A lenda #Resenha


Editora: Independente
Autor: Luiz Amato
Páginas: 176
Ano: 2011




"Sei que estou muito doente, com pouco tempo de vida, por isso decidi relatar esta triste história. Para quem? Não sei, mas sinto que devo fazê-lo."

[Nota Pessoal]

Este livro foi uma cortesia do autor Luiz Amato, fica aqui meu agradecimento.
Confesso que demorei muito mais do que devia pra ler, mas simplesmente por ser um livro que precisava de uma atenção especial. No início eu achei difícil, assimilar tantos nomes, tantos personagens, e até alguns padres confundo até agora hahaha, mas enfim, é uma história rica em informação e muitos enigmas pra quem gosta de um bom mistério.
O livro começa na Itália de 1937, na aldeia Bordo della Paura. Sabe aqueles climas de mistério, quando começamos contar aquelas lendas bem antigas e assustadoras? Foi o que senti logo de início. Os moradores do lugar estão assustados com os tremores na terra, e isso leva crer que os rumores sobre a Gruta de Cani possa ser verdadeiro. Contam que na Gruta havia uma fenda e por ela, seres desconhecidos jogavam as almas dos pecadores.
 

"Conta-se também que, no lugar onde hoje está a aldeia de Bordo della Paura, existia um pequeno e imundo casebre, onde vivia um homem solitário, conhecido como Binários. Ele anotava a quantidade de almas que por ali eram levadas."
 Padre Lino, preocupado, informa o ocorrido à Roma, e de conhecimento de Padre Ângelo (que é responsável pelo setor de lendas que logo explicarei) recruta Paulo e Lazlo (dois personagens que adorei) para investigarem a aldeia. E lá se encontram com Padre Lino para averiguar o local.
O setor de lendas era uma espécie grupo de padres caçadores de fenômenos e acontecimentos sobrenaturais. Lá continha vários segredos não revelados durante a história da humanidade. O que eu achei interessante, ser composta por padres. Já que muitas coisas são contrárias a fé do catolicismo. Muito interessante mesmo.
Já dentro da Gruta muitas coisas estranhas acontecem, e descobrem mais artefatos que os levarão a uma série de pistas que levam a outras e mais outras. 


- Desculpe perguntar, irmão Olívio. Não que eu duvide, mas você já os viu voando? - ele não resistira à sua lógica.
- Claro que sim. Ou acha que estou inventando tudo isso só para entretê-lo?
- Não, mas você ha de concordar comigo que é difícil aceitar que um tapete voe.

Daí começa uma parte que prefiro não revelar pra não estragar a surpresa..rs, mas a descoberta de certas pessoas, pode mudar o conceito e fé de muitos, e tomar um rumo inesperado para toda humanidade.
Também somos apresentados a outros personagens que adoro, na Inglaterra, Watters e Sajih (que é meu favorito, pois sou meio teimosa e incrédula como ele hahaha). Eles também partem para uma missão com o objetivo de decifrar alguns códigos, e há muito humor na parte desses dois, o que me fez gostar mais ainda. Dá pra perceber que o livro tem muita pesquisa, muita informação, o que só enriquece a leitura. Teve uma parte que relatava a peste, me lembrou do filme "Caça às bruxas" em que os monges colocavam máscara esquisitas que segundo eles os protegia da peste. E também naquela época muitas mulheres eram mortas por serem consideradas feiticeiras que traziam consigo a peste. Agora os momentos dos enigmas me lembrou "A lenda do tesouro perdido" onde eu ficava fascinada com a habilidade dos personagens em desvendar os mistérios. E como matemática não é meu forte, não consegui acompanhá-los tão bem..rs.


"Todos eles colocaram uma mascara, no formato de um bico de pássaro. Dava-lhes um aspecto sombrio, mas, segundo as explicações, ajudava a não contrair a doença."

Pode parecer que os capítulos onde há mudanças de cenários e personagens confundam um pouco a história mas depois percebemos que tudo se encaixa majestosamente. As informações estão ligadas uma a outra de um modo. Adorei ter um pouco mais de conhecimento da época narrada, e a junção da tecnologia naquele tempo é um ingrediente especial no livro onde ciência e religião se completam. Agora restou uma pitada de curiosidade pela continuação. E o que esses personagens inesquecíveis vão ter que passar ainda para salvar a humanidade.
Beijos da Sa.



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.