fase "daquelas". Então imaginem o que Malu pode aprontar né? Hahaha. Teve momentos que dava vontade de entrar na história, sentar do lado da Malu e simplesmente abraçá-la. Todo mundo precisa daquele abraço que não precisas ser pedido, uma vez na vida né? Mas em outros momentos, deu vontade de xingar a maluquinha rsrs. Mas como julgar? Somos todos errados quando o assunto é amor.  Agimos mais com o coração do que a razão.



"Achava que todo homem traía pelo instinto masculino. Mas hoje vejo que todo homem trai por ser um filho da puta mesmo."

O bacana de toda essa etapa dela, é que todas as suas ações (principalmente as estúpidas) seria exatamente aquilo que alguém faria na vida real. Nada de enrolação, e muito menos conto de fadas. Enfim, Malu consegue aprender com os erros (mesmo voltando a comete-los) e dar a volta por cima! Terminei o livro com a sensação de que tudo só estava começando e que apesar de sermos as espectadoras de Malu, todas nós temos um pouco dessa personagem inesquecível. Alguma coisa da Malu, você tem com certeza! Seja traços de personalidade ou vivenciando situações parecidas #SomosTodasMalu hahaha
Aquele gostinho de quero mais depois da última página torturou, viu, dona Joyce? rs Eu aguardo ansiosa pela continuação, e desde já torcendo pra Malu se dar bem dessa vez.
Joy, acho que falo ou falarei em nome de muita gente, quando digo: MUITO OBRIGADA por ter escrito a Malu pra gente. Digo a Manu, por que pra mim, ela é o próprio livro. E ele foi de uma forma muito especial, um presente para um leitora, como eu, que "infelizmente", sofreu desse mal chamado amor rs.
Pessoal, espero que tenham gostado e que não exitem em se aventurar com a Malu!
Beijos da Sa.



19 comentários:

  1. Adorei, Sa!! Ficou muito linda essa resenha!! E já adotarei essa hashtag!! #SomosTodasMalu

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada, parece ser muito legal, até porque já tô chegando nos trinta também, rsrs. Quero ler.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sa, que bom que gostou do livro. Parece ser bem legal. bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá; ainda não conhecia o livro, pela capa, não imaginava que a história seria a que você descreveu na resenha, mas parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas como não ficar curiosa depois de uma resenha tão animada sobre ele.
    Fico feliz que o livro tenha te conquistado tanto.
    Ele tem uma premissa bem atraída e achei bacana o fato de tudo ser bem realista.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. oie como vai?
    fiquei meio perdida nos seus livros kkkk vi aquele IT ali ein kkkk em relação ao livro eu nunca tinha o visto mas pelo visto você gostou mesmo ein kkkk.

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi esse livro, mas lendo a resenha, acho que não estou no grupo 'leitura obrigatória para toda mulher que já viveu as desventuras do amor'. Desejo muito sucesso a autora.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ter quase 30, não me encontrei em nada do que vc falou sobre o livro... acredito que não me encaixo na categoria de ter que ler o livro por ter vivido histórias confusas e malucas de amor... Não me identifico com esse tipo de leitura nem de protagonista..

    ResponderExcluir
  9. Olá
    adorie saber sobre o livro, eu ainda não tinha visto ele, kkk, como é desse ano então é aceitável pois não sabia da editora também kkk, curti muito o conteúdo da sua resenha espero amar o livro
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina, eu não conhecia o livro ainda, mas confesso que fiquei super curiosa, parece ser um livro juvenil bem tranquilo e leve de ser, já estou querendo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie, apesar da sua resenha empolgada, fiquei com a impressão de que é uma história adolescente pra nós mulheres Envelhescentes. Não curti o conceito não. Mas que bom que você gostou da sua leitura.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, vou tentar encaixar ele ainda esse mês nas minhas leituras, pois parece muito engraçado e bem real mesmo, ainda mais por ser escrito em forma de diário com a data que a autora escreveu aquela parte.

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua empolgação pela Malu! Não conhecia o livro e já quero ler. Adorei também saber que é uma leitura divertida. Com certeza vou colocar nos meus desejados!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. OI Sabrina!!
    Poxa, que bom saber que o livro não tem enrolações e as açoes da personagens são parecidas com as nossas! Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deu aquela pontadinha de curiosidade que a gente precisa pra conhecer um novo livro, gostei!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. O Sabrinaa!
    Eu amo livros divertidos e fáceis de ler.
    Acho que seria uma ótima leitura p mim.
    Vou anotar a dica aqui!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. Eu achei a capa do livro bem legal, e o enredo é até bem interessante, mas confesso que estou com o pé atras com a escrita da autora. Tenho medo de que a leitura não seja tão leve como eu gosto, pelo menos do meu ponto de vista. Mas vou dar uma chance.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sá, tudo bem?
    Deu para ver que o livro se tornou bem especial para você, mas eu não curti muito a história sabe, acho que o livro não me agradaria por esse motivo dispenso a dica

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Ainda não conhecia o livro, mas adorei a capa e a resenha.
    Dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi! Tudo bem?

    Gostei muito da capa e da premissa do blog, principalmente por ter uma personagem que tem aquele jeito de gente real.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.