Resenha #81 Uma Mente Curiosa - Brian Grazer






Autor:  Brian Grazer, Charles Fishman
Editora: Citadel
Páginas: 296
Ano: 2016
Gênero: Biografia
Skoob | Compre










[Nota Pessoal] 

Este livro foi uma sugestão da editora para nosso blog. Aliás, quero parabeniza-los pelo cuidado atenção que teve com meu blog. Eles observaram a última resenha e procuraram sugerir algo que talvez eu fosse gostar mais e tivesse mais o estilo do blog. Não é muito amor? Eles acertaram na mosca!!
O autor, produtor e diretor de filmes, Brian Grazer (Uma mente brilhante, O mentiroso, Splash etc) conta como a curiosidade o levou a ser o que é hoje. Eu fiquei impressionada, como na época dele era mais fácil ter contato com as estrelas (não desmerecendo o trabalho dele naquela época, mas, lendo vocês entenderão), e conseguir um cargo desejado. Só precisava ser determinado, e claro, ser curioso. 
E é engraçado ver a forma que a curiosidade dele se aplicava. Ele gostava (e ainda gosta e pratica seu hábito) de se encontrar com pessoas importantes, artistas etc. Não para ficar mais famoso, ou ser amigo da pessoa. Ele era simples e genuinamente curioso a respeito da personalidade dessas pessoas. Queria entender o que os levara  a se tornar quem eram. E nesses encontros de muitas conversas e perguntas, algumas vezes ele tinha insights para suas histórias e outras não. Entre esses encontros, está Beyoncé, um chefe de Polícia, o criador da bomba de hidrogênio, Obama, Princesa Diana, Michael Jackson e muitos outros. Ele conversou com uma infinidade de pessoas importantes. Umas bem famosas, e outras nem tanto. Mas, descobriu que, o segredo não é encontrar as respostas, e sim, fazer perguntas. Sua curiosidade pode te levar muito longe, se souber aplicá-la em seu benefício.



Eu fico imaginando quão bom deve ser guardar essas histórias em nossas mentes. Quanto mais curiosidade, mais conhecimento, mais produtividade... 
Brian, conta, através de sua experiencia, como a curiosidade mudou sua vida. E eu, como boa leitora, e uma aspirante a escritora, fiquei fascinada por esse tema. Sem a curiosidade, duvido que teríamos tantas histórias incríveis. 

Quando alguém se pergunta: E se houvesse uma criatura noturna, imortal e condenada a sobreviver do sangue do ser humano, como seria a vida dessa pessoa? E se ainda, jovens fossem mandados para uma arena, para matar um ao outro para sobreviver e ficar livre da pobreza de seu distrito, quais as sequelas teria a mente desse jovem? Também me pergunto, se dois príncipes indianos fossem amaldiçoados a viverem para sempre em forma de tigres, como fariam para se livrar dessa maldição?

São perguntas, movidas pela curiosidade, que vários autores fizeram a si mesmos, e que deu origem a histórias incríveis e conhecidas em todo o mundo. A curiosidade move a imaginação!
Esse livro é ótimo para todas as pessoas que querem crescer em suas profissões, mas, especialmente aquelas que usam a criatividade. Eu colhi várias dicas desse livro e que acredito que só irá acrescentar no processo de desenvolvimento das minhas histórias. 
Além de ter histórias "curiosas" sobre Brian Grazer e seus entrevistados, o autor narra de forma descontraída cada encontro e com uma narrativa leve e divertida.  A única coisa que me incomodou um pouquinho, é a quantidade de vezes que o autor cita a palavra curiosidade no livro kkkk. Muitas vezes. Mas, nada que atrapalhe rs. Um livro mais do que recomendado!




0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.