A Travessias de Daleth #Resenha




Autor: J. Furia
Editora: Livrus
Páginas: 256
Ano: 2015


[Nota Pessoal]

Olá, amores!! Como estão? 
Hoje eu venho trazer mais uma resenha de livro nacional. Este foi uma cortesia da autora, e eu o li na Maratona Literária de Inverno na categoria: "livro com ilustrações ". Aliás, que ilustrações! Eu fiquei encantada com a diagramação e desenhos que representavam cada capítulos. Mas, sem mais delongas, vamos a história.
Antes, quero ressaltar que foi o primeiro livro nesse estilo que li. Conta sobre Deus e anjos que habitam nos céus. A linguagem é mais informal, e senti dificuldade de decorar alguns nomes dos personagens pois tem uma escrita (e imagino que sonoridade também) um pouco diferentes.
Vou me basear no que eu entendi da leitura. Temos Deus, diferentes tipos de anjos classificados em cargos específicos e "Lúcifer".



"Não cederemos às suas chantagens e travaremos essa guerra pela Salvação de Deus, e todos aqueles que sucumbirem terão Sua Bênção, porque o farão por Seu bem!"

Eu imagino que é algum tipo de recontagem bíblica, digamos que uma versão alternativa da original. Como em todo livro que leio que sofre adaptações, eu também fui um pouco chatinha em relação a isso haha. Não sei como a autora usou como base de pesquisa, mas há bastante informação, só que muitas também foge do que realmente era retratado como o céu no livro de origem.
Um dos qedoshins descobre que Deus desapareceu e a partir daí começam a contar a história de Deus e de suas lembranças. 
Nessa versão, temos Lúcifer como um personagem importante, incumbido com uma missão mais importante ainda, que aparentemente sofre uma acusação falsa, e acaba se revoltando. E Deus, por sua vez, aparece como um ser soberano, porém demonstrando fraqueza, o que não me agradou. 





"Acusar-nos de esconder Deus! Com que propósito? Eu não esqueci o que você fez e quem você é."

Não me agradou também a tentativa um tanto forçada de fazer parecer com que Lúcifer fosse um anjo bom e injustiçado. Tudo bem que é só uma história baseada, mas acho que faltou mais da maldade conhecida por todos no que viria a ser o diabo. Não sei se terá uma continuação, mas se tiver, quero saber se isso vai ser explorado.
Fiquei em dúvida quanto ao tempo na Terra em relação a que época em que a humanidade se encontrava. Horas parecia que tudo aconteceu antes da criação humana, horas parecia que eles observavam a evolução através dos tempos.
Também foi possível reparar na escrita mais refinada da autora, fazendo com que parecesse realmente a narrativa de um livro muito antigo e importante, embora em outros momentos os personagens usassem uma linguagem muito "humana" (podia não ter ficado dessa forma), mas não foi algo decepcionante, só pareceu fugir da linha do começo do livro.





"Foi quando Deus pensou em desistir de vez da criatura, mas inspirado nos poucos asseados e nos demais seres e no fato de que eles não foram mal criados... em sua concepção... resolveu dar-lhes uma chance, deixando que o princípio da ação e reação os conduzisse livremente e o tempo os amadurecesse."

Os personagens foram bem construídos ao meu ver mas faltou um objetivo. Na minha opinião não entendi o por que de tudo aquilo. Enfim, mas,  é um livro que vale a pena ser lido. Além de ser esteticamente bonito, da pra se imaginar num cenário jamais visto, nas descrições do livro. Assim como as criaturas divinas, que desenhamos em nossa mente, curiosos para saber como seriam. Eu repito, vale a pena ser lido! Se você curte histórias assim, é uma boa leitura!
Desculpem se não contei muito da historia, mas basicamente é o que acontece no começo, e leva aos acontecimentos no decorrer da história. Apesar de um pouco complexo, é uma leitura muito interessante.
Se você já leu me conte o que achou ou se ainda não leu, diga o que espera do livro. Beijos da Sa!



2 comentários:

  1. Oi Sabrina
    A história parece ser interessante mas, não seria algo que eu leria. Já li tanto sobre Deus e anjos que me saturei um pouco
    Mas gostei muito da sua resenha. Parabéns
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Sa,
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei interessante. Nunca li nada que retratasse Deus e os anjos, apesar de ter Filhos do Éden (que tem anjos), ainda não o li.
    bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.